Questões de Conceitos Fundamentais (Museologia)

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A relação entre informação e memória vai além da simples acumulação de dados, envolvendo processos de construção e reconstrução de identidades culturais e sociais. A partir dessa perspectiva, assianle a alternativa correta.

  • A A memória atua como um repositório estático de informações, sendo invocada em processos formais de disseminação patrimonial, como publicações acadêmicas e arquivos históricos.
  • B A informação, ao ser processada e disseminada, transforma-se em um componente ativo da memória coletiva, permitindo que grupos sociais utilizem tanto a cultura material quanto a imaterial para reinterpretar e consolidar suas identidades ao longo do tempo.
  • C A relação entre informação e memória é restrita à esfera documental textual, com pouco ou nenhum impacto nas práticas de Arqueologia e Museologia, que lidam principalmente com a recuperação de artefatos.
  • D A disseminação da informação nos processos de pesquisa patrimonial é um fenômeno isolado, mas que possui forte influência na formação de laços identitários ou no fortalecimento da cidadania cultural.

A Etnografia teve grande impacto no campo museológico, especialmente no que se refere à maneira como as culturas são representadas e interpretadas nos museus. Considerando as contribuições de antropólogos como Franz Boas e Bronislaw Malinowski, além do desenvolvimento da Etnografia como uma ciência da alteridade, qual das afirmativas abaixo reflete de forma mais precisa essa evolução nas práticas museológicas?

  • A A abordagem etnográfica nos museus contemporâneos, influenciada por Malinowski, consolidou-se pela valorização da pesquisa evolutiva, que permite a comparação objetiva entre diferentes estágios de desenvolvimento cultural, reafirmando a relevância da cultura ocidental sobre as demais.
  • B Os museus etnográficos modernos, influenciados pela metodologia de campo de Boas e Malinowski, passaram a incorporar a observação participante como princípio central, enfatizando uma abordagem êmica que busca representar a totalidade das culturas estudadas e promover o entendimento a partir da perspectiva dos próprios grupos sociais, em vez de meramente expor objetos descontextualizados.
  • C A influência de Franz Boas nos museus etnográficos não limitou-se à catalogação e descrição meticulosa de artefatos, promovendo uma integração efetiva entre a pesquisa etnográfica de campo e as práticas expositivas, ancoradas em uma abordagem externa e descritiva
  • D A revolução metodológica trazida por Malinowski no início do século XX foi responsável por introduzir nos museus etnográficos uma visão positivista, na qual os dados de campo são tratados de forma objetiva, e os museus atuam como receptores e organizadores de informações fornecidas por observadores externos.
A abertura do museu ao meio e a sua relação orgânica com o contexto social que lhe dá vida tem provocado a necessidade de elaborar e esclarecer relações, noções e conceitos que podem dar conta deste processo. ( Moutinho Mário)
Nesse sentido, o alargamento da noção de património é considerado:
  • A a consequente redefinição de objecto museológico.
  • B A visualização da museologia como fator de desenvolvimento.
  • C A utilização da museografia como meio autónomo de comunicação.
  • D O resultado da aceleração das transformações sociais atrávés de uma transposição quantitativa para qualitativa.

Com base nos avanços recentes na Museologia, analise as afirmações a seguir:

I. Os modelos contemporâneos de Museologia têm buscado superar o caráter limitado do modelo custodial/tecnicista ao incorporar contribuições teóricas e práticas que surgiram ao longo do século XX, como os ecomuseus e a Nova Museologia. A Nova Museologia, especificamente, redefiniu o papel do museu, transformando-o de uma instituição voltada para a transmissão de conhecimento para um veículo de expressão da identidade comunitária.
II. O movimento dos ecomuseus, inicialmente associado ao impacto de ideias ambientalistas e à criação de museus ao ar livre, foi consolidado pelo movimento da Nova Museologia, que incorporou a participação comunitária no tratamento e cuidado do patrimônio. A Declaração de Quebec, de 1984, formalizou o Movimento Internacional para uma Nova Museologia (MINOM), estabelecendo uma rede de conceitos fundamentada em território, patrimônio e comunidade.
III. As tecnologias digitais também desempenharam um papel crucial na transformação dos museus contemporâneos. O conceito de museu virtual não só reconfigura o papel das exposições e dos acervos, mas também transforma os museus em sistemas de informação. A musealização de objetos imateriais, como as tradições orais, rituais e artes do espetáculo, deixou de ser um desafio teóricos para uma refulgente prática de campo.
IV. A musealização refere-se ao processo de transformação de objetos materiais e imateriais em testemunhos históricos. No entanto, somente a partir de 1972, o conceito de patrimônio passou a incluir a dimensão imaterial, dada pela Convenção da UNESCO de 1972, sobre a proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural.
V. O desenvolvimento da Nova Museologia e dos ecomuseus contribuiu diretamente para a problematização do papel tradicional do museu, ampliando sua função para além da simples exposição de objetos materiais. A perspectiva contemporânea busca integrar os museus como agentes de transformação social, o que se reflete no movimento dos museus virtuais, que dispensam o edifício físico e os acervos tradicionais, redefinindo completamente a função da instituição museal.
É correto afirmar que há:

  • A Apenas duas afirmativas verdadeiras.
  • B Apenas três afirmativas verdadeiras.
  • C Apenas quatro afirmativas verdadeiras.
  • D Todas as afirmativas verdadeiras.

Sobre o surgimento e desenvolvimento dos museus e da Museologia no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A Os primeiros museus no Brasil surgiram na época colonial, sendo administrados por instituições privadas e focados principalmente na exibição de coleções artísticas de origem europeia.
  • B A criação do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 1818, durante o reinado de Dom João VI, é considerada um marco para o desenvolvimento da Museologia científica no Brasil, consolidando-se como o primeiro museu a integrar a pesquisa científica em suas práticas.
  • C A Museologia científica no Brasil só ganhou relevância após a década de 1950, com a criação de leis que regulamentavam a preservação do patrimônio cultural e histórico, desconsiderando os avanços institucionais anteriores.
  • D Durante a primeira metade do século XX, os museus brasileiros permaneceram estagnados, sem promover a inclusão de temas científicos e educacionais em suas exposições, sendo caracterizados apenas por um foco elitista na arte.