Questões de Conceitos Básicos (Governança de TI)

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O controle da criação dos processos de tecnologia da informação (TI), a garantia de que a TI faça o que for preciso para atender às necessidades do negócio, o gerenciamento correto dos recursos, a minimização ou o tratamento dos riscos e a garantia de que as operações estejam em conformidade com as leis estão relacionados

  • A à implantação de uma certificação empresarial.
  • B à realização de uma auditoria interna.
  • C à implantação da governança de TI.
  • D ao levantamento dos processos da TI.
  • E à criação de um planejamento estratégico.
O cumprimento da legislação ambiental, diagnósticos dos aspectos e impactos ambientais de atividades relacionadas à área da Tecnologia da Informação, seguindo e desenvolvendo procedimentos e planos de ação com objetivos de eliminação ou diminuição da agressão ambiental é denominada mundialmente, em inglês, pelas palavras:
  • A Green Ecologic
  • B Green IT
  • C Information Ecologic
  • D Ecologic Technology
  • E Technology Green

Durante a execução de um contrato para implantar uma central de suporte técnico de tecnologia da informação em um ente da Administração pública, o fornecedor foi determinado como responsável exclusivo pelo fornecimento de detalhes para reporte de entregas de compromissos firmados, pois não havia um preposto da entidade contratante para acompanhar o contrato no local do serviço. Essa prática é

  • A correta quanto à responsabilidade de reporte pelo fornecedor e incorreta quanto à inexistência do preposto da entidade contratante.
  • B correta quanto à responsabilidade de reporte pelo fornecedor, bem como quanto à inexistência do preposto da entidade contratante.
  • C incorreta quanto à responsabilidade do fornecedor e correta quanto à inexistência do preposto da entidade contratante.
  • D incorreta quanto à responsabilidade do fornecedor, bem como quanto à inexistência do preposto da entidade contratante
  • E correta quanto à responsabilidade do fornecedor e à inexistência do preposto da entidade contratante, por se tratar de serviço de informática.

Nas melhores práticas de Governança de TI, a transparência é atingida primariamente através de qual área de foco?

  • A Alinhamento estratégico
  • B Entrega de valor
  • C Gestão de Risco
  • D Gestão de Recursos
  • E Mensuração de Desempenho

Sobre outsourcing de TI, considere:

I. Estratégia de outsourcing é o portfolio de planos de ação de sourcing que, especificamente, mostra onde a empresa está e onde necessita estar dentro de um período, em relação à provisão de serviços, aos serviços que serão providos interna e externamente, às localidades onde serão fornecidos e à quantidade de mudanças que serão necessárias.

II. A definição de uma estratégia de outsourcing pode se basear nos modelos de outsourcing de TI The eSourcing Capability Model for Service Providers (eSCM-SP) e The eSourcing Capability Model for Client Organizations (eSCM-CL).

III. Alguns dos fatores que levam uma empresa a terceirizar a TI são: necessidade de focar no negócio principal, aumento da complexidade da TI (que exige novos especialistas), aumento do custo interno da TI (que precisa ser reduzido) e aumento dos riscos (nesse caso, é preferível transferi-los).

IV. Em alguns casos, a empresa decide por terceirizar tudo, às vezes com mais de um fornecedor. Há outros casos em que, em função da distribuição geográfica da empresa, serviços locais similares aos de outras localidades são operados por fornecedores distintos. Dependendo da extensão da terceirização, a organização de TI, sua estrutura e as competências necessárias podem ser alteradas.

Está correto o que se afirma em

  • A I, II, III e IV.
  • B I e II, apenas.
  • C II e IV, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E I e III, apenas.