Questões de Comunicação Integrada na Comunicação Social (Comunicação Social)

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Os estudos mais recentes de Comunicação Corporativa abordam a área de uma forma integrada. Afirmam que ela é composta por três configurações principais:

  • A comunicação dirigida, comunicação de marketing e comunicação organizacional.
  • B comunicação gerencial, comunicação de marketing e comunicação mercadológica.
  • C comunicação interna, comunicação de marketing e comunicação organizacional.
  • D comunicação gerencial, comunicação de marketing e comunicação organizacional.
  • E comunicação gerencial, comunicação externa e comunicação dirigida.

Leia o conceito a seguir.

Os veículos de comunicação dirigida destinam-se a estabelecer uma comunicação __________, destinada a um __________ ou a alguns públicos previamente conhecidos e __________.

As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas no texto deste conceito são:

  • A limitada ... público ... homogêneos
  • B específica ... público ... homogêneos
  • C limitada ... setor ... homogêneos
  • D limitada ... público ... heterogêneos
  • E específica ... setor ... heterogêneos

Ao propor o modelo de Comunicação Integrada, a professora Margarida Kunsch destaca a comunicação interna, que é marcada por

  • A ser planejada pelo CEO da companhia, sem levar em conta a comunicação administrativa e a externa, pois serve de base para a construção dos demais elementos do modelo.
  • B focar-se na divulgação publicitária dos produtos e serviços da empresa, subordinando-se ao marketing de negócios.
  • C produzir house organs, que destaquem apenas os pontos positivos da empresa e negativos da concorrência para fidelizar o público interno.
  • D ser uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa através do estímulo ao diálogo e à participação nos diversos níveis empresariais.
  • E ser produzida e disseminada de modo descentralizado pelos diversos setores da empresa como forma de reivindicação de melhores condições de trabalho.

Uma das áreas do composto da comunicação integrada, proposto por Margarida Kunsch, é a comunicação mercadológica, da qual fazem parte

  • A a propaganda institucional.
  • B o marketing social.
  • C o marketing cultural.
  • D a merchandising.
  • E a imagem corporativa.

Uma publicação empresarial, para atingir o público interno, além de tratar dos assuntos que efetivamente interessam aos funcionários, deve adotar uma abordagem adequada, que segundo House (1997) se concentra em cinco atitudes, que podem ser aplicadas tanto aos veículos quanto à comunicação face a face, a saber:

1. Atitude respeitosa
2. Atitude honesta
3. Atitude aberta
4. Atitude oportuna
5. Atitude receptiva

Cada uma dessas atitudes pode ser exemplificada de uma forma.

( ) Partir do princípio de que informar assuntos relevantes não prejudica a empresa, por isso é preciso saber o motivo de uma informação ser confidencial antes de se decidir por não a compartilhar com os empregados.


( ) Ouvir reclamações sem resistência e deixar claro que os funcionários, suas dúvidas e opiniões tem espaço nos veículos da empresa.


( ) Nos veículos de informação, usar linguagem profissional e objetiva, afastando atitudes paternalistas ou que indiquem que é a empresa que sabe o que é melhor para seus funcionários;


( ) Os empregados nunca devem ser surpreendidos por conteúdos de campanhas publicitárias ou reportagens, pois se sentem desrespeitados por não serem os primeiros a saber o que acontece na empresa.


( ) Conquistar credibilidade pela divulgação correta dos fatos, mesmo quando eles forem problemáticos ou trouxerem insatisfação para os funcionários.


Assinale a opção que apresenta a correta correspondência correta entre as atitudes e suas características, segundo a ordem apresentada.

  • A 2 – 5 – 1 – 3 – 4.
  • B 3 – 5 – 1 – 4 – 2.
  • C 2 – 3 – 5 – 4 – 1.
  • D 3 – 4 – 2 – 5 – 1.
  • E 5 – 3 – 4 – 1 – 2.