Questões de Conceitos Fundamentais (Arquivologia)

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De acordo com a terminologia arquivística, assinale a alternativa que apresenta o conceito de arquivo.

  • A Local onde são armazenados majoritariamente documentos digitais.
  • B Software utilizado para organizar documentos eletrônicos.
  • C Conjunto de livros e revistas disponíveis para consulta pública.
  • D Conjunto de documentos que são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, independentemente da natureza ou do suporte.

Assinale a alternativa que apresenta o conceito de arquivo corrente ou de gestão.

  • A Conjuntos de documentos raramente utilizados pela administração e que não estão mais em vigência.
  • B Conjuntos de documentos armazenados em locais externos e que não são mais necessários para os objetivos imediatos da administração.
  • C Conjuntos de documentos utilizados apenas para fins históricos e que não possuem mais valor administrativo.
  • D Conjuntos de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência de uso.

A gestão de documentos diz respeito ao conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recolhimento. O instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos é denominado:

  • A Acervo.
  • B Comissão de avaliação e destinação.
  • C Protocolo.
  • D Arquivo central.
  • E Tabela de Temporalidade.

Julgue o item a seguir, que tratam da diplomática contemporânea e da preservação de documentos arquivísticos. 


Segundo a terminologia arquivística, ofício é uma espécie documental empregada para a comunicação oficial entre instituições.

  • Certo
  • Errado

Para manter uma gestão documental eficiente em uma organização, é importante classificar os arquivos de acordo com a frequência de uso. De acordo com a Lei nº 8.159/1991, que “dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências”, o tipo de arquivo em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas frequentes é o

  • A arquivo intermediário.
  • B arquivo permanente.
  • C arquivo inativo.
  • D arquivo corrente.