Questões de Comunicação Organizacional no Jornalismo (Jornalismo)

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A comunicação organizacional é fundamental para a construção da imagem de uma empresa. Envolve desde a comunicação interna, com os colaboradores, até a externa, com clientes, parceiros e a sociedade. Para ser eficaz, ela deve ser planejada estrategicamente e adaptar-se às mudanças tecnológicas e culturais. Uma falha nesse processo pode comprometer a reputação e a eficiência da organização.

No contexto de uma crise reputacional causada por uma ação equivocada de uma empresa nas redes sociais, assinale a alternativa cuja abordagem de comunicação organizacional é mais adequada para restaurar a confiança do público e mitigar os danos.

  • A Evitar comentar o incidente nas redes sociais e nos meios de comunicação, aguardando que a crise se dissipe por conta própria.
  • B Promover uma campanha publicitária com foco exclusivo nos produtos da empresa, sem mencionar o incidente, para desviar a atenção do público.
  • C Realizar um comunicado apenas para os colaboradores da empresa, sem abordar diretamente o público externo, visando minimizar o impacto da crise.
  • D Admitir o erro publicamente, comunicar as medidas corretivas que serão tomadas e manter uma linha de diálogo aberta com o público para prestar esclarecimentos.
  • E Desativar as redes sociais da empresa temporariamente para evitar maior disseminação do problema e restaurar as atividades depois que a situação estiver controlada.

Acerca dos métodos e técnicas da pesquisa em jornalismo, julgue o item a seguir. 


Nos últimos anos, a comunicação interna tem passado por transformações significativas, tornando-se essencialmente pública e virtual; intranet, redes de e-mails e sistemas wiki de compartilhamento são exemplos de canais de comunicação interna nas organizações.

  • Certo
  • Errado

A respeito da comunicação pública, analise as assertivas a seguir:


I. Entre suas funções, estão: informar (levar ao conhecimento, prestar conta e valorizar); ouvir as demandas, as expectativas, as interrogações e o debate público; contribuir para garantir a relação social (sentimento de pertencer ao coletivo, tomada de consciência do cidadão enquanto ator).

II. É uma comunicação formal que diz respeito à troca e à partilha de informações de utilidade pública, assim como à manutenção do liame social cuja responsabilidade é incumbência das instituições públicas.

III. A comunicação pública é aquela externa para o indivíduo consumidor. Em grande medida, tal comunicação é responsabilidade do setor público.

IV. A comunicação pública deve ser tratada como política de governo.


Quais INCORRETAS são? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas III e IV.
  • E I, II, III e IV.

A proposta de comunicação organizacional integrada engloba a Comunicação Mercadológica, a Comunicação Institucional e a Comunicação Interna da organização. As comunicações administrativas, formais e informais,e os fluxos de comunicação, que determinam o caminho percorrido pelas mensagens, desde o momento que saem do emissor até chegarem ao receptor, seguindo a direção vertical ou horizontal dentro das organizações são gerenciadas pela comunicação interna. Sobre os fluxos da comunicação, é correto afirmar:

  • A As mensagens circulam entre os funcionários ou grupos de um mesmo nível hierárquico, no fluxo circular. Quanto melhor a dinâmica e a organização desse fluxo, melhor a coordenação dos processos.
  • B O fluxo transversal está mais presente nas empresas de pequeno porte, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis da sua estrutura funcional.
  • C As pessoas interagem mais nas organizações descentralizadas e flexíveis nas quais a gestão é mais participativa e integrada, o que permite o fluxo e a comunicação em todas as direções, sem a distinção de níveis hierárquicos, configurando o fluxo horizontal.
  • D Existem, na direção vertical, dois fluxos: ascendente e descendente. No primeiro, as mensagens saem dos cargos de níveis hierárquicos inferiores para os superiores. No segundo, as mensagens saem dos cargos de níveis hierárquicos mais altos para os de níveis mais baixos.

A comunicação institucional é o tipo de comunicação que tem como intuito informar os públicos interessados das decisões da organização, seus conceitos e suas filosofias. Sobre a comunicação institucional, sabe-se que

  • A é dispensável para as organizações públicas, uma vez que elas objetivam promover o bem comum e o desenvolvimento sustentável do País, atendendo às necessidades e demandas da sociedade de forma eficiente, transparente e democrática.
  • B é a área responsável pela criação e pelo fortalecimento da identidade e imagem de uma organização, por meio de ações que promovam o diálogo e a interação com seus públicos, sejam eles internos (colaboradores e funcionários) ou externos (clientes, parceiros, imprensa e sociedade em geral).
  • C representa um campo muito específico de atuação que precisa alcançar apenas algumas poucas formas de comunicação, por isso, não tem relação com marketing, publicidade, imprensa e relações públicas, uma vez que busca transmitir a personalidade da instituição, sua imagem e seus valores.
  • D tem como foco melhorar a comunicação administrativa da instituição com seus públicos externos e também auxilia na disseminação eficiente de informações, decisões e fatos de uma determinada instituição junto aos seus stakeholders (clientes, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros e patrocinadores).