Questões de Competências dos Profissionais de Arquivo (Arquivologia)

Limpar Busca

O Estado e as organizações produzem documentos registrando suas atividades e, por isso, tais documentos devem ter valor de prova e testemunho. Esses registros são armazenados, desencadeando a formação de grandes conjuntos documentais, que atendem à demanda informacional pública e/ou privada nas áreas administrativas, jurídicas e culturais. Os documentos de arquivo também atendem à demanda informacional de cidadania e colaboram para a fiscalização do Estado, sendo a base da transparência pública. Além disso, a gestão de documentos permite o uso das informações para o conhecimento e a compreensão aprofundada da realidade e possibilitam a realização de pesquisas em diversos campos científicos.


(SILVA, Luiz Carlos da. Desafios da implementação da política pública de arquivos: as funções arquivísticas e o acesso à informação na prefeitura municipal de Vitória/ES. Luiz Carlos da Silva. – Belo Horizonte, 2020. p. 33.)


As informações contidas nos arquivos buscam: 

  • A A retenção de informações setoriais.
  • B Em sua gênese, atender a dois âmbitos: o âmbito da gestão e o âmbito político.
  • C A organização das informações de acordo com metodologia do arquivista responsável pelo setor.
  • D O seccionamento de informações, tendo em vista a retenção de dados custodiados pelo poder público ou privado.
Analise as afirmativas a seguir:

I. É dever ético do Arquivologista orientar sua atuação pela subjetividade e parcialidade e, em face aos interesses de seus empregadores, proprietários de arquivos e usuários.
II. É dever ético do Arquivologista facilitar o acesso aos arquivos apenas às pessoas que justificarem o interesse pelos documentos sobre seu controle.
III. É dever ético do Arquivologista assegurar sempre a transparência administrativa e a comunicabilidade dos documentos.
Marque a alternativa CORRETA: 
  • A Todas as afirmativas estão corretas.
  • B Nenhuma afirmativa está correta.
  • C Apenas uma afirmativa está correta.
  • D Apenas duas afirmativas estão corretas.
A Lei nº 6.546/1978 dispõe sobre a regulamentação das profissões de arquivista e de técnico de arquivo. De acordo com tal normativa, cabe ao técnico de arquivo:

I. O recebimento, o registro e a distribuição dos documentos.
II. O planejamento, a organização e a direção de serviços de arquivo.
III. O desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes.
IV. A preparação de documentos de arquivo para processamento eletrônico de dados.

Está correto o que se afirma apenas em
  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D III e IV.
Ramon é nomeado em concurso para exercer o cargo de Técnico de Arquivo no CREFITO-4, a fim de exercer o cargo de Técnico de Arquivo é necessário ser profissional
  • A de arquivo, de nível médio, por formação ou experiência reconhecida pelo Estado.
  • B de nível superior, com formação em arquivologia, ou experiência reconhecida pelo Estado.
  • C de nível técnico, com formação em administração, ou indicado para cargo em confiança, e obter experiência.
  • D de nível médio, administrativo, indicado para cargo em confiança, para adquirir experiência na entidade contratante.

O Código de Ética dos Arquivistas foi aprovado durante a Assembleia Geral do XIII Congresso Internacional de Arquivos, em 1996, na China, pelo Internacional Council on Archives (ICA). Tinha por objetivo promover parâmetros para o comportamento do arquivista durante seu exercício profissional. Referente ao código de ética mencionado, assinale a alternativa que apresenta, na íntegra, um dos 10 (dez) princípios éticos do arquivista.

  • A Os arquivistas são proibidos de eliminar documentos sem a autorização da instituição arquivística, na sua específica esfera de competência.
  • B Os arquivistas preservam os documentos a fim de manter sua integridade como testemunhos fidedignos do passado.
  • C Aos arquivistas compete garantir acesso pleno aos documentos sob sua custódia.
  • D Os arquivistas visam encontrar o justo equilíbrio, no quadro da legislação em vigor, entre o direito ao conhecimento e o respeito à vida privada.
  • E Os arquivistas, ao aplicarem um programa de gestão documental, garantem o acesso aos documentos pela eficácia na produção, no controle e na destinação.