Questões de Comunicação Pública na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Segundo Lupetti (2009), as campanhas de comunicação variam em função do objetivo da comunicação e do público a ser atingido. Tendo em vista os diferentes tipos de campanhas de comunicação propostos pela autora, analise o trecho abaixo, especialmente adaptado para essa prova:


Desde março de 2024, o Ministério da Saúde (MS) intensificou a campanha de imunização contra a influenza, com o objetivo de prevenir as complicações decorrentes da doença, óbitos e o seu impacto na saúde pública, assim como reduzir os sintomas que geram muitas dúvidas na população ao confundi-los com os sintomas da Covid-19. Nesse sentido, a campanha contempla um conjunto de peças que, além de informar, procura sensibilizar os brasileiros por meio de mensagens que incentivam a vacinação, esclarecem sobre a sua eficácia, além de tratar do acolhimento do Sistema Único de Saúde (SUS), da empatia e do cuidado com o próximo. “Pra Vida Seguir em Frente, Eu Digo Sim Pra Vacina” é o conceito presente em todas as peças da campanha que começou a ser veiculada em um amplo espectro de mídias.


Diante do exposto, a campanha de imunização contra a influenza pelo MS é um tipo de campanha: 

  • A De promoção.
  • B Guarda-chuva.
  • C Institucional.
  • D De incentivo.
  • E Cooperada.

Avalie a situação a seguir:

O diretor de comunicação de uma grande organização pública recebeu o resultado de uma pesquisa por ele encomendada. Os pontos principais eram os seguintes: muitos cidadãos afirmavam não ter informações suficientes sobre a organização e, além disso, demandavam mais transparência e participação nas decisões da organização.

Nesse caso, por se tratar de uma organização pública que deseja atender as demandas dos cidadãos, o caminho correto seria

  • A apostar na comunicação unidirecional, usando apenas comunicados de imprensa periódicos com as informações mais relevantes sobre a organização.
  • B contratar uma agência de relações públicas para gerenciar a imagem da organização nas redes sociais, garantindo que todos os comentários desfavoráveis fossem apagados.
  • C implementar uma comunicação bidirecional, que além de fornecer informações claras e acessíveis sobre a organização, criasse canais que incentivassem a participação dos cidadãos.
  • D fornecer apenas as informações positivas sobre a organização, para evitar reclamações, desinformação e impedir qualquer crítica pública.
  • E ignorar a demanda por participação, e focar-se apenas em fornecer a transparência e o mínimo de informação, apenas para cumprir as exigências legais.

A Comunicação Governamental, a Comunicação Política e a Comunicação Pública possuem características distintas.

A partir dessa constatação, várias atitudes são esperadas de quem atua em Comunicação Pública, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Priorizar interesses político partidários dos governantes em exercício para continuidade dos projetos assistenciais.
  • B Adaptar os instrumentos de comunicação às necessidades, possibilidades e interesses dos públicos.
  • C Ter compromisso em privilegiar o interesse público em relação ao interesse individual ou corporativo.
  • D Tratar a comunicação como um processo mais amplo do que simplesmente informação.
  • E Centralizar o processo de comunicação no cidadão.

Considere as seguintes reflexões de Jorge Duarte:

Por parte do mercado, as empresas, preocupadas com sua imagem pública, sentiram-se compelidas a tomar atitudes socialmente responsáveis e tanto as instituições privadas quanto as públicas ficaram atentas às reivindicações dos cidadãos. [...] A comunicação é hoje um ator político proeminente e é parte constituinte da formação do novo espaço público.

DUARTE, J. Conceitos de Comunicação Pública. In. DUARTE, J. (org.). Comunicação pública. Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2007. p. 9-10.


Qual seria a definição mais adequada para o conceito de comunicação pública?

  • A A transmissão de mensagens promocionais por meio de canais de mídia tradicionais.
  • B O processo de compartilhar informações apenas entre instituições governamentais.
  • C A prática de difundir notícias e eventos apenas para o público interno de uma organização.
  • D A gestão estratégica da comunicação, envolvendo a interação entre instituições públicas e privadas, visando ao interesse coletivo.
  • E A divulgação seletiva de informações para influenciar a opinião pública a favor de determinadas organizações.

Comunicação pública, interesse público e opinião pública são conceitos-chave na sociedade moderna. A respeito desses conceitos, assinale a opção correta.

  • A O interesse público se refere ao bem comum, à proteção da propriedade privada, ao interesse geral da sociedade civil.
  • B A comunicação pública é a capacidade do governo de fazer circular informações.
  • C Opinião pública é a opinião do público a respeito de um candidato, aferida pelas pesquisas eleitorais.
  • D A comunicação pública é a comunicação das autoridades com o público, nela prevalecendo os interesses do Estado e a opinião das empresas.
  • E Comunicação pública, interesse público e opinião pública têm em comum a preocupação com o bem público e a noção de coletividade, sob uma visão de espaço público democratizado.