Questões de Construção social da realidade (Jornalismo)

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O século XX foi marcado pela extensa difusão e popularização dos meios de comunicação de massa. Foi nessa época que o rádio e a televisão se tornaram veículos domésticos. E, nesse mesmo período, o mundo vivenciou momentos de terror pelo impacto das duas grandes guerras mundiais. Nesse cenário, a propaganda passou a ser empregada como importante instrumento ideológico para convencer o público da necessidade da guerra. Foram esses os aspectos contextuais que marcaram o início dos estudos da Mass Communication Research. Sobre a teoria hipodérmica, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A É conhecida como Teoria da Bala Mágica.
  • B É conhecida como Teoria da Agulha Hipodérmica.
  • C Supõe que nem todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta.
  • D Supõe que uma mensagem midiática enviada a um público de massa afeta igualmente todos os indivíduos.

No livro “Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news”, o autor Matthew D’ancona defende que o ano de 2016 marcou o início da chamada era da pós-verdade. Sobre o conceito de pós-verdade, é correto afirmar que

  • A leva os sujeitos a predisporem de determinada leitura dos fatos, compartilhando o que se distingue, rejeitando o que se assemelha, a partir de maiores reflexões críticas acerca do que ali é informado.
  • B o prefixo “pós”, refere-se a ‘tempo posterior’ não à importância ou à relevância do conceito “verdade”.
  • C quer dizer ‘algo que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência para definir a opinião pública do que o apelo à emoção ou crenças pessoais’.
  • D na era da pós-verdade, os fatos objetivos têm mais influência para definir a opinião pública do que qualquer outro fator, como as crenças pessoais, por exemplo.
“Uma visão otimista da expansão das tecnologias da informação é desenvolvida pelo filósofo francês Pierre Levy (1956). Para ele, a propagação das redes socias on-line pode transformar as relações culturais e políticas, gerando novos modos de exercício da cidadania e da democracia no que ele chama de cibercultura.” (SILVA et al. 2016)
Assinale a alternativa que demonstra a relação entre política e cultura no terreno da cibercultura.
  • A O aumento do comércio eletrônico durante a pandemia de Covid 19.
  • B A conscientização dos direitos da mulher promovidos pelos programas de televisão.
  • C A nova tendência de entretenimento com a criação de conteúdo superficial tendo em vista a conquista de novos seguidores e a monetização do material produzido.
  • D As manifestações populares contra o aumento da tarifa ocorridas em junho de 2013.
  • E O crescimento dos relacionamentos pessoais via aplicativos específicos para isso e pelas redes sociais mais gerais.

“As notícias devem ser encaradas como o resultado de um processo de interação social. As notícias são uma construção social onde a natureza da realidade é uma das condições, mas só uma, que ajuda a moldar as notícias.”
“Nas suas definições das notícias, os jornalistas também interagem silenciosamente com a sociedade, por via dos limites com que os valores sociais marcam as fronteiras entre normal e anormal, legítimo e ilegítimo, aceitável e desviante. As notícias têm uma estrutura profunda de valores que os jornalistas partilham, como membros da sociedade, com a sociedade. Como um todo. Como seus membros.”
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2005.
Analisando os trechos anteriores, é correto afirmar que a notícia

  • A propõe determinada visão da realidade a partir da seleção dos acontecimentos e de seus aspectos.
  • B é o resultado direto da análise comprometida, passiva e atenta do repórter sobre os eventos.
  • C refere-se a um processo unilateral e técnico, de modo a garantir a correta tradução do social.
  • D possui o papel de diluir as barreiras entre o que é importante para a sociedade e o que não é.

Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa CORRETA:
I. A narrativa jornalística, por mais que se pretenda isenta e imparcial, é também fortemente determinada por um fundo ético ou moral. Os jornalistas só destacam certos fatos da realidade como notícia porque esses fatos transgridem algum preceito ético ou moral, alguma lei, algum consenso cultural. A notícia representa sempre uma ruptura ou transgressão em relação a algum significado estável. Cabe ao analista identificar, interpretar e elucidar esse significado simbólico
II. A análise da narrativa jornalística deve observar particularmente o contrato cognitivo implícito entre jornalistas e audiência em seu contexto operacional. Esse contrato segue as máximas da objetividade, da co-construção da verdade dos fatos: o objetivo é co-construir a verdade, a “realidade objetiva”.
III. O discurso narrativo objetivo distingue-se pela presença (implícita ou explícita) do narrador, de um sujeito que narra. A narração como dispositivo argumentativo é evidente. O discurso subjetivo (a ficção) do jornalismo, ao contrário, define-se pelo distanciamento do narrador. Ele narra como se a verdade estivesse lá fora, nos objetos mesmos, independentemente da intervenção do narrador: dissimula sua fala como se ninguém estivesse por trás da narração.

  • A Somente as afirmações I e II são verdadeiras.
  • B Somente as afirmações I e III são verdadeiras.
  • C Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
  • D As afirmações I, II e III são verdadeiras.
  • E As afirmações I, II e III não são verdadeiras.