Apesar de toda a valorização no plano do discurso, a situação real da biblioteca escolar no Brasil continua precária, fato que tem sido reconhecido inclusive em nível governamental. O Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar, da Escola de Ciência da Informação, da UFMG, se dispôs a elaborar parâmetros para criação e avaliação de bibliotecas escolares, justamente com o objetivo de prover a sociedade de um instrumento capaz de ajudar a melhorar um pouco essa situação. Sobre o trabalho que norteou a elaboração desses parâmetros, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A O objetivo principal dos elaboradores dos parâmetros era criar um documento capaz de apoiar as escolas no processo de implementação da Lei nº 12.244/2010.
- B Os parâmetros deveriam oferecer aos interessados um ponto de partida para se criar bibliotecas nas escolas, além de permitir o aperfeiçoamento das bibliotecas escolares já existentes.
- C Partiu-se do princípio de que os padrões deveriam constituir-se de referenciais rígidos, que não admitissem modificação a partir das comunidades educacionais, exceto por bibliotecários brasileiros.
- D Para a composição do documento, apenas foram selecionados os seguintes aspectos: espaço físico, acervo, computadores com acesso à internet, organização do acervo, pessoal, serviços e atividades.