Questões de Comunicação e Governança (Comunicação Social)

Limpar Busca

Avalie a situação a seguir:

O diretor de comunicação de uma grande organização pública recebeu o resultado de uma pesquisa por ele encomendada. Os pontos principais eram os seguintes: muitos cidadãos afirmavam não ter informações suficientes sobre a organização e, além disso, demandavam mais transparência e participação nas decisões da organização.

Nesse caso, por se tratar de uma organização pública que deseja atender as demandas dos cidadãos, o caminho correto seria

  • A apostar na comunicação unidirecional, usando apenas comunicados de imprensa periódicos com as informações mais relevantes sobre a organização.
  • B contratar uma agência de relações públicas para gerenciar a imagem da organização nas redes sociais, garantindo que todos os comentários desfavoráveis fossem apagados.
  • C implementar uma comunicação bidirecional, que além de fornecer informações claras e acessíveis sobre a organização, criasse canais que incentivassem a participação dos cidadãos.
  • D fornecer apenas as informações positivas sobre a organização, para evitar reclamações, desinformação e impedir qualquer crítica pública.
  • E ignorar a demanda por participação, e focar-se apenas em fornecer a transparência e o mínimo de informação, apenas para cumprir as exigências legais.
Na estratégia de comunicação de uma organização, a diferenciação entre os meios de comunicação voltados para os públicos interno e externo desempenha um papel crucial. A principal distinção entre esses dois tipos de meios de comunicação é:
  • A os meios de comunicação internos priorizam a transparência, enquanto os externos buscam a confidencialidade
  • B os meios de comunicação externos são destinados exclusivamente aos clientes, enquanto os internos atendem aos funcionários da organização
  • C os meios de comunicação internos visam informar e engajar os colaboradores da organização, enquanto os externos buscam alcançar clientes, parceiros e a sociedade em geral
  • D os meios de comunicação externos são predominantemente impressos, enquanto os internos utilizam principalmente canais digitais
  • E os meios de comunicação internos focam na promoção da marca, enquanto os externos concentram-se em questões operacionais e internas da organização

O Decreto Nº 3.551, de 4 de agosto de 2000, institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências. Sobre o Patrimônio Imaterial é correto afirmar:

  • A Os bens registrados de natureza imaterial podem ser imóveis como as cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
  • B Com o avanço da indústria no Espírito Santo, após revisão, o ofício das Paneleiras de Goiabeiras deixou de ser considerado Patrimônio Imaterial.
  • C O que é Patrimônio Imaterial precisa ser definido essencialmente por ações governamentais, não levando em consideração a população local.
  • D O ofício das Paneleiras de Goiabeiras e a Arte Kusiwa – pintura corporal e arte gráfica Wajãpi foram os primeiros registros em 20/12/2020.
  • E Os bens registrados de natureza imaterial são os chamados “patrimônio de pedra e cal” que representam a imagem da expressão “patrimônio histórico e artístico”.

Sobre o conceito de comunicação pública pode-se afirmar que:

  • A pretende divulgar as ações do governo e do governante.
  • B está associada ao marketing político, remetendo ao uso de estratégias de comunicação persuasiva e de convencimento.
  • C visa à prestação de contas do governo à sociedade, tendo um caráter informativo, objetivando esclarecer as ações e práticas de determinado governo.
  • D remete ao processo de comunicação instaurado em uma esfera pública que engloba Estado, governo e sociedade: um espaço de debate, negociação e tomada de decisões relativas à vida pública do país.

A Comunicação Pública tem as seguintes finalidades principais:
I. Responder à obrigação que as instituições públicas têm de informar o público; II. Estabelecer uma relação de diálogo de forma a permitir a prestação de serviço ao público; III. Apresentar e promover os serviços da administração; IV. Tornar conhecidas as instituições (comunicação externa e interna). V. Divulgar ações de comunicação cívica e de interesse geral. VI. Integrar o processo decisório que acompanha a prática política.
Está CORRETO o que se afirma em:

  • A III, IV, V e VI.
  • B II, IV e VI.
  • C I, III, V e VI.
  • D I, II, III e IV.