Questões de Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida (Educação Física)

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Um grupo de educadores físicos está realizando um estudo sobre os impactos da prática regular de esportes no comportamento e na personalidade dos atletas. Eles notaram que, além das mudanças fisiológicas, como aumento da capacidade cardiorrespiratória e força muscular, os atletas também demonstram melhorias em aspectos psicológicos como a autoconfiança e a resiliência. Quais fatores psicológicos estão diretamente associados à prática regular de esportes e contribuem para a motivação e o desenvolvimento de traços de personalidade resilientes?

  • A A prática esportiva regular aumenta a agressividade e o estresse competitivo, reduzindo a motivação.
  • B O esporte fortalece a capacidade de lidar com frustrações, mas não tem impacto na personalidade ou na motivação dos atletas.
  • C A prática esportiva regular contribui para a melhora da autoconfiança e promove a resiliência, fortalecendo a motivação.
  • D A prática esportiva leva ao aumento da emoção competitiva, sem influenciar a autoconfiança ou a resiliência.

Muitas crianças e jovens não atingem as recomendações de diferentes órgãos da área de saúde acerca da quantidade e da qualidade de exercícios a serem realizados rotineiramente.
Sobre essas recomendações, que visam ao desenvolvimento dos componentes da aptidão física, é correto afirmar que

  • A devido à imaturidade dos sistemas termorregulatórios, crianças e adolescentes, mesmo adequadamente hidratadas, devem evitar a realização de exercícios físicos em ambientes quentes e úmidos.
  • B crianças e adolescentes com sobrepeso ou fisicamente inativas devem realizar exercícios de intensidade moderada a vigorosa por, ao menos, 60 minutos por dia, por mais de três dias na semana, considerando-se as recomendações mínimas de treinamento para a saúde.
  • C crianças e adolescentes podem participar com segurança de programas de treinamento aeróbico, desde que recebam orientações e supervisão adequadas, mas não devem praticar musculação.
  • D crianças e adolescentes com doenças crônicas e desabilidades não devem realizar treinamento físico.
  • E exercícios que envolvem impacto e saltos, como correr, pular corda, jogar basquete ou voleibol, não devem ser realizados por crianças e adolescentes para preservar a saúde óssea.

No contexto da Educação Física escolar, o ensino deve abranger não apenas o desenvolvimento físico, mas também os aspectos culturais, sociais e emocionais relacionados à cultura corporal do movimento. Os professores de Educação Física precisam adotar metodologias que respeitem a diversidade dos alunos e promovam a inclusão. Qual das seguintes abordagens metodológicas na Educação Física escolar é mais adequada para promover a inclusão e o respeito à diversidade na prática de atividades físicas?

  • A Foco exclusivo no desempenho atlético e nos resultados em competições.
  • B Proposta de aulas que valorizem apenas os esportes de rendimento, como futebol e basquete.
  • C Aplicação de testes físicos padronizados para todos os alunos, sem adaptação às suas necessidades específicas.
  • D Uso de atividades lúdicas e práticas corporais que considerem a individualidade de cada aluno e promovam a cultura corporal do movimento.

A Educação Física escolar no Brasil é influenciada por diferentes tendências pedagógicas, cada uma com abordagens e objetivos distintos. Essas tendências refletem mudanças nas concepções de ensino e no papel da Educação Física no desenvolvimento integral dos alunos. Professores de Educação Física devem ser capazes de identificar essas correntes e adotar práticas que estejam alinhadas com o contexto pedagógico e social da escola. Analise as afirmativas abaixo sobre as tendências pedagógicas da Educação Física e determine se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(___) A tendência desenvolvimentista foca exclusivamente no desempenho esportivo, buscando formar atletas de alto rendimento.
(___) A tendência crítico-superadora visa à transformação social por meio da Educação Física, utilizando o movimento corporal para conscientizar os alunos sobre as desigualdades sociais.
(___) A tendência construtivista preza pela autonomia do aluno, propondo atividades que desenvolvam sua capacidade de resolver problemas motores, com foco no processo de aprendizagem.
(___) A tendência higienista, predominante nas primeiras décadas do século XX, associava a prática de exercícios físicos à prevenção de doenças e à promoção da saúde pública.

A sequência correta é:

  • A F-V-V-V.
  • B F-V-F-V.
  • C V-F-V-F.
  • D V-F-F-V.

Leia o texto a seguir.

A capacidade crítica e a autonomia do estudante a serem desenvolvidas pela Educação Física nos IFes vão além do mero “exercitar-se”, ou de fornecer “dicas” técnicas sobre como manter o corpo saudável, ou produtivo, ao gosto do mercado de trabalho, como se fôssemos exclusivamente profissionais da saúde e não docentes de EF.

SILVA, M; SILVA, L. O.; NETO, V. Possibilidades da Educação Física no Ensino Médio Técnico. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 325-336, jan./mar. de 2016, p. 333. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/54333/36620>. Acesso em: 16 fev. 2024.


Para sustentar um programa de ensino da educação física nos IFes, os autores do texto apresentado, postulam um conjunto de fundamentos necessários, dentre os quais se pode indicar

  • A a compreensão dos determinantes objetivos envolvidos na disputa por modelos de práticas e de condutas corporais, e as condições de trabalho docente.
  • B a elaboração crítica de programas de treinamento para saúde e o foco na aprendizagem, significativa a partir da realidade.
  • C a crítica a um modelo de educação técnica utilitarista, e o estímulo à dimensão subjetiva dos cuidados com a saúde e com o corpo.
  • D a cultura corporal de movimento como objeto de conhecimento, e sua dimensão propedêutica para o mundo do trabalho.
  • E a objetivação da saúde coletiva ampliada e a superação da racionalidade instrumental presente nas empresas.