Questões de Comunicação em Psicologia (Psicologia)

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As interações humanas nas relações interpessoais podem evidenciar particularidades dos indivíduos, das famílias, dos grupos e das comunidades. Podemos conhecer dinâmicas de funcionamento destas interações por meio de comunicação, conflitos, transmissão de afetos, relações com poder, etc.

Considerando a comunicação humana, Paul Watzlawick desenvolveu em sua obra “Pragmática da comunicação humana” alguns axiomas.

Assinale a alternativa que indica corretamente um destes axiomas.

  • A A comunicação evidencia reminiscências.
  • B Existe muito de você naquilo que você odeia.
  • C É impossível não se comunicar. Todo comportamento é uma forma de comunicação.
  • D Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.
  • E Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos.

Segundo Rosenberg (2021), a Comunicação Não Violenta (CNV) tem como base a linguagem e a comunicação que fortalecem a capacidade individual de manter a humanidade, mesmo em condições adversas. Sobre a CNV, analise as seguintes assertivas: 


I. Nos orienta como reformular a maneira que um indivíduo se expressa e ouve o outro. 


II. Ensina a observar com cuidado para que seja possível a identificação de comportamentos e situações que afetam o indivíduo. 


III. Substitui velho padrões de defesa, recuo ou ataque diante de um julgamento e críticas. 


IV. Contribui para a mitigação da resistência, postura defensiva e reações não violentas. 


Quais estão corretas?

  • A Apenas I e III.
  • B Apenas I, II e III.
  • C Apenas I, II e IV.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.
O gerenciamento de conflitos e a comunicação não violenta são aspectos cruciais para manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Eles envolvem a capacidade de identificar e resolver conflitos de maneira construtiva, promovendo um diálogo aberto e respeitoso. O gerenciamento de conflitos e a promoção de comunicação não violenta no ambiente organizacional versa em 
  • A empregar uma abordagem imperiosa para resolver conflitos, conferindo soluções independente das perspectivas dos envolvidos.
  • B ignorar os conflitos para que eles se disseminem e focar na compreensão mútua e no trabalho em conjunto para atender às demandas de todos.
  • C promover diálogo aberto e respeitoso, escuta ativa, compreensão mútua e trabalho em conjunto para encontrar soluções que atendam a todos.
  • D atravancar a comunicação direta com os membros da equipe para impedir mal-entendidos e aferindo compreensão mútua e trabalho em conjunto.
A competência interpessoal, uma habilidade crucial na gestão de pessoas nas organizações, envolve a capacidade de se comunicar efetivamente, resolver conflitos, colaborar com os outros e construir relacionamentos fortes. Para demonstrar competência interpessoal eficaz na gestão de pessoas nas organizações é preciso: 
  • A Ignorar os conflitos, na equipe e esperar que eles se resolvam por conta própria.
  • B Evitar a comunicação direta com os membros da equipe para evitar mal-entendidos.
  • C Focar em tarefas individuais; no posicionamento indiferente aos conflitos; e, na colaboração minimalista com os outros.
  • D Comunicar-se efetivamente; resolver construtiva de conflitos; colaborar com os outros; e, construir relacionamentos fortes.

Qual dos seguintes não é um componente da comunicação não verbal?

  • A Aparência física e uso de adereços.
  • B Proxêmica e ocupação do espaço.
  • C Uso de linguagem técnica e jargões.
  • D Expressões faciais e movimentos corporais.