Questões de Comunicação Integrada nas Relações Públicas (Relações Públicas)

Limpar Busca

O planejamento de Relações Públicas deve estar aliado ao planejamento estratégico, corroborando a missão, os valores, os objetivos, as metas e as políticas organizacionais.

Por isso, as Relações Públicas devem administrar estrategicamente a comunicação das organizações com seus públicos, atuando em perfeita sinergia com todas as demais modalidades do composto de comunicação integrada, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Comunicação Interna.
  • B Comunicação Mercadológica.
  • C Comunicação Institucional.
  • D Comunicação Administrativa.
  • E Comunicação Intrapessoal.

A comunicação organizacional integrada engloba, além da comunicação interna, a comunicação institucional (Relações Públicas) e a comunicação mercadológica (Marketing).

São exemplos de comunicação institucional a

  • A promoção de vendas e a publicidade
  • B imagem corporativa e a mídia interna
  • C identidade corporativa e a publicidade institucional
  • D publicidade e o marketing direto
  • E assessoria de imprensa e a promoção de vendas

É papel das Relações Públicas, no contexto da Comunicação Integrada,

  • A precificar produtos e serviços.
  • B desenvolver produtos e serviços.
  • C centralizar as ações de comunicação.
  • D impedir que crises de imagem aconteçam.
  • E fixar posicionamentos coerentes e duradouros.

Qual dos seguintes princípios é INCORRETO para nortear um programa de relações públicas?

  • A Desenvolver apenas ações testadas em programas de relações públicas já realizados anteriormente
  • B Ser parte integrante do plano estratégico de comunicação integrada de relações públicas
  • C Ter como orientação e diretrizes a filosofia e as políticas de comunicação estabelecidas.
  • D Ter presente em todo o processo a relação custo-benefício.
A comunicação empresarial deve se relacionar com praticamente todas as demais atividades da empresa. É fundamental que as atividades de comunicação interna e externa estejam articuladas com o planejamento estratégico da instituição para que, compostas, seja possível planejar as estratégias. Adequar os funcionários ao aumento da competição no mercado também é essencial para a sobrevivência da empresa. Por isso, informá-los sobre o que está acontecendo no mercado e com a concorrência é um trabalho primordial, que pode ser sustentado pelo clipping. Sobre o clipping, assinale a afirmativa correta.
  • A Pode ser visual, sonoro, tátil. Refere-se à linguagem em que a mensagem é transmitida.
  • B É uma série de atividades que partem da concepção da marca propriamente dita e perpassam ações cotidianas para posicionar a marca na mente dos consumidores.
  • C É a busca, em veículos impressos, TV e internet, das matérias ou notícias em que a empresa e seus concorrentes foram mencionados, bem como aquelas que falam sobre o mercado.
  • D Deve ser criado e mantido pela instituição, para que seja favorável à sua sobrevivência e ao seu desenvolvimento; deve ser buscado mediante o equilíbrio na identificação das características e necessidades do seu público.