Questões de Convergência dos Meios (Jornalismo)

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Um fenômeno observado no telejornalismo é o aumento do uso de câmeras amadoras (como celulares, câmeras de segurança, câmeras portáteis etc.) nas reportagens veiculadas pelas emissoras. Sobre a especificidade do uso destas imagens pelo jornalismo televisivo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Em razão do apelo desse tipo de imagem, as emissoras televisivas costumam editar imagens feitas por cinegrafistas profissionais para que pareçam amadoras. ( ) A proliferação dessas imagens promove um empobrecimento da notícia, uma vez que fatos de pouca relevância acabam sendo transformados em notícia em razão da existência de uma imagem amadora impactante. ( ) As imagens amadoras tendem a ter um efeito de verdade no espectador mais forte que as imagens profissionais. ( ) Tais imagens costumam ser geradas por leigos e, por isso, tendem a ser apropriadas sob uma perspectiva de jornalismo participativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo
  • A V – F – F – V.
  • B F – F – V – F.
  • C V – F – F – F.
  • D F – V – V – V.
  • E V – V – F – F.

Sobre as relações entre divulgação científica e jornalismo científico, assinale a alternativa correta.

  • A Divulgação científica se opõe ao jornalismo científico porque a primeira só pode ser feita por cientistas e o segundo, apenas por jornalistas.
  • B Jornalismo científico é dirigido a um público influente e especializado, enquanto divulgação científica busca a popularização da ciência.
  • C Divulgação científica é dirigida a um público influente e especializado, enquanto jornalismo científico busca a popularização da ciência.
  • D O jornalismo científico é uma forma de divulgação científica mediada pelo discurso jornalístico. Pode ser realizado através de diferentes mídias, para um público diverso.
  • E Divulgação científica é feita exclusivamente através de livros e programas de televisão, enquanto o jornalismo científico só é feito por jornais, portais e produtos jornalísticos de televisão.

A comunicação organizacional, segundo Margarida Kunsch (2003), deve seguir uma filosofia da comunicação integrada, em que há a convergência das diversas áreas e a atuação sinérgica das diversas modalidades de comunicação (institucional, mercadológica, interna e administrativa). Assinale a alternativa que lista apenas instrumentos da comunicação institucional.

  • A Relações públicas; jornalismo empresarial; assessoria de imprensa; comunicação mercadológica; comunicação administrativa; publicidade institucional; marketing social.
  • B Comunicação multimídia; jornalismo empresarial; assessoria de imprensa; editoração multimídia; publicidade institucional; comunicação interna; marketing cultural.
  • C Relações públicas; jornalismo empresarial; assessoria de imprensa; editoração multimídia; publicidade institucional; marketing social; marketing cultural.
  • D Relações públicas; comunicação comunitária; marketing de conteúdo; editoração multimídia; publicidade institucional; marketing social; marketing cultural.
  • E Relações públicas; jornalismo empresarial; assessoria de imprensa; editoração multimídia; publicidade institucional; comunicação corporativa; merchandising.