Questões de Conceito de sistema, organização e comunicação (Relações Públicas)

Limpar Busca

Na perspectiva de Margarida Kunsch, a formulação de um plano estratégico de comunicação organizacional envolve três fases, a saber: 1. Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico; 2. Planejamento estratégico da comunicação organizacional e 3. Gestão estratégica da comunicação organizacional.

A segunda fase é marcada pelo(a)

  • A diagnóstico estratégico da comunicação organizacional.
  • B análise do ambiente externo, setorial e interno da organização.
  • C controle das ações de comunicação e avaliação de resultados.
  • D pré-definição do negócio e percepção da missão, da visão e dos valores da organização.
  • E determinação dos objetivos e metas e esboço das estratégias gerais da comunicação organizacional.

Segundo Cecato, durante muito tempo a área de comunicação foi vista apenas como um custo a mais para as empresas, cenário hoje modificado devido a diversos fatores, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Apresentação de relatórios focados unicamente na demonstração de excelente exposição e centimetragem na mídia corporativa.
  • B Desenvolvimento dos sistemas de mensuração de resultados das ações de comunicação.
  • C Profissionalização da comunicação e globalização dos negócios.
  • D A clara demonstração de como o trabalho de comunicação impacta os planos de desenvolvimento e de sustentabilidade da empresa.
  • E Desenvolvimento de métodos cada vez mais científicos e aceitos no mercado para mensuração e clara apresentação de resultado das ações de comunicação.
Na gestão da informação, a construção de uma relação sólida com as fontes e o público da informação é crucial para garantir a confiabilidade e a eficácia da comunicação. Assinale a alternativa que apresenta qual princípio é fundamental para estabelecer uma relação ética e transparente com as fontes e o público da informação.
  • A Ocultar informações sensíveis para evitar preocupações desnecessárias do público
  • B Selecionar fontes de informação com base apenas em critérios financeiros
  • C Manter uma comunicação unidirecional, sem considerar o feedback do público
  • D Priorizar a divulgação de informações que beneficiem exclusivamente a organização
  • E Garantir a transparência, a imparcialidade e a acessibilidade das informações para o público

Elemento fundamental na gestão organizacional, a comunicação deve ser estabelecida por um sistema que leve em consideração tanto os aspectos de funcionamento interno quanto os relacionamentos externos.

Para isso, o sistema deve conjugar as redes

  • A social e formal
  • B social e hierárquica
  • C formal e informal
  • D formal e hierárquica
  • E formal e organizacional

Cada vez mais, as empresas investem no chamado CRM (Customer Relationship Management), a fim de intensificar as relações com seus clientes.

Estabelecer práticas de CRM torna-se uma vantagem competitiva para a organização, uma vez que

  • A reduz os custos de produção.
  • B limita o comércio colaborativo.
  • C alinha incentivos e indicadores.
  • D aumenta a rotatividade dos clientes.
  • E fornece menos informações para a linha de frente.