Questões de Comunicação Empresarial na Comunicação Social (Comunicação Social)

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A capacidade de se comunicar bem é um fator decisivo para o sucesso em qualquer área. A comunicação oral pode ser usada como ferramenta para transmitir conhecimento e ideias, bem como para persuadir e convencer o receptor. Assim, na comunicação oral, são pontos importantes, com exceção de:

  • A Não utilizar palavrões/gírias
  • B Evitar o excesso de gesticulação
  • C Falar com objetivo, ser mais lógico na exposição do assunto
  • D Falar baixo e com vocabulário rebuscado

Uma publicação empresarial, para atingir o público interno, além de tratar dos assuntos que efetivamente interessam aos funcionários, deve adotar uma abordagem adequada, que segundo House (1997) se concentra em cinco atitudes, que podem ser aplicadas tanto aos veículos quanto à comunicação face a face, a saber:

1. Atitude respeitosa
2. Atitude honesta
3. Atitude aberta
4. Atitude oportuna
5. Atitude receptiva

Cada uma dessas atitudes pode ser exemplificada de uma forma.

( ) Partir do princípio de que informar assuntos relevantes não prejudica a empresa, por isso é preciso saber o motivo de uma informação ser confidencial antes de se decidir por não a compartilhar com os empregados.


( ) Ouvir reclamações sem resistência e deixar claro que os funcionários, suas dúvidas e opiniões tem espaço nos veículos da empresa.


( ) Nos veículos de informação, usar linguagem profissional e objetiva, afastando atitudes paternalistas ou que indiquem que é a empresa que sabe o que é melhor para seus funcionários;


( ) Os empregados nunca devem ser surpreendidos por conteúdos de campanhas publicitárias ou reportagens, pois se sentem desrespeitados por não serem os primeiros a saber o que acontece na empresa.


( ) Conquistar credibilidade pela divulgação correta dos fatos, mesmo quando eles forem problemáticos ou trouxerem insatisfação para os funcionários.


Assinale a opção que apresenta a correta correspondência correta entre as atitudes e suas características, segundo a ordem apresentada.

  • A 2 – 5 – 1 – 3 – 4.
  • B 3 – 5 – 1 – 4 – 2.
  • C 2 – 3 – 5 – 4 – 1.
  • D 3 – 4 – 2 – 5 – 1.
  • E 5 – 3 – 4 – 1 – 2.

Em junho de 2023, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial apresentava os resultados da quarta edição da pesquisa Tendências da Comunicação Organizacional.
Leia o trecho que ser refere aos canais de comunicação utilizados.

A pesquisa aponta que para a maioria dos participantes (73%), a estrutura atual dos canais de comunicação, do ponto de vista da organização, atende de forma parcial as necessidades da comunicação e que os canais mais utilizados para se comunicarem com seu público externo, pelas áreas de Comunicação das empresas participantes, são: as redes sociais (87%), os jornais online (53%), o portal corporativo (47%), as feiras e eventos (40%), as revistas online (38%) e os jornais impressos (36%). Entre os canais menos utilizados destacam-se: os aplicativos para dispositivos móveis – app (10%), os blogs/fóruns online (12%), o rádio (14%), os influenciadores (16%).
Já para o público interno, os canais mais utilizados são: o portal corporativo (68%), o canal digital de conteúdo próprio (55%), as redes sociais (51%), os aplicativos para dispositivos móveis – app (37%) e as feiras e eventos (24%). Entre os canais menos utilizados destacam-se: o whatsapp (4%), as revistas de notícias impressas (6%), os blogs/fóruns online (7%), as revistas online (10%) e os influenciadores (10%).


Com base nos resultados apresentados é possível perceber que

  • A o portal corporativo é mais utilizado pelo público externo e pelos influenciadores do que pelo público interno.
  • B as feiras e eventos tem uso mais significativo para o público interno, sendo uma estratégia pouco indicada para o externo.
  • C o público interno recebe comunicações prioritariamente pelos apps de mensageria.
  • D entre os canais mais utilizados para a comunicação estão as redes sociais, sobretudo para com o público externo.
  • E veículos impressos e blogs e fóruns de discussão online tem participação significativa nos canais de comunicação.
A crescente diversidade cultural das organizações de saúde, caracterizada cada vez mais pela diversidade cultural dos seus usuários e de seus profissionais, sugere que a promoção de uma comunicação culturalmente eficiente é uma das competências necessárias para melhorar o atendimento de seus objetivos institucionais. Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta qual das seguintes opções melhor expressa a abordagem recomendada para organizações de saúde lidarem eficientemente com a diversidade cultural.
  • A Devem dedicar-se a funcionar apenas como organizações de saúde, focando em sua competência essencial, sem se preocupar com a diversidade cultural
  • B As organizações de saúde devem funcionar, também, como organizações multiculturais, incentivando o domínio de competências nas áreas da comunicação e da interculturalidade
  • C Os gestores das organizações de saúde devem procurar ignorar as diferenças culturais de forma a preservar sua neutralidade da sua comunicação e atender melhor sua missão institucional
  • D As organizações de saúde devem se comunicar e fornecer cuidados exclusivamente baseados nas práticas culturais predominantes, pois são as de maior repercussão para a opinião pública
  • E Promover treinamento de competências de comunicação culturalmente eficiente junto aos profissionais, cientes de que, apesar de desejável e necessária, essa prática não irá melhorar o funcionamento das organizações de saúde

Alguns autores entendem a ética e a responsabilidade social como princípios empresariais, afirmando, portanto, que a filosofia da empresa está ligada à utilidade prática, priorizando relacionamentos duradouros entre a organização e seus diferentes públicos.

Nesse contexto, é possível justificar essa utilidade como um instrumento de comunicação, se

  • A investe em outras atividades que diversificam suas operações atuais de mercado.
  • B resiste a adversidades que venham a prejudicar a continuidade dos negócios.
  • C contribui para a saída de profissionais de organizações colaboradoras.
  • D estabelece comercialmente um posicionamento acerca de produtos.
  • E agrega valor à imagem da marca, tornando pública a maneira de pensar organizacional.