Questões de Conceitos Básicos em Turismo (Turismo)

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Sobre os impactos decorrentes do turismo na localidade, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Medir os impactos econômicos é mais difícil e complexo do que medir os impactos de natureza sociocultural provocados pelo turismo.
  • B Destinações com economias frágeis, tais como as dos países subdesenvolvidos, geralmente sentem mais fortemente os impactos negativos da atividade turística.
  • C Não é raro que aconteça de moradores de destinações turísticas abandonarem suas atividades econômicas tradicionais para se transformar em prestadores de serviços turísticos.
  • D Ainda que haja grandes investimentos em infraestrutura turística, para que a população residente na destinação venha a ocupar bons postos de trabalho, ela precisa possuir a qualificação profissional necessária.
  • E As atividades econômicas tradicionais da localidade devem ser preservadas, de modo que se assegure a sua coexistência com o crescimento da atividade turística.

Para Gastal e Moesch (2007), o turismo é compreendido como uma experiência do indivíduo, em seus deslocamentos, ao se defrontar com o novo e com o inesperado, de vivenciar “processos de mobilização subjetiva que o levariam a parar e a re-olhar, a repensar, a reavaliar, a ressignificar não só a situação, o ambiente, as práticas vivenciadas naquele momento e naquele lugar, mas muitas das suas experiências passadas.” A partir do olhar das autoras, “o estranhamento, nestes termos, não dependeria do tamanho da distância percorrida, mas da mobilização afetiva desencadeada”. Para elas, “isso pode se dar dentro do bairro ou da cidade em que se reside, quando o cidadão sai de suas rotinas temporais e espaciais ao visitar, por exemplo, um bairro diferente do seu” (2007, p.10).

GASTAL, S. A.; MOESCH, M. M. Turismo, políticas públicas e cidadania. São Paulo: Aleph, 2007.

Após a leitura acima, consideremos a situação proposta:

Patrícia é professora universitária e três vezes por semana se desloca de sua residência, em Olinda, para participar de atividades acadêmicas presenciais numa universidade em Caruaru.

Com base no texto e na situação proposta, conclui-se que:

  • A Patrícia não é turista em Caruaru.
  • B A atividade intelectual de Patrícia faz dela uma turista de negócios.
  • C Turismo de negócios não pode ser considerado turismo.
  • D Todo mundo que viaja faz turismo.
  • E Quem viaja a trabalho nunca faz turismo.

Dentre as afirmações abaixo, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Cada destino ou localidade turística possui particularidades, por isso o planejamento turístico precisa ser também específico para aquele local, respeitando suas limitações e potencializando seus pontos fortes.

( ) São considerados excursionistas todos os visitantes que permanecem mais de 24 horas no local visitado, ocupando consequentemente um alojamento coletivo ou privado para passar a noite.

( ) A sazonalidade, a demanda elástica, a perecibilidade e a impossibilidade de estocagem são algumas das características da atividade turística.

( ) O turismo se caracteriza por ser uma atividade econômica, com efeitos apenas na geração de renda e postos de trabalho.

( ) No turismo, assim como no comércio de artigos tradicionais, existe um produto a ser consumido; a diferença é que quem se desloca é a demanda, pois a oferta é fixa. Assim, o produto turístico é produzido e consumido no mesmo local, e o consumidor é quem se desloca para a área de consumo.



Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

  • A VVVFF
  • B FFVFV
  • C VVVFV
  • D VFFFV
  • E VFVFV

No livro Análise Estrutural do Turismo, que vem referenciando estudos da área nas duas últimas décadas, Mário Carlos Beni propõe uma análise que envolva elementos que possibilitem uma compreensão sistêmica e abrangente, que possa respaldar o planejamento turístico.

BENI. M. C. Análise estrutural do turismo. 6. ed. São Paulo: Senac, 2001.

É INCORRETO afirmar que entre os elementos da análise proposta por Beni figuram

  • A Estudo do espaço turístico, abrangendo o levantamento de: delimitação e descrição física da área receptora; recursos naturais e culturais e análise do diferencial turístico; equipamentos receptivos: alojamento hoteleiro, extra-hoteleiro e complementares de alimentação e recreação; infraestrutura de apoio à atividade turístico-recreativa
  • B Perfil socioeconômico da área receptora, compreendendo o levantamento de: ocupação do território e densidade geográfica; composição étnica da população e organização social; indicadores macroeconômicos, tais como, renda, investimentos de capital, consumo, importação e exportação; indicadores dos setores da atividade econômica, com ênfase no setor terciário.
  • C Estudo da ordenação geopolítica e administrativa da área receptora, compreendendo o levantamento de: organização institucional e legal; grau de intervenção do Estado; políticas básicas.
  • D Estudos e previsões do comportamento do mercado de turismo na área receptora, compreendendo a análise de clusters e o levantamento de: oferta, composta por indicadores de ocupação dos equipamentos receptivos e medidas de ocupação dos espaços de recreação; e demanda, contendo a quantificação e qualificação do tráfego turístico para caracterização e classificação dos fluxos em função da permanência, solicitações de equipamentos e outras variáveis de consumo e medidas de intensidade de participação nas várias atividades de recreação e entretenimento.
  • E Análise do perfil dos concorrentes, abrangendo o levantamento de: destinos semelhantes em relação às características físicas, históricas ou populacionais; destinos competitivos em relação aos preços praticados; destinos geograficamente próximos, que possam disputar a demanda; destinos que estejam despontando no cenário local, regional, nacional ou internacional, atraindo as atenções da imprensa e o interesse de operadoras, agências e outros componentes do trade turístico.

Com base em Dias (2003), assinale a alternativa INCORRETA em relação à história do turismo.


DIAS, R. Sociologia do turismo. São Paulo: Atlas, 2003.

  • A Na segunda metade do século XX, o turismo alcançou amplitude sem precedentes devido, fundamentalmente, à ampliação do direito a férias remuneradas conquistado pelos trabalhadores.
  • B Foi na primeira metade do século XIX que surgiu o termo ‘turismo’, e pode-se afirmar que a partir daí foi possível distinguir e agrupar um conjunto de atividades que antes do uso desse termo eram conhecidas por outros nomes.
  • C O Grand Tour tinha intuito educativo, sendo voltado, principalmente, a aprender idiomas, observar costumes estrangeiros, comprar obras de arte como recordação e visitar monumentos.
  • D O inglês Thomas Cook é comumente lembrado pela sua contribuição para o turismo moderno, tendo sido um pioneiro no conceito de excursão organizada devido às viagens que organizou nos primórdios da aviação civil, no início do século XX.
  • E Em meados da década de 1970, a ideologia triunfalista do turismo – que coloca a atividade como geradora de impactos positivos sem se debruçar sobre seus efeitos negativos – começa a ser desmistificada e começam a surgir estudos que questionam um modelo que tinha potencial de gerar nos países receptores dependência econômica, política e cultural.