Questões de Conceitos Básicos em Governança de TI (Governança de TI)

Limpar Busca

Um dos principais objetivos da Governança de Tecnologia da Informação (TI) é:

  • A Gerenciar projetos de TI.
  • B Implementar novas tecnologias.
  • C Garantir os processos de escolha de diretores e presidentes das empresas.
  • D Automatizar processos de segurança.
  • E Alinhar a TI aos objetivos estratégicos do negócio.

Quanto às ferramentas de monitoramento de desempenho, à análise e otimização de recursos de hardware e software e à identificação e resolução de gargalos de desempenho, julgue o item.


O monitoramento contínuo de desempenho é crucial para identificar gargalos, otimizar o uso de recursos e garantir a eficiência operacional do ambiente de TI. 

  • Certo
  • Errado

No que concerne ao planejamento e à execução de atividades de manutenção preventiva, à identificação e à correção de falhas e de problemas e às ações corretivas para garantir a integridade e disponibilidade dos sistemas, julgue o próximo item.


Nas empresas, a manutenção preventiva em equipamentos de hardware não deve ser executada, pois ela sempre resulta em custos mais altos de reparo. Nesse caso, o ideal é realizar a manutenção apenas quando ocorrerem falhas nos equipamentos.

  • Certo
  • Errado

Para implantar um programa de governança de TIC, é importante elencar pontos críticos como:

  • A definir o escopo, gerenciar riscos e realizar auditorias;
  • B definir processos, monitorar o andamento e alinhar politicamente;
  • C premiar a equipe, definir contingências e informar regularmente;
  • D comprometer a alta direção, monitorar a transição cultural e capacitar a equipe;
  • E ter um patrocinador poderoso, comprometer a instituição e definir receitas futuras.

No que concerne ao planejamento e à execução de atividades de manutenção preventiva, à identificação e à correção de falhas e de problemas e às ações corretivas para garantir a integridade e disponibilidade dos sistemas, julgue o próximo item.


A análise de relatórios de inspeção e de falhas é crucial para identificar padrões e tendências de problemas nos equipamentos.

  • Certo
  • Errado