Questões de Comunicação em Marketing (Marketing)

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De acordo com Torquato (2014), uma campanha política bem elaborada deve seguir os cinco eixos que formam o marketing político eleitoral. São eles:

  • A pesquisa, discurso, orientação, mobilização e conclusão.
  • B discurso, mobilização, articulação, ativismo e sanção.
  • C pesquisa, discurso, comunicação, articulação e mobilização.
  • D pesquisa, comunicação, proposta, orientação e conclusão.
  • E comunicação, sanção, discurso, orientação e conclusão.

Marketing é um fator essencial para qualquer atividade comercial. O setor de eventos utiliza essa ferramenta para obtenção de melhores resultados, a fim de equilibrar a atividade comercial e contribuir para o sucesso do evento desde a concepção até a execução do projeto. Para caracterizar essa ação são identificados quatro princípios que norteiam também o marketing de eventos, que são:

  • A Praça, Preço, Participantes, Promoção.
  • B Praça, Preço, Produto, Promoção.
  • C Praça, Preço, Oportunidades, Pontos Fortes.
  • D Pontos Fracos, Pontos Fortes, Oportunidades, Ameaças.
  • E Preço, Promoção, Pontos Fortes, Pontos Fracos.

Segundo Britto e Fontes (2002, p.39) “Marketing consiste na planificação e execução de um conjunto de atividades comerciais, tendo como objetivo final a troca de produtos e serviços entre produtores e consumidores”. O profissional de eventos deverá estar apto para atuar no mercado, organizando diversos tipos de eventos, nas mais variadas áreas, logo, deverão deter informações que garantam uma atuação eficaz, conhecendo as diferentes esferas básicas do marketing, que podem ser identificadas nos cinco pilares:

  • A Marketing de Serviços, Marketing de Organizações, Marketing de Pessoas, Marketing de Locais, Marketing do Consumidor.
  • B Marketing de Organizações, Marketing de Pessoas, Marketing de Locais, Marketing de Ideias, Marketing do Consumidor.
  • C Marketing de Pessoas, Marketing de Locais, Marketing de Ideias, Marketing de Serviços, Marketing Intermediário.
  • D Marketing de Pessoas, Marketing do Produto, Marketing de Fornecedores, Marketing de Organizações, Marketing de Concorrentes.
  • E Marketing de Serviços, Marketing de Organizações, Marketing de Pessoas, Marketing de Locais, Marketing de Ideias.

Analise os itens e marque a alternativa correta:
I. Os três “Es” do marketing em eventos são: Entretenimento, Emoção e Empresa.
II. Quando falamos sobre posicionamento no marketing de eventos nos referimos sobre a estratégia que determinará, através de pesquisa e avaliação, as necessidades do cliente que seu evento pode preencher. 
III. Para a elaboração do orçamento de marketing de um determinado evento não há necessidade de considerarmos algumas categorias financeiras, basta apenas que o plano orçamentário identifique os custos indiretos e a reserva de contingência.
IV. Na divulgação de um evento é importante a equipe organizadora desenvolver um site específico para o evento, contendo um bom design e facilidade de navegação para atender as necessidades dos clientes. 

  • A I, II e IV estão corretas.
  • B II e III estão corretas.
  • C II, III e IV estão corretas.
  • D Todas as alternativas estão corretas.
  • E Apenas I e IV estão corretas.

As ações de trade marketing são importantes no intuito de tornar um produto atrativo no ponto de venda e fazer com que ele ocupe mais espaço físico nesses locais. É no ponto de venda que o consumidor final terá contato com o produto desejado. Logo, o fabricante depende do varejista para uma boa disposição. Afinal, o produto só será vendido se estiver na visão do cliente, na maioria dos casos.
SOUZA, O. G. Trade Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. A realização de pesquisas com o público, a fim de conhecer seus hábitos e preferências, permite a fabricantes e varejistas posicionar seus produtos de forma mais efetiva nos pontos de venda, facilitando a visualização por parte do consumidor.
II. O planejamento do ponto de venda deve ser feito por uma equipe técnica especializada em comportamento do consumidor, uma vez que esse tipo de atividade não deve sofrer influência relacionada aos objetivos de posicionamento da marca.
III. As pesquisas indicam que as pessoas estão efetivando suas compras de forma cada vez mais rápida, por isso, investir em estratégias de visual merchandising é essencial para atrair a atenção do consumidor.
IV. Os produtos fáceis de comer, como salgadinhos, chocolates, balas e bebidas, são dispostos próximos aos caixas justamente para incentivar uma compra adicional, ou por impulso, caso o consumidor esteja com fome ou sede enquanto espera ser atendido.


É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I, II e IV.
  • E I, III e IV.