Questões de Construção de Marca - Ferramentas de Construção de Marca (Publicidade e Propaganda)

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Empresas de mercado usualmente recorrem a um mapa estratégico para realizar, através de planejamento, um caminho seguro que demonstre a progressão tanto da missão quanto da visão dos negócios. Ao definir objetivos estratégicos, coloca-se a missão como aquilo que deverá ser realizado dia a dia, e a visão como a meta a ser atingida; a progressão nesse plano deve resultar em uma elevação do valor da marca ou do negócio.
Pode-se dizer que o valor da marca é mais importante do que o valor de algum produto em si, e, com base nesse raciocínio, constata-se que

  • A um produto com características de commodity limita o valor da marca.
  • B uma briga ou concorrência por preços no mercado aumenta o valor da marca.
  • C uma comunidade em torno da marca faz um negócio mais sustentável no curto prazo.
  • D o foco na venda dos produtos aumenta a vida da empresa no mercado.
  • E o aumento de vendas deve ser um propósito que agilize a valorização da marca.

O design gráfico fornece diferentes técnicas e conceitos para a construção de mensagens visuais eficientes, e a junção desse repertório com a criatividade do discurso publicitário permite a elaboração de momentos decisivos na relação das marcas com os consumidores. Tecnicamente, a repetição de códigos se faz importante em comunicações não pontuais ou únicas, quando a conversa entre marca e consumidor se desdobra no tempo, por mais de um “encontro”.
Para que uma campanha seja reconhecida, ela deve

  • A estabelecer um limite aos detalhes gráficos empregados.
  • B uniformizar os canais de mídia on-line ou off-line.
  • C unificar os formatos das peças de uma campanha.
  • D forçar o uso de cores de aspecto psicológico positivo.
  • E manter alguma unidade na construção dos anúncios.

Logotipo, um dos elementos que formam uma marca, é

  • A o valor que a marca tem para os seus públicos.
  • B a proteção legal de uma marca.
  • C a forma como se escreve ou a tipologia que se usa para escrever o nome da marca.
  • D a imagem ou a figura que representa sua marca.
  • E o ser que representa a sua marca.

Marcas identificam organizações por meio de um conjunto de características que fazem parte da empresa. Esse conjunto não apenas retrata pretensões de atuação, como também implica promessas ao público, sendo descrito por alguns autores como significados da marca.

Sobre as diferentes ocorrências de significado, verifica-se que

  • A os atributos definem organização e planejamento.
  • B os valores são definidos por meio de comportamentos regulares.
  • C os benefícios são traduções dos atributos de marca.
  • D a cultura é a representação das atitudes de venda.
  • E a personalidade é uma postura adquirida pelo conjunto de atributos.

Uma marca é formada por vários elementos tangíveis e intangíveis. Um deles é o brand equity, um conceito fundamental no marketing que se refere à percepção e ao valor de uma marca na mente dos consumidores.

Sendo assim, uma definição adequada ao conceito de brand equity é a seguinte:

  • A quantia de dinheiro que uma empresa investe em suas campanhas de marketing para promover uma nova marca no mercado.
  • B quantidade de produtos que uma empresa vende em um determinado período de tempo, representando sua força no mercado.
  • C margem de lucro que uma empresa obtém com seus produtos, considerando-se os custos de produção e distribuição.
  • D valor monetário que uma marca gera através das vendas de seus produtos, independentemente da percepção do público.
  • E valor intangível e diferenciado associado a uma marca, resultante da percepção, reconhecimento e lealdade dos consumidores.