Questões de Comportamento do Consumidor - Segmentação de Mercado (Publicidade e Propaganda)

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Em relação aos conceitos e finalidades da publicidade, julgue o item seguinte. 


As ferramentas de marketing e o comportamento do consumidor são aspectos importantes a serem considerados na construção de campanhas publicitárias eficientes. 

  • Certo
  • Errado

Acerca da relação entre publicidade e novas tecnologias, julgue o item subsequente. 


Big Data é uma ferramenta de marketing digital que integra recursos essenciais para estratégias publicitárias; ela oferece funcionalidades para atrair, converter e se relacionar com o público-alvo, além de permitir a análise dos resultados das ações e campanhas de publicidade. 

  • Certo
  • Errado

Leia o trecho abaixo no qual Armando Sant’Anna discute alguns aspectos da teoria publicitária.

É comum observar que propagandas de cerveja fazem uso do _____, uma cor quente, a cor do verão, do sol, da alegria. Seguindo o mesmo raciocínio, campanhas de balas que propõem trazer frescor e a percepção de algo “geladinho” fazem uso do _____, ou cinza, cores consideradas mais frias. O mesmo vale para os ritmos dos jingles, que, quando mais _____, levam o consumidor a uma maior reflexão; e quando o ritmo é mais _____, promove nos indivíduos a sensação e o estímulo para uma ação. No entanto, os aspectos de ordem física, fisiológica e psicológica, que cientificamente podem ser constatados – como o comprimento de onda –, não são _____ quanto ao fato de influírem no comportamento de compra. Autores consagrados afirmam que o uso de uma cor ou de um ritmo musical compõe um universo que impacta o consumidor, mas pela mensagem da peça publicitária. É como se cores e sons tivessem o papel de _____ para a mensagem ali contida.
(SANT'ANNA, 9 ed, 2016)


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A laranja – lilás – alegres – cadenciados – consenso – ruído.
  • B amarelo – azul – lentos, acelerados – unanimidade – moldura.
  • C vermelho – verde – agitados – sincopados – dissonantes – canal.
  • D amarelo – branco – acelerados – lentos – considerados – feedback.
  • E laranja – amarelo – tristes – metálicos – majoritários – ambiência.

O planejamento de mídia é uma etapa estratégica do processo de marketing e publicidade que visa maximizar o impacto da mensagem publicitária, garantindo que ela alcance o público-alvo de maneira eficaz.
Dessa forma, ao definir a alocação de investimentos nos diferentes canais de comunicação, o profissional de mídia deve levar em consideração algumas estratégias, dentre as quais figura a seguinte:

  • A Escolher exclusivamente canais de mídia tradicionais, desconsiderando as variadas plataformas de mídias digitais.
  • B Alocar todo o orçamento em um único canal para maximizar a visibilidade da mensagem pelos diferentes públicos-alvo.
  • C Analisar o perfil demográfico e comportamental do público-alvo para direcionar os investimentos de forma estratégica.
  • D Depender exclusivamente de canais de mídia social, ignorando os meios tradicionais de comunicação para maximizar o alcance da mensagem.
  • E Selecionar os canais de mídia, levando em consideração apenas a sua utilização pelos seus concorrentes diretos.

Para realizar uma campanha publicitária que atinja os objetivos, é preciso, entre outras necessidades, conhecer o produto anunciado e a situação do mercado em que ele será vendido, o que envolve conhecer os consumidores e os concorrentes.

Para entender os hábitos de consumo de um determinado mercado, o mais indicado é realizar uma pesquisa

  • A interna vertical
  • B interna horizontal
  • C geral vertical
  • D de campo vertical
  • E de campo horizontal