Questões de Conservação (Arquivologia)

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De acordo com as atividades desenvolvidas no arquivo de guarda permanente, relacione adequadamente os termos aos seus respectivos produtos.


1. Arranjo.


2. Referência.


3. Conservação.


4. Descrição e publicação.


( ) Política de acesso e uso dos documentos.


( ) Reunião e ordenação adequada dos documentos.


( ) Acesso aos documentos para consulta e divulgação do acervo.


( ) Medidas de proteção aos documentos e, consequentemente, do local de sua guarda, visando a impedir sua destruição.


A sequência está correta em

  • A 1, 3, 2, 4.
  • B 2, 1, 4, 3.
  • C 4, 2, 3, 1.
  • D 3, 1, 2, 4.

Por conservação, entendemos a manutenção de algo em boas condições físicas, a fim de que possa cumprir a função para a qual foi criado. Isso se consegue evitando a destruição desse objeto ou reparando-o, caso sofra danos que o impeçam ou ponham em risco o cumprimento da dita função.


(Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário. Conselho Nacional de Justiça. Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) – Brasília: CNJ, 2021. P/73.)


Em relação à conservação e preservação de documentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A fita adesiva ou crepe é a mais indicada para reparos em documentos.


( ) A ventilação natural ou artificial deve ser mantida de forma constante nos arquivos.


( ) A luz solar é menos prejudicial às fibras do papel e ajuda na preservação e esterilização dos depósitos.


( ) O mobiliário dos arquivos deve ficar encostado nas paredes para aumentar o espaço e a segurança nos depósitos de documentos.


A sequência está correta em

  • A F, V, F, V.
  • B V, V, F, F.
  • C F, V, F, F.
  • D F, F, V, V.

Durante o estado de calamidade pública decretado em vários municípios do estado do Rio Grande do Sul, em maio de 2024, o Arquivo Nacional, o Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul e o Departamento de Arquivo Geral da Universidade Federal de Santa Maria publicaram um conjunto de ações iniciais para a salvaguarda de arquivos após a ocorrência de desastre natural por inundação. Com base nessas orientações e demais orientações arquivísticas sobre preservação e conservação de acervos documentais, analise as assertivas abaixo:

I. Uma das primeiras iniciativas a ser tomada quando há um desastre causado por inundação é garantir condições mínimas de segurança para acesso das pessoas.
II. É imprescindível que seja desligada toda fonte de corrente elétrica do local atingido, a fim de evitar qualquer risco de choque elétrico.
III. Assim que haja condições mínimas de segurança, é imprescindível que o acervo dos espaços inundados possa ser removido, com a utilização de caixas-arquivo de papelão ou carrinhos para o transporte dos documentos.

Quais estão INCORRETAS? 

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e III.
  • E Apenas II e III.

Conhecer a natureza dos materiais componentes dos acervos de bibliotecas e arquivos e o comportamento dos mesmos diante dos fatores de degradação aos quais estão expostos é a única maneira de estabelecer critérios de combate aos elementos nocivos à conservação e impedir que os documentos se percam para sempre. Geralmente, é inviável para uma instituição a contratação de profissionais especializados na área, para desenvolver programas de conservação e restauração do acervo. Assim, o cuidado preventivo dos documentos – incluindo armazenamento adequado, higienização do ambiente e princípios básicos de intervenção – não constitui um alvo tão impossível de se alcançar.


(CASSARES, Norma Cianflone. Como Fazer Conservação Preventiva em Arquivos e Bibliotecas / Norma Cianflone Cassares e Cláudia Moi. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000. p.11.)


São princípios para conservação de arquivos, EXCETO:

  • A Preservação: é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.
  • B Digitalização: é o processo de captura das imagens, transformando documentos físicos em formato digital. A digitalização possibilita o acesso por meio digitais e permite a redução física dos arquivos com o processo de incineração de documentos históricos.
  • C Conservação: é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
  • D Restauração: é um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.

Em relação à conservação e à preservação de acervos arquivísticos, é correto afirmar que

  • A no que diz respeito à contrução do prédio para o arquivo, recomenda-se que 60% da área construída seja destinada ao depósito e, que da área restante, 15% seja destinada aos trabalhos técnicos e administrativos e 25% ao atendimento ao público, sem que a área destinada à documentação necessite ficar isolada das demais.
  • B quanto ao armazenamento, a utilização de estantes compactas deslizantes é recomendável devido à economia de espaço, à proteção dos documentos contra a luz e a poeira e ao aumento da circulação de ar, ainda que apresentem como desvantagem o peso sobre o piso, o qual requer estrutura especial.
  • C quanto à preservação, não se faz necessário documentar quais serão os acervos de grande importância a serem resgatados prioritariamente em casos de incêndios e inundações, basta que a equipe de funcionários da instituição esteja devidamente informada a respeito.
  • D o procedimento de encapsulação protege os documentos frágeis do manuseio não adequado, porém sua utiização, por ser de caráter irreversível, deve ser criteriosamente avaliada, pois se o documento for a própria fonte de contaminação, o fato de estar fechado em um microclima próprio pode acelerar o seu processo de degradação.
  • E o acondicionamento tem por objetivo a proteção dos documentos que não se encontram em boas condições ou, ainda, a proteção daqueles já recuperados. Por isso, o uso de invólucros de qualidade arquivística é indicado, visto que reduzem o impacto danificador dos ambientes e do manuseio inadequado.