Questões de Conceitos Básicos (Engenharia de Software)

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Em projeto de software, um Stakeholder representa:

  • A Um conjunto de diagramas da UML.
  • B Uma técnica de programação em pares.
  • C Uma metodologia de testes de software.
  • D Uma técnica aplicada para quantizar os riscos.
  • E Indivíduos e organizações cujos interesses podem ser afetados pelo projeto de software.
O Guide to the Software Engineering Body of Knowledge, conhecido pela sigla SWEBOK, é um documento criado sob o patrocínio da IEEE com a finalidade de servir de referência em assuntos considerados, de forma generalizada pela comunidade, como pertinentes à área de Engenharia de Software. O SWEBOK apresenta uma classificação hierárquica dos tópicos tratados pela Engenharia de Software, em que o nível mais alto são as Áreas do Conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta áreas do Conhecimento do SWEBOK.  
  • A Requisitos de Software; Teste de Software; Gestão de Custos do Projeto; Qualidade de Software.
  • B Requisitos de Software; Riscos de Software; Gerência de Configuração de Software; Qualidade de Software.
  • C Requisitos de Software; Teste de Software; Gerência de Configuração de Software; Gestão de Aquisições de Software.
  • D Requisitos de Software; Teste de Software; Gerência de Configuração de Software; Qualidade de Software.
  • E Requisitos de Software; Gestão de Comunicação do Projeto; Gerência de Configuração de Software; Qualidade de Software.

Analise as afirmativas abaixo sobre reengenharia de software.

I. A reengenharia de software busca melhorar o entendimento e estrutura do software.

II. A reengenharia aumenta os riscos do projeto.

III. A reengenharia aumenta os custos do projeto.

IV. A engenharia reversa, considerada uma atividade da reengenharia, ajuda a documentar o sistema.

De acordo com as afirmativas, marque a alternativa CORRETA: 

  • A As afirmativas I, II e IV estão corretas
  • B Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • C Apenas a afirmativa IV está incorreta.
  • D Apenas as afirmativas II e III estão incorretas.

O treinamento de usuários de sistemas baseados em software é muitas vezes considerado irrelevante frente ao investimento na informatização de uma instituição. Sobre o treinamento de usuários, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O treinamento dos usuários do sistema deve ser sempre ministrado pela equipe de desenvolvimento do sistema.
  • B A primeira etapa do treinamento dos usuários pode começar pelo conhecimento da documentação do sistema.
  • C O treinamento deve ser planejado e realizado por tipo de usuário: operacional, técnico e gerencial.
  • D O manual do usuário e os tutoriais do sistema podem ser usados no treinamento de usuários do sistema

O desenvolvimento de sistemas baseados em computação exige, como todos os projetos técnicos e de engenharia, a documentação de sistemas. Sobre as técnicas de documentação de sistemas baseados em software, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A A modelagem Ágil tem foco na codificação de artefatos de software e, por este motivo, dispensa completamente a documentação de sistema.
  • B Lista de eventos, Diagrama de Fluxo de Dados e Diagrama Entidade-Relacionamento são exemplos de documentos gerados na metodologia tradicional.
  • C Diagrama de Casos de Uso, Descrição de Cenários e Diagrama de Classes são documentos gerados quando se utiliza a notação da UML (Unified Modeling Language).
  • D O conjunto de documentos a serem gerados é função da técnica e da metodologia adotadas pela equipe de desenvolvimento.