Questões de Conceitos Fundamentais (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Apesar de toda a valorização no plano do discurso, a situação real da biblioteca escolar no Brasil continua precária, fato que tem sido reconhecido inclusive em nível governamental. O Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar, da Escola de Ciência da Informação, da UFMG, se dispôs a elaborar parâmetros para criação e avaliação de bibliotecas escolares, justamente com o objetivo de prover a sociedade de um instrumento capaz de ajudar a melhorar um pouco essa situação. Sobre o trabalho que norteou a elaboração desses parâmetros, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O objetivo principal dos elaboradores dos parâmetros era criar um documento capaz de apoiar as escolas no processo de implementação da Lei nº 12.244/2010.
  • B Os parâmetros deveriam oferecer aos interessados um ponto de partida para se criar bibliotecas nas escolas, além de permitir o aperfeiçoamento das bibliotecas escolares já existentes.
  • C Partiu-se do princípio de que os padrões deveriam constituir-se de referenciais rígidos, que não admitissem modificação a partir das comunidades educacionais, exceto por bibliotecários brasileiros.
  • D Para a composição do documento, apenas foram selecionados os seguintes aspectos: espaço físico, acervo, computadores com acesso à internet, organização do acervo, pessoal, serviços e atividades.

Segundo o capítulo “Planejamento de mediação de leitura na biblioteca escolar: teoria e práticas”, de Cristina Troller e Marina Marostica Finatto, presente no livro “Mediação da leitura literária em bibliotecas”, organizado por Jorge do Prado, trabalhar com leitura e literatura na biblioteca escolar pode parecer tarefa fácil, afinal, os estudantes são o público que mais lê, em comparação com quem não frequenta a escola; no entanto, deve-se pensar em qual é o papel desempenhado pela biblioteca no incentivo à leitura e, mais do que isso, na formação do leitor, para que esse estudante procure ativamente a leitura, mesmo fora da escola. Com base no enunciado anterior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A biblioteca escolar configura-se como o local de liberdade plena para que os estudantes escolham o que desejam ler, independente de mediação.


( ) Apenas circular em meio a materiais diversificados de leitura é o suficiente para que o estudante desenvolva o gosto pelo ato de ler.


( ) Todas as mediações de leitura devem passar por um processo de planejamento, que vai desde a escolha cuidadosa da obra até o levantamento dos recursos utilizados.


( ) A extrapolação busca que os estudantes ultrapassem o texto no sentido de que possam relacioná-lo com algo do seu dia a dia ou o relacionem com outras histórias.


A sequência está correta em

  • A F, F, V, V.
  • B F, V, F, V.
  • C V, F, V, F.
  • D V, V, F, F.

A autora Bernadete Campello apresenta em seu livro intitulado “Biblioteca escolar: conhecimentos que sustentam a prática”, um estudo de autoria de Ross Todd e Carol Kuhlthau – o “estudo de Ohio”, que buscou investigar a forma que os estudantes entendiam como podiam ser ajudados pela biblioteca escolar. As respostas permitiram aos pesquisadores traçar um panorama do papel educativo da biblioteca escolar naquele estado. Com base em seus conhecimentos sobre o potencial que uma boa biblioteca escolar possui para ajudar os estudantes a aprender, NÃO apresenta uma visão do papel pedagógico da biblioteca:

  • A Garantir o acesso às informações de modo preciso e rápido, a fim de economizar o tempo do aluno, quando ele está realizando seus trabalhos de pesquisa.
  • B Desempenhar um papel na formação de visão de mundo dos estudantes, ajudando-os a desenvolver a percepção dos acontecimentos, a refletir e a formar opiniões sobre essas questões.
  • C Ajudar os estudantes no desenvolvimento de sua autoestima, na construção de uma visão positiva de si mesmos e do que são capazes, tornando-os pessoas autônomas, que possam estabelecer objetivos e se esforçar para alcançá-los.
  • D Contribuir para que os estudantes percebam seus pontos fortes e fracos ao lidarem com informações, pois, ao desenvolverem a habilidade de pensamento crítico, podem refletir sobre suas experiências de aprendizagem e assim aprender melhor.

Considerada a função maior de uma biblioteca e atividade básica do profissional da informação que permite o encontro daqueles que têm necessidade do conhecimento, com as fontes que contêm os conhecimentos. Por meio desta atividade é possível fornecer a qualquer pessoa as informações de que ela necessita, por meio da seleção dos documentos que contenham as informações pertinentes.


Assinale a alternativa que indica corretamente o nome desta atividade.

  • A Disseminação da informação
  • B Tratamento da informação
  • C Planejamento de serviços
  • D Aquisição de materiais 
  • E Processo de seleção

Julgue o item que se segue. 


A pesquisa bibliográfica é essencial na construção de um estudo científico, pois oferece uma compreensão mais ampla das questões em análise. Os recursos empregados para esse tipo de pesquisa abrangem livros, artigos científicos, teses, dissertações, anuários, revistas, leis e outras fontes escritas previamente publicadas. 

  • Certo
  • Errado