Questões de Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida (Educação Física)

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As atividades físicas aeróbias provocam diversas alterações agudas no sistema imunológico, que podem influenciar a resposta imune, tanto de forma benéfica quanto prejudicial. Essa resposta depende da intensidade e duração do exercício. Considerando as adaptações imunológicas agudas associadas ao exercício aeróbio, é CORRETO afirmar que, durante e após o exercício de longa duração e exaustivo, ocorre um(a)

  • A resposta imediata de supressão de células imunológicas como neutrófilos, enquanto a produção de citocinas pró inflamatórias diminui rapidamente, o que reduz o risco de infecções.
  • B aumento na atividade de células natural killer (NK) e na concentração de citocinas anti-inflamatórias, o que resulta em uma melhora imediata da função imunológica após o exercício.
  • C diminuição transitória no número de linfócitos circulantes, o que pode comprometer temporariamente a função imunológica, aumentando o risco de infecções nas horas subsequentes ao exercício.
  • D aumento da circulação de basófilos, que garante uma proteção imune eficaz e contínua, prevenindo qualquer comprometimento da função imunológica pós-exercício.
  • E supressão imediata de células T e a diminuição dos níveis de anticorpos, sem qualquer resposta compensatória, o que leva a uma imunossupressão prolongada nas 24 horas seguintes ao exercício.

O modelo de desenvolvimento de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) descreve diferentes fases de desenvolvimento motor. Cada fase apresenta diferentes categorias em que se pode observar diferentes habilidades.
A partir desse conhecimento, um profissional de Educação Física planejou o desenvolvimento de habilidades locomotoras como correr, saltar e pular, visando melhorar a coordenação, a eficiência do movimento e a consciência espacial de crianças de 6 a 7 anos.
É CORRETO afirmar que esse profissional de Educação Física planejou o trabalho para crianças que estão na fase do movimento

  • A especializado.
  • B fundamental.
  • C proficiente.
  • D reflexo.
  • E rudimentar.

O ritmo desempenha um papel significativo no desenvolvimento humano, especialmente nas atividades corporais e artísticas, o que pode influenciar o aprendizado e a adesão ao exercício físico. Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:


I- O ritmo está presente em todas as atividades corporais, incluindo funções involuntárias, como a respiratória e digestiva, além de atividades cotidianas, como escrever e escovar os dentes.


II- As manifestações rítmicas e expressivas promovem um aprendizado mais afetivo e criativo, sendo fundamentais para a expressão individual e coletiva.


III- O ritmo e a música são considerados elementos que se inter-relacionam, contribuindo para a coordenação motora e o desenvolvimento humano.



Está CORRETO o que se afirma em  

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

De acordo com o modelo de desenvolvimento motor de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), na fase motora especializada, as habilidades motoras fundamentais são refinadas e aplicadas de maneira mais complexa em diferentes contextos, como esportes e atividades físicas organizadas.
Considerando a fase motora especializada e as suas características, qual das alternativas a seguir melhor exemplifica uma atividade adequada para o desenvolvimento de habilidades motoras nessa fase?

  • A Ensinar a criança a caminhar e correr livremente em um ambiente aberto, sem exigência de padrão, precisão ou coordenação.
  • B Propor jogos simples de arremesso de bola, com diferentes tipos de bola, sem a necessidade de focar em regras ou técnicas específicas.
  • C Focar exclusivamente em atividades lúdicas sem relação com esportes ou jogos organizados, priorizando o entretenimento sem exigência técnica.
  • D Introduzir atividades, como pular corda, realizar danças folclóricas e executar saltos triplos (pular-andar-saltar) do atletismo.
  • E Incentivar a repetição de movimentos simples, como saltar e pular, sem a necessidade de aplicá-los em contextos específicos de prática esportiva.

O treinamento de força gera um desafio ao funcionamento do sistema cardiovascular de forma aguda. Durante uma sessão de exercício desse tipo, de intensidade moderada a alta, várias adaptações fisiológicas ocorrem para atender às demandas do corpo.
Considerando as alterações agudas da pressão arterial durante esse tipo de atividade, como o organismo regula o fluxo sanguíneo e a pressão arterial de maneira eficiente?

  • A A pressão arterial sistólica e a diastólica aumentam de forma intermitente devido à compressão mecânica sobre os vasos periféricos que irrigam os músculos ativos.
  • B A pressão arterial sistólica aumenta proporcionalmente à intensidade do exercício para aumentar o fluxo sanguíneo, enquanto a diastólica se mantém estável ou diminui levemente devido à vasodilatação nos músculos ativos.
  • C O aumento da pressão arterial diastólica durante o exercício de força é a principal forma de garantir que o oxigênio chegue adequadamente aos tecidos.
  • D A pressão arterial sistólica aumenta significativamente para compensar o aumento da pressão arterial diastólica e equilibrar o fluxo sanguíneo durante a atividade.
  • E A pressão arterial sistólica e diastólica permanecem estáveis, pois o corpo evita variações significativas durante exercícios buscando a homeostase.