Questões de Comunicação Visual (Jornalismo)

Limpar Busca

Sobre conceitos, características da linguagem visual e aspectos estéticos da comunicação, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Alinhamentos justificados trazem harmonia e seriedade, sendo indicados para textos longos. O profissional precisa ter controle sobre kerning (espaçamento entre caracteres), tracking (alargar ou apertar os caracteres) e hifenização (separação da palavra).
  • B Quanto maior é o tamanho do texto (quantidade de linhas), maior é a necessidade de contraste entre o fundo e a cor do texto.
  • C Texto sobre fundos com diferentes cores transmite uma sensação de clareza e objetividade.
  • D O espaço entre as letras e as palavras deve ser conciso; em textos longos, costuma-se utilizar o espaçamento proporcional de 1 a 1,5.
  • E O sistema de cores RGB é encontrado em monitores de computador, TVs, câmeras digitais. Já o CMYK é usado em materiais impressos.

Em jornalismo, um projeto gráfico possui diversas características que visam garantir a eficiência na apresentação das informações e a comunicação clara com o público. Uma das principais características de um projeto gráfico envolve a definição de elementos visuais, como o logotipo, as cores institucionais, os estilos de fonte e outros elementos que se repetem em todas as edições.

O texto acima se refere ao(à)

  • A layout e grid.
  • B tipografia.
  • C paleta cromática.
  • D identidade visual.
  • E hierarquia visual.
Considerando que os infográficos são as saídas perfeitas para informar e atrair a atenção do usuário por utilizar elementos que sintetizam informações mais complexas e de mais fácil entendimento, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Sonoro. ( ) Textual. ( ) Estático. ( ) Animado. ( ) Interativo. A
sequência está correta em
  • A F, V, F, V, F.
  • B F, V, V, F, F.
  • C V, F, F, V, V.
  • D F, F, V, V, V.
  • E V, F, V, F, V.

Relacione as colunas abaixo em relação às mudanças havidas com o jornalismo digital em relação ao impresso.
Coluna 1 Tipos de Jornalismo
1. Webjornalismo
2. Jornalismo Impresso
Coluna 2 Descrição
( ) Boa parte da produção do material jornalístico é feita em qualquer lugar, em casa, na rua ou no escritório.
( ) Emprego do box, retranca ou janela para contextualizar o material jornalístico.
( ) O conhecimento é renovável: há convergência de habilidades.
( ) Redação com muitos profissionais e cada um atuando em sua área.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A 1 • 1 • 1 • 2
  • B 1 • 2 • 1 • 1
  • C 1 • 2 • 1 • 2
  • D 2 • 1 • 1 • 2
  • E 2 • 2 • 1 • 1
A respeito dos tipos de release, que é o material de divulgação produzido pela assessoria de imprensa destinado aos veículos de comunicação, observa-se que 
  • A o release dirigido deve ser enviado para diversos colunistas dos meios de comunicação.
  • B o release dirigido é o que destaca a informação (o quê?), ou seja, o fato em si, e o público-alvo (a quem se destina).
  • C o release de opinião considera as particularidades de determinado espaço jornalístico.
  • D o release deve chamar atenção para o valor das informações, do texto e de sua apresentação visual.