Questões de Conceitos Básicos em Turismo (Turismo)

Limpar Busca

Os visitantes de um município brasileiro foram convidados a avaliar elementos da localidade com notas de 1 a 5, sendo 1 a pior nota e 5 a melhor. Veja os resultados finais desta pesquisa.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Com base nestes dados, é possível dizer que:

  • A A infraestrutura é o ponto fraco da localidade.
  • B Os elementos superestrutura correspondem ao diferencial do destino.
  • C A oferta original não satisfez os respondentes.
  • D Os itens da oferta agregada tiveram, em geral, a pior avaliação.

O levantamento da demanda turística internacional no Brasil, historicamente, inclui as informações sobre quantidade de entradas no país e as despesas realizadas por estas pessoas. Por questões diversas, os últimos dados completos disponíveis referem-se ao ano de 2019 (veja a figura). Imaginando uma retomada das pesquisas, e com base nas sugestões de Beni (2004), qual das alternativas abaixo representa uma informação relevante a ser recolhida para a caracterização do fluxo internacional de turistas para o Brasil, considerando que o símbolo quadrado é referente à receita obtida e triângulo é o número de turistas que entraram no país.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em: https://blog.panrotas.com.br/mktdestinos/2020/06/28/como-sair-perdendo-no-turismo-internacional/

  • A Chegadas de turistas no país, segundo o idioma do país de origem.
  • B Chegadas de turistas no país, segundo caráter do vínculo empregatício na origem.
  • C Chegadas de turistas no país, segundo pontos de entrada e meios de transporte.
  • D Chegada de turistas no país, segundo o país do passaporte do turista.

Segundo Barretto (2014), existem várias formas de classificar os turistas. Uma delas é a proposta por Plog (1972), denominada Modelo Cognitivo-Normativo, que os divide em:

  • A alocêntricos, mesocêntricos e psicocêntricos.
  • B não institucionalizados (nômades e exploradores) e institucionalizados (turistas de massa individuais e turistas de massa organizados).
  • C peregrinos modernos (existenciais, experimentais e experienciais) e buscadores de prazer (diversionários e recreacionais).
  • D exploradores, turistas de elite, alternativos (off-beat), inusuais, turistas de massa incipiente, turistas de massa e charters.

Camargo (2004, p. 51) propôs um modelo de tempos e espaços nos quais se realiza a hospitalidade. Ele considera ser estritamente necessária a “continuidade entre o estilo doméstico e público de hospitalidade que se transfere naturalmente para o estilo profissional e virtual." Segundo este autor:

  • A em uma viagem de lazer, a hospitalidade em um hotel se processa à margem da cidade.
  • B no que tange à hospitalidade, deve-se manter a distinção entre as categorias de turistas e residentes.
  • C a Hospitalidade, como objeto de estudo acadêmico, é bastante antiga.
  • D é difícil imaginar o futuro da hospitalidade sem uma consideração efetiva do campo da hospitalidade virtual.

A manutenção hoteleira é fundamental para garantir que o hotel desempenhe suas atividades com a maior capacidade produtiva possível, evitando altos investimentos sem necessidade e certificando que os clientes estejam satisfeitos com os serviços e equipamentos ofertados. A manutenção pode ser dividida em dois tipos: preventiva e reparativa. De acordo com Castelli (2003), a manutenção preventiva ainda pode ser dividada em duas: manutenção preventiva sistemática e manutenção preventiva previsiva. Assinale a alternativa que apresenta a descrição da manutenção preventiva sistemática.

  • A É a manutenção que se faz necessária sempre que um equipamento apresentar uma avaria.
  • B É a manutenção programada e realizada independentemente de qualquer avaria no equipamento.
  • C É a manutenção que ocorre através de processos de avaliação e se antecipa com rela- ção a possíveis anomalias nos equipamentos.
  • D É a manutenção realizada com o intuito de consertar equipamentos, móveis e instalações, evitando aumento de custos para a empresa, tentando conservar os componentes até quando for possível, desde que não se comprometa a qualidade do equipamento.