Um bom ambiente de trabalho é construído sobre os seguintes contextos, exceto:
- A Comunicação aberta
- B Respeito e inclusão
- C Colaboração
- D Falta de feedback entre os membros da equipe
Um bom ambiente de trabalho é construído sobre os seguintes contextos, exceto:
O conflito é caracterizado pelo uso do poder em situações de confronto, emergindo de disputas entre interesses contraditórios em choque. Ademais, o conflito é entendido como um processo contínuo, que demanda tempo para se desenvolver, não se restringindo a um evento pontual que ocorre e desaparece instantaneamente. A gestão do conflito, por sua vez, envolve a administração das divergências e possui diferentes estilos e técnicas.
(CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4 ed. São Paulo: Altas, 2022.)
Com base nos estilos de gestão de conflitos, considere o trecho a seguir: “O estilo de ______________ é apropriado quando os objetivos de ambos os lados são igualmente importantes, os componentes têm igual poder e ambos os lados querem reduzir as diferenças, ou quando as pessoas precisam chegar a alguma solução temporária sem pressão de tempo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Dois fatores indispensáveis ao bom funcionamento de qualquer repartição e que devem ser monitorados pela administração de pessoal são a assiduidade e a pontualidade. Embora correlacionados, esses conceitos não se confundem, tendo em vista que um servidor pode ser assíduo e não pontual, e vice-versa. Sob esse aspecto, é possível afirmar que, no ambiente de trabalho:
I. Ser assíduo é cumprir o horário combinado, tanto para entrada como para saída.
II. Ser pontual é chegar regularmente na hora marcada para cumprir suas obrigações.
III. Ser assíduo é se fazer presente constantemente no local de trabalho.
IV. Ser pontual é ter frequência regular ao trabalho.
Estão corretas:
As ações e atitudes do profissional no ambiente de trabalho o qualificam para assumir novas responsabilidades e posição de liderança perante a equipe. Um comportamento que não é bem visto no ambiente de trabalho é:
Uma profissional branca, de 33 anos, após 5 anos de empresa, ao longo dos quais conciliou a carreira com o nascimento de seu filho, recebeu sua quarta progressão horizontal. A ela foi oferecida a oportunidade de enriquecimento de tarefas e incorporação de novos desafios, em um novo setor, em uma posição de mesmo nível decisório e remuneratório. Mesmo diante da oportunidade, a profissional mostrou-se muito frustrada por possuir, ao longo do período, indicadores de desempenho similares aos de um colega (homem branco) que ingressou no mesmo concurso público que ela. A esse colega foi oferecida uma progressão vertical, para o cargo de gerência do setor em que hoje atuam.
A situação de promoção descrita envolve um tipo de discriminação de gênero explicado pelo conceito de: