O currículo escolar é um documento que define os objetivos, os conteúdos, as metodologias e as avaliações de cada etapa e modalidade da educação básica. Ele define os objetivos de aprendizagem e as habilidades essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades do ensino. Existem diferentes tipos de currículos escolares, que se manifestam de acordo com o conteúdo, a forma, a organização e a seleção pedagógica de cada um. Dentre as características do currículo de ação, assinale a afirmativa correta.
- A Não está explícito nos documentos oficiais, mas influencia a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores, transmitindo valores, normas, atitudes etc.
- B Está relacionado com as questões e os problemas da realidade social, cultural, econômica, política e ambiental em que a escola está inserida, buscando promover a formação cidadã, crítica, participativa e transformadora dos alunos.
- C É o currículo educacional que se realiza no cotidiano escolar, a partir das interações entre os alunos, os professores, os gestores, os funcionários e a comunidade, refletindo as escolhas, as intenções, as ações e as avaliações dos sujeitos envolvidos no processo educativo.
- D Baseia-se nas competências e habilidades essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, orientando os objetivos, os conteúdos, as metodologias e as avaliações de cada etapa e modalidade da educação, garantindo uma formação de qualidade e uma aprendizagem significativa.