Questões de Condicionamento Infantil (Odontologia)

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Em uma ação de educação em saúde bucal para crianças, o uso de recursos lúdicos, como jogos, músicas e personagens, tem como objetivo principal:

  • A Divertir as crianças, tornando a experiência agradável.
  • B Transmitir informações de forma simplificada e atrativa.
  • C Substituir a necessidade de explicações técnicas.
  • D Promover a competição entre as crianças.

Um menino com 5 anos de idade, Síndrome de Down, sem outras comorbidades, foi trazido pela mãe para atendimento odontológico. Durante a anamnese, a mãe relatou que a criança nunca tinha sido consultada por um cirurgião-dentista e mostrava medo do ambiente odontológico. Relatou, ainda, ter percebido algumas cavidades nos dentes posteriores do filho, sem que ele tivesse se queixado de dor estimulada ou espontânea. Além disso, a mãe descreveu a criança como muito introvertida, mas ponderou que a criança permitiria a realização dos procedimentos odontológicos, demonstrando autoridade e controle sobre o filho. A criança mostrou-se arredia ao diálogo com o profissional e direcionava o olhar para a mãe antes de responder a qualquer indagação.
Acerca da situação apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I- O profissional não deve utilizar a técnica falar-mostrar-fazer, pois crianças na trissomia não possuem cognitivo preservado para tal ação.
II- A criança precisa ser estimulada a falar, para que, assim, a ansiedade e o sofrimento diante de uma situação desconhecida sejam reduzidos e ela expresse o que está sentindo.
III- O comportamento da criança possibilita que o profissional realize o procedimento odontológico, sem necessidade de condicionamento.
IV- A técnica do reforço positivo pode ser utilizada, como modulação positiva de voz, expressão facial e elogio verbal, além de demonstração de afeto ou reforçadores não sociais.

É CORRETO apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C I, III e IV.
  • D II, III e IV.
  • E II e IV.

A atuação do profissional com a criança que nunca teve experiência com tratamento odontológico é decisiva, marcando-a para sempre. A princípio, todos os pacientes são especiais, uma vez que são dotados de características únicas e particulares.
Considerando a importância do atendimento à criança com necessidades especiais, avalie as afirmações a seguir.

I- Atualmente, observa-se uma geração de pacientes com baixos índices de cárie, graças aos métodos de educação e prevenção, como uso de flúor em creme dentais e pastilhas e abordagens de atendimento lúdicas.
II- O medo é um sentimento negativo e que, quando real, o dentista deve tentar substituir as memórias negativas por positivas e, quando imaginário, trazer para o concreto a imaginação, eliminando dúvidas que possam existir.
III- De acordo com o déficit cognitivo do paciente, deve-se individualizar as abordagens, apresentando lenta e gradativamente a realidade do consultório, em uma etapa física (ambiente e instrumentais) e outra lúdica (brincadeiras para conscientizar).

É CORRETO o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D II, apenas.
  • E I, II e III.

Julgue o item que se segue. 


Dentre as abordagens preventivas e clínicas em odontopediatria mais comuns, encontram-se as seguintes: reduzir a frequência de escovação dos dentes da criança; eliminar o uso de fio dental; estimular a criança a elevar o consumo de doces e carboidratos, especialmente antes de dormir; evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio; e estimular o uso prolongado de chupetas entre recém-nascidos.

  • Certo
  • Errado

As técnicas para a gestão comportamental são empregadas para estabelecer a confiança entre a criança e o odontopediatra para a diminuição do medo e da ansiedade frente ao tratamento odontológico.
Assinale a opção que indica a técnica não aversiva que pode ser aplicada em um paciente de potencialmente colaborador.

  • A Sedação inalatória.
  • B Controle de voz.
  • C Estabilização protetiva.
  • D Anestesia geral.
  • E Dizer-Mostrar-Fazer.