Questões de Concepções de Educação Infantil (Pedagogia)

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Leia o texto a seguir.

Embora os textos oficiais do período recomendassem que também as creches, além dos jardins-de-infância, contassem com material apropriado para a educação das crianças, o atendimento em creches e parques infantis continuou a ser realizado de forma assistencialista. O surgimento, na década de 40, de psicólogos para trabalhar em parques infantis então existentes em algumas cidades reforçou o enfoque de higiene mental, de influência norte-americana, que foi usado como justificativa para o trabalho nessa nova modalidade de atendimento pré-escolar e punha ênfase na possibilidade de as crianças matriculadas apresentarem desajustes de personalidade e outros problemas de desenvolvimento. Essas perspectivas apontavam as vantagens das creches e parques infantis como agências promotoras da segurança e da saúde sem, contudo, aprofundar-se na análise crítica dos fatores econômicos, políticos e sociais presentes nas condições de vida da população mais pobre.
OLIVEIRA, Z. R. de. Educação infantil: fundamentos e métodos. (Coleção Docência em Formação). Ed. 3. São Paulo: Cortez, 2007.

De acordo com o texto, qual a perspectiva de educação que norteou a educação infantil nos anos 1940/1950 no Brasil?

  • A Emancipatória.
  • B Democrática.
  • C Assistencialista.
  • D Participativa.

Os estudos no campo da história da infância contribuíram para consagrar o que foi por muitos anos visto como semelhantes na educação brasileira: os conceitos de infância e crianças. Neste prisma, o que se entende, consensualmente, por infâncias na literatura pedagógica atual?

  • A A primeira etapa do desenvolvimento da criança.
  • B Um conjunto de crianças que pertencem à mesma comunidade ou etnia.
  • C Vividas de modo muito diverso, elas concebem, produzem e legitimam as experiências da criança.
  • D O ato de acaçambar as crianças, assegurando-lhe a reprodução equitativa das mesmas experiências.

De acordo com a Resolução nº 5/2009, no inciso § 1o : “É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção”. No inciso seguinte, aborda-se a idade obrigatória para matrícula na Educação Infantil de crianças até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula, que é a de

  • A 4 ou 5 anos.
  • B 7 ou 8 anos.
  • C 2 ou 3 anos.
  • D 0 ou 3 anos.

Leia o texto a seguir.

[...] o trabalho pedagógico precisa se orientar por uma visão das crianças como seres sociais, indivíduos que vivem em sociedade, cidadãs e cidadãos. Isso exige que levemos em consideração suas diferentes características, não só em termos de histórias de vida ou de região geográfica, mas também de classe social, etnia e sexo. Reconhecer as crianças como seres sociais que são implica em não ignorar as diferenças. [...]
KRAMER, S. (coord.). Com a pré-escola nas mãos-uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ed. Ática, 1995.

A partir da leitura feita sobre a interpretação da infância, é necessário considerar as crianças como

  • A aprendizes da leitura e escrita.
  • B seres sociais, futuros cidadãos e cidadãs.
  • C objeto do cuidado da escola.
  • D alvo da educação assistencialista.

A educação infantil, ao longo de sua existência no Brasil, possuiu um caráter assistencialista. O que altera, a partir dos novos estudos e da concepção de infância, é

  • A a perspectiva de que a educação infantil ocorria antes da escola propriamente dita.
  • B o preparo das crianças para corresponderem adequadamente às situações imediatas.
  • C as expectativas de uma boa socialização e de bons hábitos e o aprendizado de boas maneiras.
  • D a ideia de cuidado e educação indispensáveis nessa etapa da educação básica para o preparo para a vida social.