Questões de Comunicação Audiovisual (Comunicação Social)

Limpar Busca

Os limites de enquadramento para fotografia e planos de cinema são importantes linguagens de edição de imagens. O enquadramento que, por exemplo, capta a imagem de uma modelo, da cabeça até a altura da cintura, corresponde ao seguinte plano:

  • A Plano Americano.
  • B Primeiro Plano.
  • C Plano de Detalhe.
  • D Primeiríssimo Plano.
  • E Plano Médio.

Considere a seguinte hipótese:
Um cliente analisando uma peça publicitária a ser exibida na televisão, demonstrou o seu descontentamento pelo uso de stop-motion em uma das sequências de cena.
O stop-motion é

  • A o efeito digital que expande ou comprime uma imagem, mostrando o movimento de transição.
  • B um efeito digital que fragmenta a imagem em pequenos quadrados.
  • C o resultado da transformação de sinal original de um vídeo em sinais de luminância e crominância.
  • D a técnica de fotografar quadro a quadro que, exibidos em velocidade normal, criam a ilusão de movimento.
  • E o efeito digital que transforma a imagem colorida em imagem de tom contínuo.

“A linguagem audiovisual tem uma gramática própria, que se renova com a introdução de novos aparatos técnicos. Ela é construída a partir da combinação de som, imagem e palavras. Esses elementos, com a interferência de outros específicos do meio, criam mensagens para transmitir informações, opiniões, ideias, sensações e sentimentos que vão influenciar seus espectadores na constituição de sentidos e significados.”
(D´ANGELO, 2015)
A respeito do conceito de “enquadramento”, próprio da narrativa audiovisual, a definição correta é:

  • A Moldura em volta da tela da TV e/ou do cinema.
  • B Recorte da imagem na lente da câmera.
  • C Recorte possibilitado pela iluminação do ambiente.
  • D Moldura que se constrói com efeitos visuais na pós-produção.
  • E Seleção de imagens plasticamente harmoniosas por meio de fotômetro.

Criador de um programa pioneiro na Rádio Philips, em 1932, no Rio de Janeiro, o pernambucano Ademar Casé oferecerá um espaço publicitário a Albino, dono da padaria Bragança, em Botafogo, Zona Sul do Rio mas não despertara um naco do entusiasmo lusitano. Firmou-se, porém, um acordo: se ele gostasse de um anúncio especialmente criado para o negócio, assinaria um contrato de publicidade. O encarregado foi o caricaturista Antônio Nássara. O produto ficou o seguinte refrão: “Oh Padeiro desta Rua. // Tenha sempre na lembrança // Não me traga outro Pão que não seja o Pão Bragança. 2X 
Disponível em: http://www.encurtador.com.br/gmwz5. Acesso em: 23 jan. 2023.
O formato radiofônico que levou para história esse episódio do rádio brasileiro foi:

  • A Rich Media: formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa com objetivo de envolver o público e, assim, criar conhecimento e lembrança da sua marca.
  • B Spot – formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa, formado pela na tríade: locução, música de fundo e efeitos sonoros.
  • C Jingle – formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa, formado por uma música de curta duração, geralmente sua letra trabalha com as características identificadas pelo produto, serviço ou empresa.
  • D Slider: formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa, cuja principal característica é o call to action, ou chamada para ação, que leva o usuário a outra atividade.
  • E Pop-up: formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa cuja caraterística, pensado pelo norte-americano Ethan Zuckerman com objetivo de chamar a atenção do usuário.

A obra referencial Hiperpublicidade ficou imensa para poder dar conta de todos os objetivos e, assim, foi segmentada em dois volumes para não afugentar leitores. Hiperpublicidade 1 dedicase aos fundamentos e às interfaces da Publicidade, em aproximações com a Psicanálise, com as Ciências Sociais e com o Marketing em suas diversas abordagens. Hiperpublicidade 2, atividades e tendências, mergulha no fazer publicitário, no planejamento e na pesquisa, nos processos de criação, no tratamento da imagem, nos novos formatos publicitários, na fotografia e na produção audiovisual, passando pela hipermídia e pelas comunidades virtuais. 
PEREZ, C. & BARBOSA, I. S. (org.). Hiperpublicidade 1: fundamentos e interfaces. São Paulo: Cengage Learning, 2007 (apresentação Bruno Pompeu)
O papel da área de Marketing no desenvolvimento de novos produtos insere-se no chamado 4Ps, conceito que vem a ser resumido pela sequência: 

  • A propriedade-preço-praça-promoção.
  • B produto-preço-praça-promoção.
  • C produto-preço-praça-prateleira.
  • D produto-política-praça-promoção.
  • E produto-posicionamento-praça-promoção.