Questões de Conhecimentos Bancários (Marketing)

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Uma instituição financeira desenvolveu uma estratégia de marketing digital na qual privilegiou atrair e surpreender o público, ao ponto de as próprias pessoas espalharem a mensagem adiante, criando um “buzz” sobre o assunto de forma emocional, engraçada e envolvente. Nessa estratégia, os próprios usuários do banco foram usados como um canal de distribuição e compartilhamento dos conteúdos de maneira direta, simples e rápida, criando altos níveis de engajamento e repercussão.
A ação estratégica adotada por essa instituição financeira é denominada

  • A marketing nas mídias sociais
  • B marketing viral
  • C marketing de conteúdo
  • D e-mail marketing
  • E publicidade on-line

Em fevereiro de 2021, a mídia divulgou que o Banco do Brasil adotou um novo posicionamento de marca em campanha, sob o mote “Pra tudo que você imaginar”, para destacar o BB como um viabilizador de melhorias na vida das pessoas.
O objetivo de uma instituição ao definir seu posicionamento é

  • A projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo.
  • B facilitar a aquisição de serviços suplementares mediante oferta de uma opção de procedimentos mais adequados ao público-alvo.
  • C fixar preços com referência ao que os clientes estão dispostos a pagar pelo valor que acreditam que receberão.
  • D relacionar os preços com os benefícios que os clientes estão procurando ao utilizarem o serviço.
  • E comunicar de forma não pessoal, direta e de mão única, para educar e persuadir uma lista de clientes-alvo.

Em uma organização, estão exigindo que os vendedores troquem a tradicional venda de soluções pela venda de insights – estratégia que exige uma abordagem radicalmente distinta em várias áreas do processo de compra. Para realizar uma venda de insights, os vendedores têm 

  • A focado em um tipo de organização com uma visão clara, fechada, com necessidades já determinadas; em vez de em uma organização ágil, flexível, com necessidades emergentes.
  • B priorizado identificar que necessidade o cliente está buscando suprir, em vez de identificar a necessidade que o cliente ainda nem reconheceu que tem.
  • C direcionado o fluxo de informações da venda, orientando o cliente sobre como comprar, apoiando-o durante todo o processo, em vez de fazer perguntas para que o cliente possa conduzi-los durante o processo de compra. 
  • D iniciado a conversa com o cliente, sabatinando-o sobre suas necessidades e buscando um “gancho” para oferecer a melhor solução, em vez de apresentar ideias provocativas sobre o que o cliente deveria fazer.
  • E embasado sua prática na abertura do processo de venda com perguntas feitas e soluções para o cliente, em vez de gerar ideias inovadoras para atender os desejos cognitivos do cliente.

Na análise da flor de serviço de uma instituição bancária, é possível identificar muitos serviços suplementares facilitadores que permitem aos clientes usar o produto central com mais eficiência, além de serviços suplementares realçadores (de ampliação) que aumentam o valor do serviço central. Fazem parte dos serviços suplementares facilitadores os seguintes elementos:

  • A exceções, faturas, consultoria e salvaguarda
  • B hospitalidade, proteção, informações e pagamento
  • C consultoria, cobrança, hospitalidade e proteção
  • D informações, tomada de pedido, faturas e pagamento
  • E recebimento de pedido, consulta, cobrança e salvaguarda

Ao contrário de um bem físico, os serviços de um banco não podem ser vistos ou tocados pelos clientes.

Para superar essa dificuldade, no ato da venda, os escriturários devem 

  • A apresentar todos os argumentos disponíveis para dirimir possíveis dúvidas dos clientes.
  • B conduzir com segurança os clientes até a gerência para garantir sua privacidade.
  • C desobstruir todos os canais de vendas para agilizar o atendimento em dias movimentados.
  • D indicar o internet banking para aumentar a confiança nos investimentos adquiridos.
  • E reduzir em parte as taxas cobradas para superar a objeção ao valor dos serviços.