Questões de Comunicação Organizacional Integrada (Jornalismo)

Limpar Busca

A comunicação institucional é o tipo de comunicação que tem como intuito informar os públicos interessados das decisões da organização, seus conceitos e suas filosofias. Sobre a comunicação institucional, sabe-se que

  • A é dispensável para as organizações públicas, uma vez que elas objetivam promover o bem comum e o desenvolvimento sustentável do País, atendendo às necessidades e demandas da sociedade de forma eficiente, transparente e democrática.
  • B é a área responsável pela criação e pelo fortalecimento da identidade e imagem de uma organização, por meio de ações que promovam o diálogo e a interação com seus públicos, sejam eles internos (colaboradores e funcionários) ou externos (clientes, parceiros, imprensa e sociedade em geral).
  • C representa um campo muito específico de atuação que precisa alcançar apenas algumas poucas formas de comunicação, por isso, não tem relação com marketing, publicidade, imprensa e relações públicas, uma vez que busca transmitir a personalidade da instituição, sua imagem e seus valores.
  • D tem como foco melhorar a comunicação administrativa da instituição com seus públicos externos e também auxilia na disseminação eficiente de informações, decisões e fatos de uma determinada instituição junto aos seus stakeholders (clientes, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros e patrocinadores).

A proposta de comunicação organizacional integrada engloba a Comunicação Mercadológica, a Comunicação Institucional e a Comunicação Interna da organização. As comunicações administrativas, formais e informais,e os fluxos de comunicação, que determinam o caminho percorrido pelas mensagens, desde o momento que saem do emissor até chegarem ao receptor, seguindo a direção vertical ou horizontal dentro das organizações são gerenciadas pela comunicação interna. Sobre os fluxos da comunicação, é correto afirmar:

  • A As mensagens circulam entre os funcionários ou grupos de um mesmo nível hierárquico, no fluxo circular. Quanto melhor a dinâmica e a organização desse fluxo, melhor a coordenação dos processos.
  • B O fluxo transversal está mais presente nas empresas de pequeno porte, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis da sua estrutura funcional.
  • C As pessoas interagem mais nas organizações descentralizadas e flexíveis nas quais a gestão é mais participativa e integrada, o que permite o fluxo e a comunicação em todas as direções, sem a distinção de níveis hierárquicos, configurando o fluxo horizontal.
  • D Existem, na direção vertical, dois fluxos: ascendente e descendente. No primeiro, as mensagens saem dos cargos de níveis hierárquicos inferiores para os superiores. No segundo, as mensagens saem dos cargos de níveis hierárquicos mais altos para os de níveis mais baixos.
Analise as informações a seguir:
I. Considerando que a comunicação dirigida é um tipo de comunicação direta e segmentada com os grupos específicos que se quer atingir, as atividades de relações públicas divergem completamente deste tipo de comunicação, já que fazer relações públicas é manter contato com diferentes interlocutores.
II. Considerando que uma organização precisa conversar de forma direta com grupos diferentes, ela precisa assumir estrategicamente identidades diferentes. Ela não pode ser a mesma o tempo todo, logo não deve nunca adotar uma comunicação dirigida.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.
A comunicação organizacional é um campo de conhecimento em expansão tanto em pesquisas acadêmicas quanto no mundo coorporativo. Sua função é estratégica no sentido de agregar valor às organizações e de ajudá-las no cumprimento de sua missão de forma ética e transparente. Em relação à comunicação organizacional, é correto afirmar que: 
  • A As mídias sociais não são adequadas para a comunicação interna nas organizações.
  • B O foco da comunicação organizacional se limita à comunicação com a imprensa e com a sociedade como um todo.
  • C Informações referentes à esfera administrativa de uma organização não constituem elementos de interesse para a comunicação organizacional.
  • D As ações comunicativas precisam ser guiadas por uma filosofia e uma política de comunicação integrada que considerem as demandas, os interesses e as exigências dos públicos estratégicos e da sociedade.
Um plano de comunicação organizacional pode incluir, por exemplo, a produção de jornais, revistas e boletins, além de conteúdos e estratégias para perfis nas mídias sociais. Sendo assim, é correto afirmar que: 
  • A Não é necessário criar um conteúdo sob medida para cada plataforma digital.
  • B Os conteúdos produzidos para mídias sociais devem estar alinhados com missão, visão e valores da organização.
  • C Diferentes produtos de uma mesma organização, como jornais, revistas e boletins, devem ter identidades visuais diversas.
  • D Critérios de noticiabilidade não são considerados para seleção de matérias destinadas ao público interno de uma organização.