Questões de Concordância Verbal e Nominal (Redação Oficial)

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São Recomendações para redação de atos administrativos normativos, EXCETO:
  • A Utilizar linguagem culta, técnica e rebuscada.
  • B Sempre que possível utilizar poucas palavras, porém, com a clareza.
  • C Dispensar, sempre que possível, os verbos auxiliares (ser, ter e haver).
  • D Não utilizar figuras de linguagem ou frases ambíguas.
  • E Sempre que possível, utilizar a voz ativa.

A concordância com o pronome de tratamento e a pontuação estão de acordo com a norma-padrão em:

  • A Comunicamos que o novo Chefe de Comunicações deste órgão começará a desempenhar suas funções amanhã, quando Sua Senhoria será formalmente apresentado a todos.
  • B Sabemos, que o Plano de Carreira da categoria está sendo analisado por Vossa Senhoria, e esperamos que vosso parecer seja favorável às mudanças propostas.
  • C Solicito providências para que Sua Senhoria na condição de Coordenadora da Área, apresente seu relatório de atividades.
  • D Esclareço que Vossa Excelência muito nos honrará, participando do evento e contamos com vossa presença.
  • E Determinamos que sejam convidadas para o evento, autoridades do município, inclusive Vossa Excelência o Senhor Prefeito.

“Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.”.
(BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Manual de redação da Presidência da República / Casa Civil, Subchefia de Assuntos Jurídicos; coordenação de Gilmar Ferreira Mendes, Nestor José Forster Júnior [et al.]. – 3. ed., rev., atual. e ampl. – Brasília: Presidência da República, 2018, p. 46.)

Com base no enunciado exposto, a redação que está em conformidade com a língua-padrão empregada em alguns e-mails enviados à Diretora do Departamento de Administração de um determinado órgão é:

  • A Diante da necessidade de reordenar a Política de Controle Orçamentário, criar e implementar ações de liberação de fundos específica para a administração municipal, a diretora comunicou à sua secretária que ela seria exonerada.
  • B Nos termos do Plano Estadual de Assistência Social, solicitamos à Vossa Excelência realizar diagnóstico social, afim de conhecer as demandas sociais, planejar e reorganizar os serviços de forma a subsidiar a reelaboração do referido documento.
  • C Vai fazer seis meses que todos os membros do Conselho Estadual anuíram à proposta de maximizar as informações sobre viabilidade de projetos governamentais para a região metropolitana em linguagem popular, para facilitar o acesso aos cidadãos locais.
  • D O Projeto de Capacitação Continuada para valorização profissional recebeu a aprovação do setor de finanças. Depois de serem longamente debatidos. Pois gestores, técnicos e demais atores buscam garantir atendimento de qualidade na assistência social geral.
  • E As atas das últimas reuniões da Diretoria Geral, de que participaram os chefes de departamento, devem ser encaminhadas aos auditores, os certificando de que não houveram falhas nos respectivos registros, estando quite com a documentação solicitada.

Preencha as lacunas do texto a seguir, segundo as orientações do Manual de Redação da Presidência da República.

Em relação à estrutura do padrão ofício, ao se indicar o assunto, este deve conter uma ideia geral do que trata o documento, de forma __________. O texto em si apresentará a seguinte padronização: introdução, desenvolvimento e conclusão. Suponha que a introdução seja escrita da seguinte forma: “cópia do Ofício nº 001, de 01 de abril de 2023, da Coordenadoria Geral do Conselho de Políticas Públicas, que trata de ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos.”. O verbo que deve ser utilizado para iniciar a informação do motivo da comunicação feita no ofício é __________. No (a) __________, caso haja mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos __________, o que confere maior clareza à exposição.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:

  • A simplista / Ensejamos / introdução / díspares
  • B subsequente / Validamos / introdução / difusos
  • C suplementar / Obstamos / conclusão / diacrônicos
  • D sinóptica / Apensamos / desenvolvimento / diretos
  • E sucinta / Encaminhamos / desenvolvimento / distintos

Leia o texto.
    Senhora Senadora,     Os gabinetes do segundo andar serão dedetizados na próxima segunda-feira. Como _________________ foi ____________  previamente, os gabinetes do terceiro andar estarão disponíveis, e encaminhamos planilha para que escolha aquele que atender melhor às __________necessidades.
Em conformidade com o que preceitua o Manual de Redação da Presidência da República, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

  • A Sua Excelência … informada … vossas
  • B Sua Senhoria … informado … suas
  • C Vossa Senhoria … informado … vossas
  • D Vossa Excelência … informada … suas
  • E Vossa Excelência … informado … suas