Questões de Comissões Parlamentares e Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) (Direito Constitucional)

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Caio, Tício e Mévio, analistas do Tribunal de Justiça do Maranhão, ao examinarem certa demanda judicial, iniciaram um debate acerca do alcance do direito de intimidade e privacidade conferido pela Constituição da República Federativa de 1988 frente à atuação de determinados órgãos. Caio afirmou que ainda que a Constituição não mencione expressamente que o Ministério Público tem poder de investigar crimes, tal incumbência decorre de sua atribuição própria e imprescindível de zelar pelo respeito aos direitos fundamentais, por meio da promoção da ação penal pública. Tício ponderou que embora o Ministério Público não precise observar as hipóteses de reserva de jurisdição, por gozar de autonomia plena na realização de investigações criminais, outros órgãos, como as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), devem observá-las. Por fim, Mévio afirmou que a quebra de sigilo e a interceptação de comunicações telefônicas pelas CPIs prescindem de autorização judicial. Analisando os posicionamentos dos três analistas, é correto afirmar que:

  • A Somente Caio está correto.
  • B Caio, Tício e Mévio estão corretos.
  • C Somente Caio e Tício estão corretos.
  • D Somente Tício e Mévio estão corretos.

Acerca das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais.
  • B Serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente.
  • C Deverão apurar fato determinado e por prazo certo.
  • D Depois de apurados os fatos, promovem a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.
  • E A CPI pode convocar pessoas para depor, ouvir testemunhas, requisitar documentos, entre outras medidas.

Um dos integrantes de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada no âmbito da Câmara dos Deputados formulou três requerimentos a serem apreciados pela referida comissão. O primeiro requerimento almejava que fosse decretada a interceptação das comunicações telefônicas de João; o segundo, a quebra do sigilo dos dados telefônicos de Maria; e, o terceiro, a quebra do sigilo fiscal de Pedro. Ressalte-se que João, Maria e Pedro são servidores públicos federais, e os requerimentos estão devidamente fundamentados, sendo demonstrada a necessidade de produção dessas provas para a elucidação de determinado fato objeto de investigação.

À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar, em relação às três medidas requeridas, que a CPI:

  • A tem competência para decretá-las;
  • B somente tem competência para decretar a primeira medida requerida;
  • C somente tem competência para decretar a segunda medida requerida;
  • D somente tem competência para decretar a primeira e a terceira medidas requeridas;
  • E somente tem competência para decretar a segunda e a terceira medidas requeridas.

Após grande mobilização popular, foi instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), no âmbito da Câmara dos Deputados, com o objetivo de apurar desvio de recursos públicos alegadamente praticados pelos dirigentes de uma empresa pública federal. No próprio ato de constituição, foi informado que a CPI teria poderes de investigação “próprios das autoridades judiciais”. Na primeira reunião da CPI, o deputado federal João propôs que fosse determinada a interceptação das comunicações telefônicas dos dirigentes da empresa pública federal; a deputada federal Maria defendeu que, como medida inicial, deveria ser decretada a quebra do sigilo telefônico desses agentes; e, por fim, a deputada federal Joana sustentou que o Procurador-Geral da República deveria ser convocado com o objetivo de explicar as medidas adotadas para coibir os desvios que a CPI estava apurando.

Ao fim dos debates, concluiu-se corretamente, em relação à conformidade constitucional das medidas propostas por João, Maria e Joana, que:

  • A todas podem ser adotadas;
  • B somente pode ser adotada a medida proposta por Maria;
  • C somente pode ser adotada a medida proposta por Joana;
  • D somente podem ser adotadas as medidas propostas por Maria e Joana;
  • E somente podem ser adotadas as medidas propostas por João e Joana.
As comissões permanentes e temporárias do Congresso Nacional são órgãos colegiados que desempenham um papel fundamental no processo legislativo e na fiscalização das atividades do Poder Executivo. Elas são compostas por parlamentares e têm como objetivo discutir, analisar e emitir pareceres sobre os projetos de lei e outras matérias que tramitam no Congresso, além de realizar estudos e investigações sobre temas específicos de interesse nacional. Às comissões, em razão da matéria de sua competência, cabe
  • A convocar o Ministro das Relações Exteriores para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições.
  • B apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer.
  • C receber petições, reclamações, representações ou queixas de sindicatos especializados contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas.
  • D discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de um terço dos membros da Casa.