Questões de Conceitos de Imagem (Jornalismo)

Limpar Busca

Leia o texto.
“Os elementos da percepção: o que se percebe Assim a percepção visual é o processamento, em etapas sucessivas, de uma informação que nos chega por intermédio da luz que entra em nossos olhos. Como toda informação, está codificada — em um sentido que não é o da semiologia: os códigos são, aqui, regras de transformação naturais (nem arbitrárias, nem convencionais) que determinam a atividade nervosa em função da informação contida na luz. Falar de codificação da informação visual significa, pois, que nosso sistema visual é capaz de localizar e de interpretar certas regularidades nos fenômenos luminosos que atingem nossos olhos. Em essência, essas regularidades referem-se a três características da luz: sua intensidade, seu comprimento de onda e sua distribuição no espaço.” 
Fonte: AUMONT, Jacques – A imagem, 2ª. Ed., Campinas/SP: Papirus, 1995, p. 22
Sobre a percepção visual de uma fotografia, considere as afirmações:
I o registro da imagem pela câmera acontece porque ela capta a luz refletida pelos elementos. Esse processo imita o que ocorre no olho humano. Por isso, fotografia, uma palavra de origem grega, significa a arte de escrever com a luz.
II as células responsáveis por captar a luz que chega até a retina são chamadas de fotorreceptoras. Depois de captada, as células enviam um impulso nervoso para o cérebro com informações que permitem o reconhecimento de imagens.
III a percepção visual resulta da captação da luz que se reflete nos objetos e que é convertida em impulsos enviados ao córtex visual que se encarrega de processar e interpretar as informações recebidas. (...). De acordo com a neurociência, porém, o processo de formação da imagem mental não ocorre apenas através da visão. O neurologista e neurocientista António Damásio define como imagem “a estrutura mental construída a partir de sinais provenientes de cada uma das modalidades sensoriais – visuais, auditivas, olfativas, gustativas e somatossensoriais”.
Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que:

  • A as afirmações I, II e III estão corretas.
  • B apenas a afirmação I está correta.
  • C apenas a afirmação II está correta.
  • D apenas a afirmação III está correta.
  • E apenas as afirmações I e II estão corretas.

Na história das teorias da comunicação, houve divergências e várias tentativas de articulação dos termos criados por diferentes pensadores. A esse respeito, julgue o item que se segue.


De acordo com algumas teorias da comunicação de massa, a reprodução em série do quadro da Mona Lisa cria uma áurea que a destaca das demais obras de Michelangelo, transformando-a no seu trabalho mais conhecido.

  • Certo
  • Errado

O Capítulo III do Código de Ética dos Jornalistas trata da responsabilidade profissional. O jornalista deve “___________ alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ___________ o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras ____________”.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A rejeitar – aos colegas – criações
  • B fazer – ao público– manipulações
  • C aceitar – à empresa – criações
  • D rejeitar – ao público – manipulações
  • E aceitar – aos colegas – divulgações

A primeira grande divisão que os teóricos fazem sobre a imagem é que ela pode ser natural, isto é, existe sem a intervenção humana e artificial ou fabricada, que só existe por obra do homem. As imagens fabricadas têm, pelo menos, cinco pontos de vista para serem classificadas.
(Portal da Linguagem. Disponível em https://bit.ly/36dDt9n. Acesso em 08.12.2019. Adaptado)
A classificação em relação à temporalidade das imagens fabricadas faz a distinção entre imagens

  • A materiais e imagens não materiais.
  • B bidimensionais e imagens tridimensionais.
  • C representativas e imagens não representativas.
  • D produzidas por meios mecânicos e imagens produzidas por meios humanos.
  • E estáticas e imagens móveis.

A maioria dos pesquisadores concorda que a relação da imagem (do fotojornalismo, da televisão etc) com o real apresenta três valores. Um desses valores corresponde à afirmação de que “a imagem serve de_______ quando representa um conteúdo cujos caracteres não são visualmente refletidos por ela” (Rudolf Arnheim).
Assinale a alternativa que completa essa afirmação.

  • A signo
  • B representação
  • C símbolo
  • D referência
  • E substrato