Questões de Comunicação institucional (Comunicação Social)

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A Comunicação Institucional é a área responsável por cuidar da imagem da empresa. Ela se preocupa com os stakeholders internos e externos e impacta diretamente o employer branding, isto é,

  • A corresponde à ação comunicativa que transmite confiança aos acionistas.
  • B se relaciona à reputação da empresa enquanto em- pregadora.
  • C demonstra o valor da marca em relação às marcas concorrentes.
  • D revela o apoio dos colaboradores internos aos planos empresariais.
  • E são ações que contribuem para melhorar o posicio- namento da marca.

Uma publicação empresarial, para atingir o público interno, além de tratar dos assuntos que efetivamente interessam aos funcionários, deve adotar uma abordagem adequada, que segundo House (1997) se concentra em cinco atitudes, que podem ser aplicadas tanto aos veículos quanto à comunicação face a face, a saber:

1. Atitude respeitosa
2. Atitude honesta
3. Atitude aberta
4. Atitude oportuna
5. Atitude receptiva

Cada uma dessas atitudes pode ser exemplificada de uma forma.

( ) Partir do princípio de que informar assuntos relevantes não prejudica a empresa, por isso é preciso saber o motivo de uma informação ser confidencial antes de se decidir por não a compartilhar com os empregados.


( ) Ouvir reclamações sem resistência e deixar claro que os funcionários, suas dúvidas e opiniões tem espaço nos veículos da empresa.


( ) Nos veículos de informação, usar linguagem profissional e objetiva, afastando atitudes paternalistas ou que indiquem que é a empresa que sabe o que é melhor para seus funcionários;


( ) Os empregados nunca devem ser surpreendidos por conteúdos de campanhas publicitárias ou reportagens, pois se sentem desrespeitados por não serem os primeiros a saber o que acontece na empresa.


( ) Conquistar credibilidade pela divulgação correta dos fatos, mesmo quando eles forem problemáticos ou trouxerem insatisfação para os funcionários.


Assinale a opção que apresenta a correta correspondência correta entre as atitudes e suas características, segundo a ordem apresentada.

  • A 2 – 5 – 1 – 3 – 4.
  • B 3 – 5 – 1 – 4 – 2.
  • C 2 – 3 – 5 – 4 – 1.
  • D 3 – 4 – 2 – 5 – 1.
  • E 5 – 3 – 4 – 1 – 2.

Sobre a noção de clima organizacional, analise as afirmativas a seguir.

I. No ambiente de trabalho os aspectos capazes de produzir satisfação – ou insatisfação – e de provocar motivação – ou desmotivação impactam igualmente os funcionários e o clima organizacional.

II. Salários compatíveis com o mercado, horário de trabalho flexível e um bom pacote de benefícios são suficientes para garantir um clima organizacional positivo.

III. Para medir o clima organizacional e traduzi-lo em um indicador, é necessário empreender uma pesquisa junto ao público interno para aferir o grau de satisfação das pessoas no ambiente de trabalho.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

As pesquisas baseadas em grupos de focus têm sido utilizadas, com certa regularidade, para subsidiar pesquisas‐ação de clima organizacional.
Esse tipo de pesquisa tem diversas características, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Os grupos de focus podem ser compostos por empregados de diversas áreas da empresa e monitorados por um moderador.
  • B Durante os grupos de focus os participantes tendem a influenciar uns aos outros quanto a opiniões e colocações feitas enquanto reunidos.
  • C Nos grupos de focus, o moderador é dispensável já que a discussão deve ser feita livremente a partir de perguntas fechadas, que embasarão resultados quantitativos.
  • D Esse tipo de pesquisa consiste de entrevistas em profundidade realizadas em grupo de onde saem informações que podem ser usadas em outros métodos de pesquisa.
  • E Os grupos de focus são recomendáveis para gerar hipóteses baseadas na percepção dos participantes e preparar planos de entrevistas e questionários para estudos mais amplos.

Quanto aos objetivos gerais da comunicação institucional, assinale a opção correta.

  • A Criar e manter uma imagem positiva perante os públicos de interesse internos e externos caberá às lideranças e aos dirigentes, como representantes máximos da organização.
  • B O controle e a avaliação dos objetivos, metas e estratégias de comunicação institucional ficarão a cargo da gestão administrativa da organização.
  • C A avaliação deve ser feita tendo em consideração as variáveis principais levantadas no documento de planejamento institucional; ficam de fora as sugestões e críticas, bem como a observação de pessoas próximas ou mesmo as avaliações pessoais.
  • D Para controle e avaliação da comunicação institucional, devem ser considerados o fator tempo e o objeto: quando e o quê será avaliado, embora a questão do método não seja importante, desde que os objetivos sejam alcançados.
  • E Na elaboração de um plano de comunicação institucional, além de um ambiente organizacional adequado ao trabalho, a matriz lógica do planejamento pode conter objetivos, metas pessoais e de relacionamento social, assim como objetivos e metas profissionais.