Questões de Comunicação Organizacional na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

O planejamento para redes sociais é uma construção que visa gerar conteúdo contextualizado e aproximar a marca do público, dentro de uma estrutura flexível que busca atingir resultados de acordo com a identidade da marca e objetivos do negócio. Assim, Terra (2021) propõe algumas estratégias a serem consideradas para o Instagram, um dos sites de rede social mais usados no mundo. Nesse sentido, conforme o referido autor, analise as afirmações abaixo:


1. Definir métricas é uma etapa importante do planejamento, a partir da definição dos KPIs, que são os objetivos das métricas, os quais podem mudar à medida que os objetivos da empresa mudam.  

2. Um dos passos mais fundamentais do planejamento de rede social é definir a brand persona, ou seja, o público-alvo da marca, aquele com que a marca se comunica.

3. Segundo o autor, as redes sociais são um importante canal de interação entre o público e a marca, no entanto, não necessitam estar preparadas para serem usadas como um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), já que existem outros canais para esse tipo de contato. 

4. A criação de editorias de conteúdo norteiam o que será publicado de acordo com um cronograma pré-estabelecido. A proposta com as editorias de conteúdo é que se defina um “guarda-chuva” (a editoria) do que será publicado a cada dia. 

5. O Instagram oferece alguns dados sobre a performance do perfil. Entre algumas das métricas, está o alcance, isto é, o número de vezes que as publicações foram exibidas, já que cada publicação pode ter aparecido mais de uma vez para a mesma pessoa.


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações INCORRETAS é:  

  • A 05.
  • B 06.
  • C 07.
  • D 08.
  • E 10.

Para Alina Wheeler (2012), a identidade da marca “é tangível e faz apelo para os sentidos. Você pode vê-la, tocá-la, agarrá-la, ouvi-la, observá-la se mover. A identidade da marca alimenta o reconhecimento, amplia a diferenciação e torna grandes ideias e significados mais acessíveis”. Em relação ao design de identidade da marca, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Os chamados stakeholders representam aquele grupo principal de clientes diretos da marca, já que afetam o seu sucesso. Identificá-los é um processo contínuo que visa mapear comportamentos, necessidades e percepções desse público a fim de aproveitar as oportunidades. 

( ) A gestão de marcas, também chamada de branding, é um processo que desenvolve a conscientização e amplia a fidelidade do cliente. É uma forma de atribuir valor à marca para expressar por que as pessoas deveriam escolher uma marca e não outra, movida pelo desejo de liderar, aproveitar oportunidades  e superar a concorrência.

( ) O posicionamento leva em conta o mix dos quatro “Ps” do marketing, que dimensionam e afetam as vendas. Tendo por base uma estratégia de marca eficaz, propõe uma diferenciação, a vantagem competitiva e uma proposta de valor que é única.

( ) A assinatura visual é a combinação específica e inegociável da marca comercial e do logotipo. Deve ser exclusiva, durável e sustentável. As melhores assinaturas têm zonas de isolamento para proteger sua presença. Uma empresa pode ter várias assinaturas visuais para diferentes linhas de negócios, incluindo ou não uma tagline

( ) Quase tudo que serve para distinguir produtos e serviços pode ser registrado como marca. Nomes, símbolos, logotipos, taglines, slogans, design de embalagem e de produtos, cores e som – tudo isso são ativos de identidade de marca que podem ser registrados oficialmente e protegidos de litígios futuros. No Brasil, o registro de marcas é feito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A V – F – F – V – F.
  • B F – V – F – F – F.
  • C F – V – V – F – V.
  • D V – F – V – F – F.
  • E F – V – V – V – V.

Os estudos mais recentes de Comunicação Corporativa abordam a área de uma forma integrada. Afirmam que ela é composta por três configurações principais:

  • A comunicação dirigida, comunicação de marketing e comunicação organizacional.
  • B comunicação gerencial, comunicação de marketing e comunicação mercadológica.
  • C comunicação interna, comunicação de marketing e comunicação organizacional.
  • D comunicação gerencial, comunicação de marketing e comunicação organizacional.
  • E comunicação gerencial, comunicação externa e comunicação dirigida.

As auditorias de cultura organizacional são fundamentais para avaliar o nível de aceitação da organização em relação aos públicos estratégicos. Entre os conceitos correntes na área, é correto afirmar:

  • A a análise da comunicação, realizada do ponto de vista do paradigma funcionalista, visa entender as distorções que ocorrem na organização devido a interesses de quem ocupa poder decisório.
  • B a auditoria deve abranger a análise da organização; os objetivos e as metas não atingidos e os planos estruturados para o futuro da administração.
  • C a auditoria, do ponto de vista do paradigma crítico, preocupa-se com o tangível e com o mensurável, le-vando em conta a eficiência e a eficácia das práticas comunicacionais.
  • D no paradigma interpretativo, o levantamento de dados segue o rigor dos padrões internacionais da pesquisa científica.
  • E na relação entre a organização e o consultor, no modelo denominado prescritivo, o consultor realiza o diagnóstico e a intervenção.

Os pré-requisitos para a mensuração de resultados de um programa de comunicação levam em consideração a clareza da função a ser exercida pela Comunicação, o planejamento de execução do programa e o planejamento da área segundo o planejamento dos negócios.
Na linguagem técnica dos avaliadores, a contribuição dos resultados de um programa de comunicação para o alcance dos objetivos de negócio corresponde ao

  • A Outtake.
  • B Output.
  • C Outcome.
  • D Outflow.
  • E Outback.