Questões de Conceitos e Definições (Arquivologia)

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De acordo com a terminologia arquivística, assinale a alternativa que apresenta o conceito de arquivo.

  • A Local onde são armazenados majoritariamente documentos digitais.
  • B Software utilizado para organizar documentos eletrônicos.
  • C Conjunto de livros e revistas disponíveis para consulta pública.
  • D Conjunto de documentos que são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, independentemente da natureza ou do suporte.

Assinale a alternativa que apresenta o conceito de arquivo corrente ou de gestão.

  • A Conjuntos de documentos raramente utilizados pela administração e que não estão mais em vigência.
  • B Conjuntos de documentos armazenados em locais externos e que não são mais necessários para os objetivos imediatos da administração.
  • C Conjuntos de documentos utilizados apenas para fins históricos e que não possuem mais valor administrativo.
  • D Conjuntos de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência de uso.

Considerando as normas nacionais e internacionais de arquivo e de gestão de documentos, julgue o item a seguir. 


Documento confiável é definido como aquele que foi produzido e(ou) recebido pela pessoa que de fato o produziu ou o recebeu. 

  • Certo
  • Errado

Um Arquivo Intermediário

  • A é frequentemente utilizado pela administração para consultas diárias.
  • B contém documentos que aguardam em depósito de armazenamento temporário sua destinação final.
  • C é permanentemente armazenado, devido à sua importância histórica.
  • D é utilizado exclusivamente para documentos confidenciais e sigilosos.

A gestão de documentos diz respeito ao conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recolhimento. O instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos é denominado:

  • A Acervo.
  • B Comissão de avaliação e destinação.
  • C Protocolo.
  • D Arquivo central.
  • E Tabela de Temporalidade.