Questões de Componentes Curriculares (Pedagogia)

Limpar Busca

Sobre a organização curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica enfatizam que:

I. A organização do tempo curricular deve ser construída de forma homogênea e uniforme, tendo como bases e limites as aulas das diversas disciplinas.
II. A ampliação e a diversificação dos tempos e espaços curriculares pressupõem profissionais da educação dispostos a reinventar e construir a escola, em uma responsabilidade compartilhada com os demais agentes: família, Estado e sociedade.
III. A organização curricular precisa acolher diferentes saberes e diferentes manifestações culturais.

Quais estão corretas? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Ao elaborar o currículo escolar, qual é o principal desafio que os educadores enfrentam em relação à seleção de conteúdos?

  • A Incluir todas as disciplinas tradicionais, independentemente da sua relevância para a vida dos alunos.
  • B Priorizar conteúdos teóricos e abstratos em detrimento de conhecimentos práticos e contextualizados.
  • C Adaptar o currículo às necessidades e realidades específicas de cada comunidade escolar, sem considerar as diretrizes nacionais.
  • D Apresentar os conteúdos de forma fragmentada e sem interdisciplinaridade, dificultando a compreensão dos alunos.
  • E Selecionar conteúdos que sejam significativos, contextualizados e promovam o desenvolvimento de habilidades essenciais para os alunos.

Conforme a LDB Nº 9.394/96, os currículos da educação básica devem ter:

  • A Base nacional comum.
  • B Base nacional comum a ser complementada em cada sistema de ensino, segundo suas regionalidades.
  • C Educação Física como um componente curricular facultativo à instituição.
  • D Ensino da Arte como um componente facultativo à instituição.
  • E Educação física como um componente facultativo para o estudante que cumpra jornada igual ou superior a 5 horas de trabalho.

A LDB Nº 9.394/96, delibera sobre a educação infantil como sendo uma etapa da educação básica. A faixa etária compreendida na primeira fase da educação infantil é:

  • A de 4 a 6 anos
  • B de 1 a 3 anos
  • C de zero a 3 anos
  • D de 3 a 5 anos
  • E de 3 a 6 anos

Julgue o item subsequente.


Podemos entender que conteúdos são o conjunto de formas culturais e de saberes selecionados para integrar as diferentes áreas curriculares em função dos objetivos gerais da área. 

  • Certo
  • Errado