Questões de Comportamento Organizacional em gestão de Pessoas (Gestão de Pessoas)

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Um bom ambiente de trabalho é construído sobre os seguintes contextos, exceto:

  • A Comunicação aberta
  • B Respeito e inclusão
  • C Colaboração
  • D Falta de feedback entre os membros da equipe

O conflito é caracterizado pelo uso do poder em situações de confronto, emergindo de disputas entre interesses contraditórios em choque. Ademais, o conflito é entendido como um processo contínuo, que demanda tempo para se desenvolver, não se restringindo a um evento pontual que ocorre e desaparece instantaneamente. A gestão do conflito, por sua vez, envolve a administração das divergências e possui diferentes estilos e técnicas.
(CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4 ed. São Paulo: Altas, 2022.)




Com base nos estilos de gestão de conflitos, considere o trecho a seguir: “O estilo de ______________ é apropriado quando os objetivos de ambos os lados são igualmente importantes, os componentes têm igual poder e ambos os lados querem reduzir as diferenças, ou quando as pessoas precisam chegar a alguma solução temporária sem pressão de tempo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A abstenção
  • B competição
  • C transigência
  • D acomodação

Dois fatores indispensáveis ao bom funcionamento de qualquer repartição e que devem ser monitorados pela administração de pessoal são a assiduidade e a pontualidade. Embora correlacionados, esses conceitos não se confundem, tendo em vista que um servidor pode ser assíduo e não pontual, e vice-versa. Sob esse aspecto, é possível afirmar que, no ambiente de trabalho:

I. Ser assíduo é cumprir o horário combinado, tanto para entrada como para saída.
II. Ser pontual é chegar regularmente na hora marcada para cumprir suas obrigações.
III. Ser assíduo é se fazer presente constantemente no local de trabalho.
IV. Ser pontual é ter frequência regular ao trabalho.

Estão corretas:

  • A As definições I e II, apenas.
  • B As definições II e III, apenas.
  • C As definições I e III, apenas.
  • D As definições I, II e III, apenas.
  • E As definições I, II, III e IV.

As ações e atitudes do profissional no ambiente de trabalho o qualificam para assumir novas responsabilidades e posição de liderança perante a equipe. Um comportamento que não é bem visto no ambiente de trabalho é:

  • A Agir de forma íntegra com os colegas de trabalho.
  • B Cooperar com os novos colaboradores em suas atividades.
  • C Desacatar ordens de superior hierárquico sem justificativa.
  • D Preservar a harmonia no setor em que atua.
  • E Promover novas ideias e formas de trabalho que contribuam com a produtividade.

Uma profissional branca, de 33 anos, após 5 anos de empresa, ao longo dos quais conciliou a carreira com o nascimento de seu filho, recebeu sua quarta progressão horizontal. A ela foi oferecida a oportunidade de enriquecimento de tarefas e incorporação de novos desafios, em um novo setor, em uma posição de mesmo nível decisório e remuneratório. Mesmo diante da oportunidade, a profissional mostrou-se muito frustrada por possuir, ao longo do período, indicadores de desempenho similares aos de um colega (homem branco) que ingressou no mesmo concurso público que ela. A esse colega foi oferecida uma progressão vertical, para o cargo de gerência do setor em que hoje atuam.

A situação de promoção descrita envolve um tipo de discriminação de gênero explicado pelo conceito de:

  • A abuso psicológico;
  • B interseccionalidade;
  • C objetificação;
  • D sororidade;
  • E teto de vidro.