Questões de Conar (Comunicação Social)

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Sobre o Conselho Nacional de AutorregulamentaçãoPublicitária, é correto afirmar que

  • A é uma organização não governamental que fiscaliza as questões éticas da publicidade e da propaganda no Brasil.
  • B tem o poder de censurar propagandas que não observam as recomendações do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
  • C pode julgar a pertinência de propagandas oficiais de cunho institucional e proibir veiculação de peças condenáveis.
  • D sua manutenção é feita com verbas governamentais administradas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
  • E as decisões do Conselho são definitivas e não são passíveis de recursos.

Leia o trecho publicado pelo site do Meio e Mensagem sobre a atuação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), em 2023, sob o título
Heineken, Ambev e Diageo são os anunciantes mais punidos pelo Conar

A aparência jovem dos modelos escalados para campanhas de bebidas alcoólicas, que motivou uma das penalidades impostas à Heineken, também afetou a Diageo. Campanha de lançamento do Johnnie Walker Blonde gerou queixas de consumidores em relação à jovialidade dos protagonistas e ao fato de ter sido exibida em mídia exterior, que alcança todas as faixas etárias, sem possibilidade técnica de segmentação por idade.

No caso de anúncios de bebidas alcoólicas, de acordo com o CONAR,

  • A adolescentes maiores de 13 anos podem aparecer no segundo plano da imagem, desde que sem contato direto com a bebida;
  • B crianças maiores de oito anos podem aparecer apenas no fundo das imagens de anúncios de bebidas de baixo teor alcoólico;
  • C os modelos constantes nos anúncios, se forem menores, devem aparentar ter pelo menos 18 anos de idade;
  • D qualquer pessoa que apareça nos anúncios de bebidas alcoólicas deverá ser e parecer maior de 25 anos de idade;
  • E a idade mínima dos modelos é fiscalizada apenas quando o anúncio é exibido em mídia exterior.

Segundo o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária,

  • A permite-se publicidade comparativa apenas quando houver apelo para aspectos emocionais das marcas.
  • B deve-se priorizar o uso de propaganda subliminar quando o público-alvo for composto por adolescentes e jovens.
  • C independentemente da autorização da pessoa retratada ou imitada, os anúncios testemunhais permitem o uso de sósias, desde que estes sejam convincentes na apresentação das características do produto anunciado.
  • D peças publicitárias podem usar fotos de grandes grupos em que os indivíduos possam ser reconhecidos, desde que não envolvam um contexto difamatório, ofensivo ou humilhante.
  • E sem aviso prévio ao consumidor, pode-se usar a palavra “grátis” ou expressão de idêntico significado apenas quando os custos de aquisição do que foi prometido se restringirem a despesas com frete, entrega ou serviço postal.

No Brasil, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) é um dos órgãos que normatizam aspectos relativos à legislação e à ética no universo da publicidade e da propaganda. Seu código é bastante abrangente, incluindo as chamadas categorias especiais de anúncios, com recomendações específicas para cada modalidade.
Disponível em http://www.conar.org.br. Acesso em: 27 jul. 2018 (adaptado).

Considerando a relevância do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, assinale a opção correta.

  • A O código recomenda que se preze pelo uso adequado da língua portuguesa, condenando a presença de calão em anúncios.
  • B A veiculação de anúncios criados no exterior, segundo o referido código, deve ser estimulada no país, acolhendo-se a livre competição.
  • C As relações públicas, consideradas atividades promocionais regulares, são contempladas nesse código.
  • D As regras referentes à propaganda político-partidária também são estabelecidas por esse código.
  • E O referido código prevê o pagamento de multa como possível penalidade a agências publicitárias que cometam infração.

Será que, após a pandemia, teremos que agregar outros valores, além daqueles que o produto ou o serviço já entregava? É hora de refletirmos, principalmente, o “porquê” dos negócios, produtos e serviços. Segundo pesquisa da Euromonitor International sobre tendências globais de consumo, em 2021, 69% dos respondentes esperavam que os consumidores se importassem mais com a sustentabilidade do que antes da pandemia de Covid-19. Já a pesquisa da McKinsey & Company, de 2020, mostrou que 85% dos brasileiros afirmavam que se sentiam melhor ao comprar produtos sustentáveis e, ainda, 84% dos consumidores da Geração Z pararam de comprar produtos de empresas envolvidas em escândalos polêmicos, como teste em animais ou trabalho análogo ao escravo.
Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2021/03/05/o-consumo-pos-pandemiacom-valor-sustentavel.html. Acesso em: 16 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e a legislação pertinente ao exercício da publicidade no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A prática de greenwashing (“banho verde”) nas campanhas publicitárias, intensificada desde o início da pandemia de Covid-19, fez o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) condicionar à autorização prévia a veiculação dos anúncios como tema “sustentabilidade”, de modo a coibir o rápido crescimento da publicidade enganosa no país.
PORQUE
II. A publicidade enganosa é descrita pelo Código de Defesa do Consumidor como a indução de consumidores ao erro, por meio de informações falsas em anúncios publicitários, aplicando-se ao caso de empresas que se apresentam como ambientalmente responsáveis sem terem adotado práticas reais de sustentabilidade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.