Questões de Concepções de currículo (Pedagogia)

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O currículo escolar é um documento que define os objetivos, os conteúdos, as metodologias e as avaliações de cada etapa e modalidade da educação básica. Ele define os objetivos de aprendizagem e as habilidades essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades do ensino. Existem diferentes tipos de currículos escolares, que se manifestam de acordo com o conteúdo, a forma, a organização e a seleção pedagógica de cada um. Dentre as características do currículo de ação, assinale a afirmativa correta.

  • A Não está explícito nos documentos oficiais, mas influencia a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores, transmitindo valores, normas, atitudes etc.
  • B Está relacionado com as questões e os problemas da realidade social, cultural, econômica, política e ambiental em que a escola está inserida, buscando promover a formação cidadã, crítica, participativa e transformadora dos alunos.
  • C É o currículo educacional que se realiza no cotidiano escolar, a partir das interações entre os alunos, os professores, os gestores, os funcionários e a comunidade, refletindo as escolhas, as intenções, as ações e as avaliações dos sujeitos envolvidos no processo educativo.
  • D Baseia-se nas competências e habilidades essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, orientando os objetivos, os conteúdos, as metodologias e as avaliações de cada etapa e modalidade da educação, garantindo uma formação de qualidade e uma aprendizagem significativa.

A ciência é conceituada na sua perspectiva ontológica de transformação da natureza, ampliada como impulsionador do desenvolvimento cognitivo, como realização inerente ao ser humano e como mediação no processo de produção da sua existência.

  • Certo
  • Errado

O currículo diz respeito à organização escolar. Dessa forma, ele é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que essa construção se efetive; trata-se da seleção dos conhecimentos historicamente produzidos e construídos e as formas distintas de assimilá-los. A concepção de criança no Currículo Referência de Minas Gerais é um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentido sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Essa concepção:

  • A Está parcialmente correta, pois a criança não produz cultura.
  • B Está parcialmente correta, pois a identidade é pessoal e não existe identidade coletiva.
  • C É falsa, pois as de criança e de infância não dialogam e esse documento curricular explicita isso.
  • D É verdadeira, pois as concepções de criança e de infância nesse documento estão alinhadas e a criança é afirmada como sujeito de direito.

O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e orientações expressas no projeto pedagógico. Há muitas definições de currículo: conjunto de disciplinas; resultados de aprendizagem pretendidos; experiências que devem ser proporcionadas aos estudantes; princípios orientadores da prática, seleção e organização da cultura. No geral, compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos; é tudo o que se espera que seja aprendido e ensinado na escola. (Libâneo, Toschi, 2012, p. 489).


Há, pelo menos, três tipos de manifestações: currículo formal, currículo real e currículo oculto. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

  • A O currículo formal ou oficial é aquele estabelecido pelos professores, respeitando as diretrizes curriculares nos objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo, bem como o Projeto Político Pedagógico. O exemplo de currículo formal ou oficial do IFSP é chamado de Plano de Ensino.
  • B O currículo real é aquele que de fato acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. É tanto o que sai das ideias e da prática dos professores, da percepção e do uso que eles fazem do currículo formal, quanto o que fica na percepção dos alunos. Alguns autores chamam de experienciado o currículo tal qual é internalizado pelos alunos. É importante ter claro que, muitas vezes, o que é realmente aprendido, compreendido e retido pelos alunos não corresponde ao que os professores ensinam ou creem estar ensinando.
  • C O currículo oculto refere-se àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade. É chamado de oculto porque não aparece no planejamento, embora constitua importante fator de aprendizagem. Podemos chamar o currículo oculto de currículo de referência.
  • D A distinção entre os vários níveis de currículo serve para mostrar que aquilo que os alunos aprendem na escola ou deixam de aprender depende apenas das disciplinas previstas na grade curricular.

O currículo pode ser elaborado de diversas maneiras de acordo com os modos de organizar os conhecimentos.
Com relação a esse tema, analise os itens a seguir.

I. Abordagem de temas a partir de perspectivas variadas, possibilitando uma compreensão da complexidade.
II. A especialização e a autonomia dos conhecimentos facilitam a avaliação do aprendizado dos alunos.
III. As áreas de conhecimento remetem umas às outras, tornando a aprendizagem mais significativa.

É característica de um currículo centrado em áreas o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.