Questões de Comportamento do Consumidor - Segmentação de Mercado (Publicidade e Propaganda)

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Leia o trecho abaixo no qual Armando Sant’Anna discute alguns aspectos da teoria publicitária.

É comum observar que propagandas de cerveja fazem uso do _____, uma cor quente, a cor do verão, do sol, da alegria. Seguindo o mesmo raciocínio, campanhas de balas que propõem trazer frescor e a percepção de algo “geladinho” fazem uso do _____, ou cinza, cores consideradas mais frias. O mesmo vale para os ritmos dos jingles, que, quando mais _____, levam o consumidor a uma maior reflexão; e quando o ritmo é mais _____, promove nos indivíduos a sensação e o estímulo para uma ação. No entanto, os aspectos de ordem física, fisiológica e psicológica, que cientificamente podem ser constatados – como o comprimento de onda –, não são _____ quanto ao fato de influírem no comportamento de compra. Autores consagrados afirmam que o uso de uma cor ou de um ritmo musical compõe um universo que impacta o consumidor, mas pela mensagem da peça publicitária. É como se cores e sons tivessem o papel de _____ para a mensagem ali contida.
(SANT'ANNA, 9 ed, 2016)


Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do texto.

  • A laranja – lilás – alegres – cadenciados – consenso – ruído.
  • B amarelo – azul – lentos, acelerados – unanimidade – moldura.
  • C vermelho – verde – agitados – sincopados – dissonantes – canal.
  • D amarelo – branco – acelerados – lentos – considerados – feedback.
  • E laranja – amarelo – tristes – metálicos – majoritários – ambiência.

O planejamento de mídia é uma etapa estratégica do processo de marketing e publicidade que visa maximizar o impacto da mensagem publicitária, garantindo que ela alcance o público-alvo de maneira eficaz.
Dessa forma, ao definir a alocação de investimentos nos diferentes canais de comunicação, o profissional de mídia deve levar em consideração algumas estratégias, dentre as quais figura a seguinte:

  • A Escolher exclusivamente canais de mídia tradicionais, desconsiderando as variadas plataformas de mídias digitais.
  • B Alocar todo o orçamento em um único canal para maximizar a visibilidade da mensagem pelos diferentes públicos-alvo.
  • C Analisar o perfil demográfico e comportamental do público-alvo para direcionar os investimentos de forma estratégica.
  • D Depender exclusivamente de canais de mídia social, ignorando os meios tradicionais de comunicação para maximizar o alcance da mensagem.
  • E Selecionar os canais de mídia, levando em consideração apenas a sua utilização pelos seus concorrentes diretos.

A publicidade conduz o consumidor através de sucessivos níveis de comunicação, seja quando atua sozinha, seja quando está combinada com outras forças comunicativas.

Quando a preferência do consumidor por um produto se dá por motivos além dos racionais, diz-se que a comunicação atingiu o nível da(o)

  • A ação
  • B convicção
  • C compreensão
  • D conhecimento
  • E desconhecimento

Para realizar uma campanha publicitária que atinja os objetivos, é preciso, entre outras necessidades, conhecer o produto anunciado e a situação do mercado em que ele será vendido, o que envolve conhecer os consumidores e os concorrentes.

Para entender os hábitos de consumo de um determinado mercado, o mais indicado é realizar uma pesquisa

  • A interna vertical
  • B interna horizontal
  • C geral vertical
  • D de campo vertical
  • E de campo horizontal

O processo de compra dos consumidores pode ser influenciado por diferentes níveis de complexidade.

Um desses processos é chamado de comportamento de compra complexo e se diferencia do comportamento de compra habitual na estratégia e nos conteúdos oferecidos da seguinte forma: o comportamento de compra complexo

  • A ocorre quando os consumidores tomam decisões de compra impulsivas sem considerar muitas opções, o que é diferente do comportamento de compra habitual, em que os consumidores pesquisam amplamente antes de comprar, podendo as empresas adaptar suas estratégias de marketing, usando anúncios visuais e cativantes.
  • B envolve decisões de compra que exigem mais análise e pesquisa, devido à falta de informações disponíveis, procurando os consumidores informações detalhadas antes de decidir, diferentemente do comportamento de compra habitual, em que as escolhas são feitas rapidamente, podendo as empresas destacar-se, oferecendo conteúdo educativo, comparações detalhadas e garantias de satisfação.
  • C é caracterizado por compras frequentes e rápidas, sem a necessidade de análise profunda, o que contrasta com o comportamento de compra habitual, em que os consumidores investem tempo na tomada de decisão, podendo as empresas ajustar suas estratégias de marketing usando promoções relâmpago e incentivos instantâneos.
  • D ocorre quando os consumidores fazem compras rotineiras sem considerar fatores emocionais, o que se diferencia do comportamento de compra habitual, em que as decisões são baseadas em desejos momentâneos, podendo as empresas atrair clientes usando campanhas publicitárias que enfatizem as necessidades de longo prazo em vez de satisfação imediata.
  • E é caracterizado por escolhas impulsivas e rápidas, muitas vezes baseadas em influências externas, como opiniões de amigos, o que é contrastado com o comportamento de compra habitual, em que os consumidores conduzem pesquisas detalhadas, podendo as empresas adaptar suas estratégias de marketing, usando táticas de influência social, como depoimentos de clientes satisfeitos e demonstrações de produtos em eventos sociais.