Questões de Conceitos de BPM (Modelagem de Processos de Negócio (BPM))

Limpar Busca

A abordagem BPM (Business Process Management) busca melhorar e otimizar processos de negócios, aumentando eficiência e desempenho organizacional.
Nesse contexto, é correto afirmar que

  • A a análise AS IS tem como função avaliar o estado atual do negócio, sendo parte da fase de modelagem, enquanto a análise TO BE, sendo aplicada ao futuro, é executada na fase de monitoramento.
  • B o Diagrama de Casos de Uso se concentra em representar a interação entre atores e casos de uso, organizando as responsabilidades em raias.
  • C KPI's (Key Performance Indicators) são utilizados para medir diversos aspectos de desempenho de maneira estritamente quantitativa.
  • D BPMS buscam integrar completamente o ambiente operacional de uma organização, abrangendo seus processos, pessoas e informações de forma coesa.
  • E A taxonomia em portais corporativos é responsável pela criação automática de workflows, classificando tarefas hierarquicamente com base na estrutura organizacional.

Em relação a BPM (business process management), julgue o próximo item.


BPM do tipo centrado na integração, de que é exemplo a criação de um contrato legal, tem como objetivo principal melhorar a precisão e a velocidade dos fluxos de trabalho de geração de documentos.

  • Certo
  • Errado

Em relação a BPM (business process management), julgue o próximo item.


Segundo o princípio do holismo, o BPM não deve ter um foco isolado em áreas específicas de uma organização, mas sim ser executado em toda a empresa ou cadeia de abastecimento; além disso, não deve ser concebido apenas como um exercício de modelagem, mas como uma abordagem holística que compreende aspectos estratégicos, metodológicos, técnicos e sociais.  

  • Certo
  • Errado

O Business Process Management (BPM) ou Gerenciamento de Processos de Negócio usa uma abordagem que identifica, desenha, executa, documenta, mede, monitora, controla e melhora os processos de negócio, sejam automatizados ou não, alcançando resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas da organização. Sobre o BPM, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Inclui modelagem, análise, desenho e medição de processos de negócio de uma organização.
  • B Aborda um trabalho ponta a ponta e diferencia entre conjuntos de subprocessos, tarefas, atividades e funções.
  • C É um conjunto contínuo, em curso, de processos com o foco no gerenciamento de processos de negócio ponta a ponta nas organizações.
  • D É uma disciplina de gerenciamento e um conjunto de tecnologias habilitadoras; não introduz novos papéis, mas as responsabilidades são da alta gestão.

Analise as afirmativas abaixo com relação ao assunto BPM.

1. Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. 2. A tecnologia desempenha papel essencial e de liderança na implementação de BPM. 3. BPM envolve definição deliberada, colaborativa e suportada por tecnologia, melhoria, inovação e gerenciamento de processos de negócio ponta a ponta para criar valor e habilitar a organização a alcançar seus objetivos com maior agilidade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 2.
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.