Questões de Conceitos Fundamentais (Museologia)

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A relação entre informação e memória vai além da simples acumulação de dados, envolvendo processos de construção e reconstrução de identidades culturais e sociais. A partir dessa perspectiva, assianle a alternativa correta.

  • A A memória atua como um repositório estático de informações, sendo invocada em processos formais de disseminação patrimonial, como publicações acadêmicas e arquivos históricos.
  • B A informação, ao ser processada e disseminada, transforma-se em um componente ativo da memória coletiva, permitindo que grupos sociais utilizem tanto a cultura material quanto a imaterial para reinterpretar e consolidar suas identidades ao longo do tempo.
  • C A relação entre informação e memória é restrita à esfera documental textual, com pouco ou nenhum impacto nas práticas de Arqueologia e Museologia, que lidam principalmente com a recuperação de artefatos.
  • D A disseminação da informação nos processos de pesquisa patrimonial é um fenômeno isolado, mas que possui forte influência na formação de laços identitários ou no fortalecimento da cidadania cultural.

A Etnografia teve grande impacto no campo museológico, especialmente no que se refere à maneira como as culturas são representadas e interpretadas nos museus. Considerando as contribuições de antropólogos como Franz Boas e Bronislaw Malinowski, além do desenvolvimento da Etnografia como uma ciência da alteridade, qual das afirmativas abaixo reflete de forma mais precisa essa evolução nas práticas museológicas?

  • A A abordagem etnográfica nos museus contemporâneos, influenciada por Malinowski, consolidou-se pela valorização da pesquisa evolutiva, que permite a comparação objetiva entre diferentes estágios de desenvolvimento cultural, reafirmando a relevância da cultura ocidental sobre as demais.
  • B Os museus etnográficos modernos, influenciados pela metodologia de campo de Boas e Malinowski, passaram a incorporar a observação participante como princípio central, enfatizando uma abordagem êmica que busca representar a totalidade das culturas estudadas e promover o entendimento a partir da perspectiva dos próprios grupos sociais, em vez de meramente expor objetos descontextualizados.
  • C A influência de Franz Boas nos museus etnográficos não limitou-se à catalogação e descrição meticulosa de artefatos, promovendo uma integração efetiva entre a pesquisa etnográfica de campo e as práticas expositivas, ancoradas em uma abordagem externa e descritiva
  • D A revolução metodológica trazida por Malinowski no início do século XX foi responsável por introduzir nos museus etnográficos uma visão positivista, na qual os dados de campo são tratados de forma objetiva, e os museus atuam como receptores e organizadores de informações fornecidas por observadores externos.
A abertura do museu ao meio e a sua relação orgânica com o contexto social que lhe dá vida tem provocado a necessidade de elaborar e esclarecer relações, noções e conceitos que podem dar conta deste processo. ( Moutinho Mário)
Nesse sentido, o alargamento da noção de património é considerado:
  • A a consequente redefinição de objecto museológico.
  • B A visualização da museologia como fator de desenvolvimento.
  • C A utilização da museografia como meio autónomo de comunicação.
  • D O resultado da aceleração das transformações sociais atrávés de uma transposição quantitativa para qualitativa.

Sobre o surgimento e desenvolvimento dos museus e da Museologia no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A Os primeiros museus no Brasil surgiram na época colonial, sendo administrados por instituições privadas e focados principalmente na exibição de coleções artísticas de origem europeia.
  • B A criação do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 1818, durante o reinado de Dom João VI, é considerada um marco para o desenvolvimento da Museologia científica no Brasil, consolidando-se como o primeiro museu a integrar a pesquisa científica em suas práticas.
  • C A Museologia científica no Brasil só ganhou relevância após a década de 1950, com a criação de leis que regulamentavam a preservação do patrimônio cultural e histórico, desconsiderando os avanços institucionais anteriores.
  • D Durante a primeira metade do século XX, os museus brasileiros permaneceram estagnados, sem promover a inclusão de temas científicos e educacionais em suas exposições, sendo caracterizados apenas por um foco elitista na arte.

De acordo com o desenvolvimento da Antropologia Cultural, é correto afirmar que ela:

  • A visa explicar o comportamento humano a partir de experimentos controlados, semelhante às ciências físicas, para validar hipóteses sobre a natureza das sociedades
  • B se concentra na análise das sociedades a partir de sua estrutura biológica, semelhante ao que ocorre nos estudos de Biologia Humana.
  • C utiliza experimentos laboratoriais para observar como as influências culturais modificam o comportamento humano em condições controladas.
  • D tem como objetivo central o estudo da humanidade como um todo, enfatizando o uso de métodos comparativos e a observação direta para entender as práticas culturais em seu contexto específico.