Questões de Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais (Administração Pública)

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A comunicação é um processo de transmissão de informações de uma pessoa para outra; de um grupo para outro; de um órgão para outro etc. Para que haja eficiência na comunicação é fundamental que o destinatário da informação a receba e seja capaz de compreendê-la.
(PALUDO, A. Administração pública. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.)



Sobre a comunicação pública e governamental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A comunicação pública compreende a comunicação praticada pelos entes públicos, através de canais oficiais e portais governamentais, envolvendo apenas o governo e seus órgãos, na garantia do interesse público.
( ) No aspecto social, a comunicação pública busca aproximar setores diferentes da sociedade, conscientizar e educar a população sobre seus direitos e deveres, e sobre a importância de sua participação no meio público.
( ) A gestão da comunicação governamental deve contemplar e priorizar tanto as informações de qualidade quanto a facilidade de acesso a essas informações.
( ) A comunicação governamental é mais ampla do que a comunicação pública, envolvendo também a comunicação com entidades paraestatais e não governamentais, e a sociedade em geral.

A sequência correta está em 

  • A V, V, F, V.
  • B V, F, F, F.
  • C F, V, V, F.
  • D F, F, V, V.

Julgue o item subsequente.

A comunicação é uma habilidade chave no gerenciamento de projetos no âmbito público, pois envolve a coordenação com diversas partes interessadas, incluindo outros departamentos governamentais, contratados e o público em geral. A transparência nas ações e decisões é fundamental para manter a confiança do público e para o sucesso do projeto. Agentes administrativos também devem estar aptos a mitigar riscos, antecipando potenciais problemas e desenvolvendo planos de contingência. Ao gerir projetos, eles contribuem significativamente para a melhoria dos serviços públicos, apoiando a implementação de políticas que afetam positivamente a comunidade e promovem o desenvolvimento social e econômico. Esse papel exige uma compreensão profunda dos processos legislativos e regulatórios, bem como habilidades de liderança para guiar a equipe de projeto em direção aos resultados esperados.

  • Certo
  • Errado

Considerando a economia brasileira, a distribuição de renda e as desigualdades regionais, qual das seguintes afirmações é correta sobre as políticas públicas implementadas para mitigar essas desigualdades?

  • A O Programa Bolsa Família, agora substituído pelo Auxílio Brasil, foi implementado exclusivamente para reduzir a pobreza extrema nas áreas rurais do Nordeste brasileiro.
  • B A Zona Franca de Manaus é uma política fiscal destinada a promover o desenvolvimento econômico no Centro -Oeste, incentivando a instalação de indústrias e a criação de empregos.
  • C O Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) são instrumentos de redistribuição de receitas fiscais para reduzir as disparidades regionais, beneficiando principalmente as regiões Norte e Nordeste.
  • D O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi uma iniciativa destinada exclusivamente a promover infraestrutura urbana nas capitais do Sudeste, sem impacto significativo nas regiões mais pobres do país.
  • E A Lei Kandir, que desonera as exportações de produtos primários e semi -elaborados, foi criada para aumentar a arrecadação de ICMS dos estados menos desenvolvidos.

Julgue o item seguinte, relativo a comunicação organizacional, delegação e controle. 


Em uma organização, a integração entre comunicação e marketing permite conferir mais consistência às mensagens da organização, otimizar custos, evitar retrabalhos e alcançar melhores resultados financeiros.

  • Certo
  • Errado

Para a construção do mapa estratégico e dos projetos e planos de ação, os gestores dessa mesma organização (figura 1) deverão levar em consideração questões orientadoras que sempre remetam aos princípios e valores estratégicos compatíveis com cada perspectiva.

É compatível com a perspectiva de aprendizagem e crescimento:

  • A maximizar capital social com cidadãos;
  • B aumentar as receitas e melhorar fluxo de caixa;
  • C melhorar continuamente as atividades dos setores;
  • D incorporar nos serviços a coprodução com usuários;
  • E ampliar a capacidade de integração com outros atores.