Questões de Componentes Curriculares (Pedagogia)

Limpar Busca

Sobre a organização curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica enfatizam que:

I. A organização do tempo curricular deve ser construída de forma homogênea e uniforme, tendo como bases e limites as aulas das diversas disciplinas.
II. A ampliação e a diversificação dos tempos e espaços curriculares pressupõem profissionais da educação dispostos a reinventar e construir a escola, em uma responsabilidade compartilhada com os demais agentes: família, Estado e sociedade.
III. A organização curricular precisa acolher diferentes saberes e diferentes manifestações culturais.

Quais estão corretas? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Ao elaborar o currículo escolar, qual é o principal desafio que os educadores enfrentam em relação à seleção de conteúdos?

  • A Incluir todas as disciplinas tradicionais, independentemente da sua relevância para a vida dos alunos.
  • B Priorizar conteúdos teóricos e abstratos em detrimento de conhecimentos práticos e contextualizados.
  • C Adaptar o currículo às necessidades e realidades específicas de cada comunidade escolar, sem considerar as diretrizes nacionais.
  • D Apresentar os conteúdos de forma fragmentada e sem interdisciplinaridade, dificultando a compreensão dos alunos.
  • E Selecionar conteúdos que sejam significativos, contextualizados e promovam o desenvolvimento de habilidades essenciais para os alunos.

Julgue o item subsequente.


Podemos entender que conteúdos são o conjunto de formas culturais e de saberes selecionados para integrar as diferentes áreas curriculares em função dos objetivos gerais da área. 

  • Certo
  • Errado

Julgue o item subsequente.


A seleção de conteúdos e procedimentos que comporão o currículo é um processo jurídico que deve ter como base a estrutura orgânica da formação do indíviduo em detrimento das perspectivas que se buscam alcançar com esses conteúdos. 

  • Certo
  • Errado

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, atualizada, no artigo 26, inciso 2º, “O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. Em seguida são detalhadas as diferentes linguagens artísticas.

Ref.: BRASIL. Ministério da Educação, 2017

Assinale a alternativa que indica corretamente as diferentes linguagens artísticas detalhadas na Lei.

  • A a fotografia, a literatura, as artes plásticas, a música
  • B o samba, a arte digital, a prosa, a composição
  • C a performance, a ópera, a música instrumental, a dramaturgia
  • D a arte urbana, a instalação, a poesia, a composição
  • E as artes visuais, a dança, a música e o teatro