Em relação às perspectivas contemporâneas sobre currículo e práticas pedagógicas, analise o seguinte texto:
“Ensinar é fazer parte de um sistema e trabalhar em diversos níveis a complexidade do espaço pedagógico e didático. As contradições atravessam a sociedade, o sistema educacional, a escola e as práticas individuais, sendo necessário que se promova, no espaço escolar, uma reflexão aprofundada sobre o processo de produção do conhecimento, que é, ao mesmo tempo, processo e produto. O currículo expressa uma cultura que não pode ser separada do contexto social, comprometido com a finalidade de propiciar ao aluno voz ativa e crítica. O planejamento curricular pressupõe etapas como análise da situação, definição dos objetivos, escolha das estratégias, estabelecimento do cronograma, definição dos espaços necessários e coordenação entre os diferentes profissionais. A organização do currículo deve definir as relações de reciprocidade e colaboração entre as diversas áreas do conhecimento, articulando-as à práxis escolar” (Ministério da Educação, 2006).
Com base no texto acima, qual concepção de currículo deve ser adotada nas escolas contemporâneas?
-
A Processo dinâmico que articula diferentes áreas do conhecimento e promove a formação de estruturas mentais.
-
B Conjunto de disciplinas e conteúdos mínimos que devem ser transmitidos aos alunos de forma definitiva.
-
C Lista de metodologias que enfatizam a memorização de informações pelos alunos.
-
D Planejamento que se limita à definição de objetivos e cronogramas, sem considerar o contexto social dos alunos.
-
E Estrutura rígida que prioriza a intervenção pedagógica sem abrir espaço para o diálogo problematizador.