Questões de Conceitos e Definições (Arquivologia)

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De acordo com a terminologia arquivística, assinale a alternativa que apresenta o conceito de arquivo.

  • A Local onde são armazenados majoritariamente documentos digitais.
  • B Software utilizado para organizar documentos eletrônicos.
  • C Conjunto de livros e revistas disponíveis para consulta pública.
  • D Conjunto de documentos que são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, independentemente da natureza ou do suporte.

Assinale a alternativa que apresenta o conceito de arquivo corrente ou de gestão.

  • A Conjuntos de documentos raramente utilizados pela administração e que não estão mais em vigência.
  • B Conjuntos de documentos armazenados em locais externos e que não são mais necessários para os objetivos imediatos da administração.
  • C Conjuntos de documentos utilizados apenas para fins históricos e que não possuem mais valor administrativo.
  • D Conjuntos de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência de uso.

A respeito da especificidade dos arquivos e do seu papel nas instituições, considere as afirmações abaixo:

I)A principal finalidade dos arquivos é preservar documentos de valor histórico, restringindo o acesso apenas aos funcionários autorizados para garantir a segurança das informações confidenciais.
II)Os Arquivos desempenham um papel fundamental na gestão organizacional para permitir o acesso rápido a informações relevantes para tomadas de decisão, apoio à transparência e à prestação de contas.
III)Os arquivos administrativos devem priorizar apenas a preservação de documentos de valor legal e contábil, enquanto documentos de outras naturezas podem ser excluídos regularmente.

Com base nas afirmações acima, assine a alternativa correta:

  • A Apenas a afirmação II está correta.
  • B As afirmações I, II e III são corretas.
  • C As afirmações I e III estão corretas.
  • D As afirmações II e III estão corretas.

Um Arquivo Intermediário

  • A é frequentemente utilizado pela administração para consultas diárias.
  • B contém documentos que aguardam em depósito de armazenamento temporário sua destinação final.
  • C é permanentemente armazenado, devido à sua importância histórica.
  • D é utilizado exclusivamente para documentos confidenciais e sigilosos.

A gestão de documentos diz respeito ao conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recolhimento. O instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos é denominado:

  • A Acervo.
  • B Comissão de avaliação e destinação.
  • C Protocolo.
  • D Arquivo central.
  • E Tabela de Temporalidade.