Questões de Comunicação Organizacional nas Relações Públicas (Relações Públicas)

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Segundo Cecato, durante muito tempo a área de comunicação foi vista apenas como um custo a mais para as empresas, cenário hoje modificado devido a diversos fatores, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Apresentação de relatórios focados unicamente na demonstração de excelente exposição e centimetragem na mídia corporativa.
  • B Desenvolvimento dos sistemas de mensuração de resultados das ações de comunicação.
  • C Profissionalização da comunicação e globalização dos negócios.
  • D A clara demonstração de como o trabalho de comunicação impacta os planos de desenvolvimento e de sustentabilidade da empresa.
  • E Desenvolvimento de métodos cada vez mais científicos e aceitos no mercado para mensuração e clara apresentação de resultado das ações de comunicação.

Nos últimos anos, os termos relativos à ecologia, natureza e desenvolvimento sustentável tornaram-se superexplorados e, nesse cenário, nem sempre a comunicação ambiental de uma empresa é um retrato fiel de suas práticas e ações.

A declaração socioambiental que se relaciona com práticas e ações inverídicas, não comprovadas pela organização é conceituada como

  • A whitewashing.
  • B fake news. 
  • C greenwashing.
  • D ambiental make-up. 
  • E brainwashing.

Na perspectiva de Margarida Kunsch, a formulação de um plano estratégico de comunicação organizacional envolve três fases, a saber: 1. Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico; 2. Planejamento estratégico da comunicação organizacional e 3. Gestão estratégica da comunicação organizacional.

A segunda fase é marcada pelo(a)

  • A diagnóstico estratégico da comunicação organizacional.
  • B análise do ambiente externo, setorial e interno da organização.
  • C controle das ações de comunicação e avaliação de resultados.
  • D pré-definição do negócio e percepção da missão, da visão e dos valores da organização.
  • E determinação dos objetivos e metas e esboço das estratégias gerais da comunicação organizacional.

Rocha e Goldschmidt (2010) classificam as ferramentas de comunicação interna em três grupos: informacionais, relacionais e híbridas.
Sobre as informacionais, é correto afirmar que

  • A tendem a ser de mão única, disponibilizando informações importantes, por exemplo, operacionais ou estratégicas.
  • B se caracterizam por incentivar e viabilizar o feedback em cada uma das ações de comunicação.
  • C tendem a abrir espaço ao diálogo e à troca de informação com o público interno.
  • D atendem simultaneamente às demandas do público externo e dos funcionários da organização.
  • E além de trazer informações, buscam estimular novas formas de relacionamento com os funcionários.

Em 2018, a Starbucks passou por uma situação de crise de imagem, conforme relatado a seguir:

Em abril de 2018, dois homens negros foram presos em uma cafeteria da Starbucks na Filadélfia, Estados Unidos. Eles aguardavam um amigo e pediram para usar o banheiro, o pedido foi recusado porque eles não estavam consumindo no local. O gerente pediu que eles deixassem o estabelecimento, e, quando estes se recusaram, chamou a polícia. Eles foram algemados e levados para a delegacia, onde ficaram detidos por oito horas. O caso de racismo teve grande repercussão internacional.
(Jornal O Globo, 03/05/2018, adaptado)


Nessa situação, os principais manuais de gerenciamento de crise de comunicação, indicariam

  • A que a melhor maneira de lidar com uma crise seria ignorá-la, evitando o contato com a imprensa e esperar que ela desaparecesse por si só.
  • B limitar a comunicação à alta administração da empresa, que se encarregaria demitir o gerente e justificar a prisão por atos de violência cometidos contra o patrimônio da cafeteria.
  • C Que, como as crises são geralmente imprevisíveis, não há como se preparar, logo apenas o CEO da empresa poderia estabelecer as estratégias de gerenciamento caso a caso.
  • D a transparência e a comunicação proativa com todos os públicos envolvidos seriam essenciais para minimizar os impactos negativos da crise sobre a imagem da empresa.
  • E que a empresa deve evitar assumir a responsabilidade para minimizar os danos à sua reputação e deve desviar a atenção da mídia através de promoções de seus produtos premium.