A comunicação empresarial deve se relacionar com praticamente todas as demais atividades da empresa. É fundamental que as atividades de comunicação interna e externa estejam articuladas com o planejamento estratégico da instituição para que, compostas, seja possível planejar as estratégias. Adequar os funcionários ao aumento da competição no mercado também é essencial para a sobrevivência da empresa. Por isso, informá-los sobre o que está acontecendo no mercado e com a concorrência é um trabalho primordial, que pode ser sustentado pelo clipping. Sobre o clipping, assinale a afirmativa correta.
-
A Pode ser visual, sonoro, tátil. Refere-se à linguagem em que a mensagem é transmitida.
-
B É uma série de atividades que partem da concepção da marca propriamente dita e perpassam ações cotidianas para posicionar a marca na mente dos consumidores.
-
C É a busca, em veículos impressos, TV e internet, das matérias ou notícias em que a empresa e seus concorrentes foram mencionados, bem como aquelas que falam sobre o mercado.
-
D Deve ser criado e mantido pela instituição, para que seja favorável à sua sobrevivência e ao seu desenvolvimento; deve ser buscado mediante o equilíbrio na identificação das características e necessidades do seu público.