Questões de Concepções de mundo, homem e educação (Pedagogia)

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O ideário da emancipação tem uma longa história no pensamento filosófico e pedagógico, remontando ao iluminismo no século XVIII e a valorização que este confere ao exercício da razão. No que concerne à educação profissional o termo não é incomum, sendo, pois, mobilizado por diversos autores muito conhecidos no âmbito da educação técnica e profissional, tais como Lucília Machado, Marise Ramos e Gaudêncio Frigotto. Considerando o que foi pontuado e considerando as especificidades dos Institutos Federais, o ideário da emancipação nessas instituições visa

  • A retomar a proposição iluminista de valorização da razão e da ilustração, cuja expressão maior é o desenvolvimento de uma proposta formativa na qual os estudantes possam transitar pelas obras dos grandes nomes da ciência e da cultura.
  • B instituir processos formativos pautados no modelo clássico-tradicional baseado na relação hierárquica entre professor e aluno, no sentido que o assujeitamento do aluno no presente permitirá sua condição de sujeito no futuro.
  • C abrir possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento para todos os alunos com base no tratamento estrito dos conteúdos de ensino, evitando que aspectos marcadamente externos à escola, (condição de classe, gênero etc.) se façam presentes no interior do processo pedagógico.
  • D constituir um processo formativo que, ao conjugar técnica, ciência e cultura numa perspectiva crítica, promova a autonomia dos educandos e o fortalecimento de valores e disposições éticas orientadas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
  • E promover o acesso à cultura histórica e socialmente acumulada pela humanidade tendo em vista a tarefa precípua de preparação dos alunos e alunas para ingressar no ensino superior e, com isso, romper com sua condição de classe.

Leia o excerto a seguir.

     É parte integrante do conhecer porque nosso conhecimento sobre o mundo dá-se em uma relação viva e cambiante (sem o controle de toda e qualquer interveniência) com o próprio mundo. Não ocupa um lugar externo ao processo de conhecer, pois investigar é bem diferente de receber uma revelação límpida, transparente e perfeita. É, sem dúvida, decorrência da busca. Nossa escola o desqualifica. Não significa que, ao revés, deva-se incentivá-lo, mas, isso sim, incorporá-lo como uma possibilidade de se chegar a novos conhecimentos.

(Cortella, 2011. Adaptado)

Assinale a alternativa que identifica corretamente a qual elemento o excerto se refere.

  • A O espaço do empírico na escola.
  • B O conflito interpessoal cognitivo.
  • C O uso do método.
  • D O erro.

As concepções político-filosóficas de educação se referem a diferentes visões e abordagens sobre o papel, os objetivos e a natureza da educação na sociedade. Nesse sentido, a educação crítica tem por princípio a consideração da educação como ferramenta de transformação social e conscientização das estruturas de poder. Com base nisso, é correto afirmar que seu principal objetivo é:

  • A promover a aprendizagem significativa, considerando o estágio de desenvolvimento individual;
  • B promover a aquisição de conhecimento prático e habilidades úteis para a vida;
  • C estimular a aprendizagem ativa, integrando teoria e prática para resolver problemas reais;
  • D estimular o desenvolvimento integral do indivíduo, enfatizando a liberdade, a criatividade e a autonomia;
  • E capacitar indivíduos para a crítica social, avançando para a emancipação e para a igualdade.

As concepções político-filosóficas de educação são fundamentais para compreender as diferentes abordagens e propósitos que permeiam os sistemas educacionais. Nesse sentido, a concepção que enfatiza a construção ativa do conhecimento pelo indivíduo, por meio da interação com o ambiente, e tem por objetivo a promoção de aprendizagem significativa, considerando o estágio de desenvolvimento individual, é denominada de:

  • A humanismo;
  • B realismo;
  • C educação Crítica;
  • D pragmatismo;
  • E construtivismo.

As concepções político-filosóficas de educação são fundamentais para compreender as diferentes abordagens e propósitos que permeiam os sistemas educacionais. Sobre esse tema, relacione as colunas abaixo:

Coluna I:
1. Idealismo. 2. Pragmatismo. 3. Humanismo. 4. Educação Crítica.

Coluna II:
(   ) Coloca o ser humano no centro da educação, valorizando o desenvolvimento moral, emocional e intelectual.

(   ) Destaca a educação como instrumento de transformação social e de conscientização das estruturas de poder.

(   ) Enfatiza a importância das ideias, dos valores e da busca pela verdade como essenciais na educação.

(   ) Destaca a importância da experiência, da ação e da utilidade prática do conhecimento.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:

  • A 1 - 2 - 3 - 4;
  • B 3 - 4 - 1 - 2;
  • C 4 - 2 - 3 - 1;
  • D 2 - 4 - 3 - 1;
  • E 4 - 1 - 2 - 3.