Questões de Comunicação Pública na Administração Pública (Administração Pública)

Limpar Busca

A comunicação é um processo de transmissão de informações de uma pessoa para outra; de um grupo para outro; de um órgão para outro etc. Para que haja eficiência na comunicação é fundamental que o destinatário da informação a receba e seja capaz de compreendê-la.
(PALUDO, A. Administração pública. 3 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.)



Sobre a comunicação pública e governamental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A comunicação pública compreende a comunicação praticada pelos entes públicos, através de canais oficiais e portais governamentais, envolvendo apenas o governo e seus órgãos, na garantia do interesse público.
( ) No aspecto social, a comunicação pública busca aproximar setores diferentes da sociedade, conscientizar e educar a população sobre seus direitos e deveres, e sobre a importância de sua participação no meio público.
( ) A gestão da comunicação governamental deve contemplar e priorizar tanto as informações de qualidade quanto a facilidade de acesso a essas informações.
( ) A comunicação governamental é mais ampla do que a comunicação pública, envolvendo também a comunicação com entidades paraestatais e não governamentais, e a sociedade em geral.

A sequência correta está em 

  • A V, V, F, V.
  • B V, F, F, F.
  • C F, V, V, F.
  • D F, F, V, V.

A mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos – notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; para expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; para submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; para apresentar veto; enfim, fazer comunicações do que seja de interesse dos Poderes Públicos e da Nação.

(Manual de Redação da Presidência da República, 2018.)

O Poder Executivo envia mensagens ao Poder Legislativo, com diferentes finalidades, dentre elas, para encaminhar 

  • A pedido de autorização para o Presidente ou o Vice-Presidente da República se ausentarem do país por menos de quinze dias, sendo constitucionalmente determinado que a autorização é da competência da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
  • B projetos de lei que compreendem o plano plurianual, diretrizes orçamentárias, orçamentos anuais e créditos adicionais, sendo as mensagens enviadas aos membros do Congresso Nacional e os respectivos ofícios endereçados ao Primeiro-Secretário do Senado Federal.
  • C medida provisória, sendo a mensagem dirigida aos membros da Câmara dos Deputados, mas com ofício do Ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República ao Primeiro Secretário da Câmara dos Deputados, juntando cópia da medida provisória.
  • D indicação de autoridades, sendo enviadas mensagens idênticas pelo Presidente da República que, como detentor de competência privativa para indicação de pessoas para ocuparem determinados cargos, comunica por cortesia o Congresso Nacional, Senado Federal e Câmara dos Deputados.

No que tange à ética na função pública, a disposição do servidor público em tornar as relações sociais mais fluentes ou menos ásperas está relacionada à

  • A civilidade.
  • B imparcialidade.
  • C objetividade.
  • D excelência.

O gerenciamento do relacionamento entre a administração pública e o consumidor ou cidadão pode ser favorecido pela adoção do sistema tecnológico denominado

  • A CRM (customer relationship management).
  • B BI (business intelligence).
  • C data mining.
  • D ERP (enterprise resource planning).

Atualmente, para oferecermos excelência na execução das nossas atividades, é necessário entregar valor, seja no setor privado ou no setor público. Assim, temos em evidência uma estratégia de negócios chamada storytelling, que tem como objetivo aproximar pessoas através de narrativas positivas.

Analise as afirmações abaixo em relação à storytelling para atendimento e resolução de problemas:
I- Através dessa estratégia, é possível gerar humanização do atendimento, pois permitirá uma maior conquista de empatia entre o público e a organização.
II- Uma desvantagem do storytelling é promover um relacionamento momentâneo com o público, pois quando a narrativa é concluída, termina também o potencial impacto positivo gerado por ela, não conseguindo estabelecer um relacionamento duradouro.
III- Uma das vantagens do storytelling é não precisar do processo de planejamento, tendo em vista que é formado e construído através do primeiro contato com o cliente. Assim, não é possível formar narrativas de forma antecipada.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A I apenas.
  • B II e III apenas.
  • C III apenas.
  • D I, II e III.
  • E II apenas.