Questões de Composto de Marketing em Comunicação Social (Comunicação Social)

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Uma das áreas do composto da comunicação integrada, proposto por Margarida Kunsch, é a comunicação mercadológica, da qual fazem parte

  • A a propaganda institucional.
  • B o marketing social.
  • C o marketing cultural.
  • D a merchandising.
  • E a imagem corporativa.

A obra referencial Hiperpublicidade ficou imensa para poder dar conta de todos os objetivos e, assim, foi segmentada em dois volumes para não afugentar leitores. Hiperpublicidade 1 dedicase aos fundamentos e às interfaces da Publicidade, em aproximações com a Psicanálise, com as Ciências Sociais e com o Marketing em suas diversas abordagens. Hiperpublicidade 2, atividades e tendências, mergulha no fazer publicitário, no planejamento e na pesquisa, nos processos de criação, no tratamento da imagem, nos novos formatos publicitários, na fotografia e na produção audiovisual, passando pela hipermídia e pelas comunidades virtuais. 
PEREZ, C. & BARBOSA, I. S. (org.). Hiperpublicidade 1: fundamentos e interfaces. São Paulo: Cengage Learning, 2007 (apresentação Bruno Pompeu)
O papel da área de Marketing no desenvolvimento de novos produtos insere-se no chamado 4Ps, conceito que vem a ser resumido pela sequência: 

  • A propriedade-preço-praça-promoção.
  • B produto-preço-praça-promoção.
  • C produto-preço-praça-prateleira.
  • D produto-política-praça-promoção.
  • E produto-posicionamento-praça-promoção.
Comunicação integrada de marketing consiste em utilizar, de forma planejada e adequada, as mais diversas formas de comunicação disponíveis para as organizações; realocar investimentos que antes eram absorvidos quase que totalmente pela propaganda e alcançar resultados eficientes. Existe uma ferramenta do composto de comunicação que se refere a incentivos de curto prazo para encorajar a compra ou a venda de um produto ou serviço como datas promocionais, amostras, brindes, premiações, member get member, descontos etc; assinale-a. 
  • A Publicidade.
  • B Propaganda.
  • C Merchandising.
  • D Marketing direto.
  • E Promoção de vendas.

Mesmo as empresas mais dominantes podem ser vulneráveis às forças em frequente turbulência e mutação no ambiente de marketing. Algumas dessas forças são imprevisíveis e incontroláveis. Outras podem ser previstas e controladas por meio de uma boa gestão. Empresas que entendem seus ambientes e se adaptam a eles com maestria podem prosperar. Aquelas que não o fazem podem enfrentar tempos difíceis.
KOTLER, P.; ARMSTRONG G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson, 2015 (adaptado).

Com base no texto apresentado e nos conceitos de micro e macroambiente de marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. Os tópicos que constituem forças incontroláveis estão presentes no macroambiente da empresa.
II. As variáveis controláveis de uma empresa compreendem os 4 p’s: preço, praça, promoção e produto.
III. O microambiente engloba alguns tópicos que podem constituir uma ameaça para a empresa, como, por exemplo, os ambientes político-legal e tecnológico.

É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

“Não investir em publicidade para economizar dinheiro é o mesmo que parar o relógio para economizar tempo”.

Assinale a alternativa que apresenta por quem foi dita esta frase

  • A Henry Ford
  • B Bill Gattes
  • C Harrison Ford
  • D Nizan Guantes
  • E Washington Olivetto