Questões de Conceitos de Marketing (Marketing)

Limpar Busca

Em seu livro Marketing para o Século XXI, Kotler nos lembra que todo plano de marketing dever ter, no mínimo, cinco seções, a saber: 1. Análise da situação; 2. Objetivos e metas de marketing; 3. Estratégia de marketing; 4. Plano de ação de marketing e 5. Controles de marketing.
Sobre a fase 2, é correto afirmar que

  • A é o momento adequado para construção de hipóteses sobre o futuro da empresa e realização de uma análise swot aprofundada.
  • B baseia-se em benchmarks periódicos para revisão de objetivos e metas a partir dos dados aferidos.
  • C os objetivos devem ser reformulados em termos de metas, que além de magnitude e data prevista para realização, devem ser mensuráveis para fornecer orientação e controle.
  • D a partir das construções das propostas de valor, o posicionamento deve objetivar uma clara definição de liderança em termos de preço ou de qualidade.
  • E é o momento de definir datas de campanhas publicitárias, promoções de vendas, participações em feiras e lançamentos de novos produtos.

Ao divulgarem o seu trabalho na busca pela captação de novos clientes, as empresas que atuam no mercado de fretes do transporte marítimo internacional de cargas praticam ações de marketing, em uma modalidade conhecida como marketing

  • A de relacionamento
  • B de rede
  • C de serviços
  • D direto
  • E internacional

O marketing mix é composto por quatro elementos, muitas vezes, conhecido como os 4Ps. Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos 4Ps.

  • A Parceria.
  • B Produto.
  • C Preço.
  • D Promoção.
  • E Ponto.

Entender o conteúdo de uma mensagem é fundamental para o trabalho de um profissional da comunicação. Com base nisso, leia atentamente as frases a seguir:

I - Recolher, redigir, registrar por meio de imagens e sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo os acontecimentos que são notícias institucionais do campus são funções da Assessoria de Comunicação (ASCOM) do IFSULDEMINAS.

II - “O Conteúdo é rei”. Frase cunhada por Bill Gates no artigo “Content is King” publicado em 1996 (TORRES, 2009).
Fonte: TORRES, Claudio. A bíblia do Marketing Digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. Novatec: São Paulo, 2009 (Adaptado).

Com base nas frases I e II e nos seus conhecimentos sobre Marketing, assinale a alternativa que representa de forma CORRETA a relação entre entre elas:

  • A A frase II foi cunhada para justificar as funções defendidas pela frase I.
  • B As atividades expostas na frase I são contrárias ao conceito defendido pela frase II.
  • C As atividades expostas na frase II são decorrentes do conceito defendido pela frase I.
  • D As atividades expostas na frase I são decorrentes do conceito defendido pela frase II.

Considere que o Governo do estado X busque ampliar sua visibilidade online para garantir que suas publicações alcancem maior parcela da população. No entanto, diante de restrições orçamentárias, optou-se pelo aperfeiçoamento do site e dos conteúdos, a fim de melhorar seu posicionamento em mecanismos de pesquisa sem recorrer ao tráfego pago.

Nessa situação, o seguinte conceito de Marketing Digital deve ser adotado pelo Governo:

  • A Programa de afiliados.
  • B Links patrocinados.
  • C SEO.
  • D Publicidade em Display.
  • E Google Ads.