Questões de Correio Eletrônico (Redação Oficial)

Limpar Busca

Reconhecendo-se que a utilização do e-mail é uma prática comum na Administração Pública de valor e oficialidade reconhecidos, de acordo com o manual de elaboração de correspondências e protocolos oficial, assinale a afirmativa correta.

  • A Não há variação quanto ao preenchimento de e-mail oficial em relação aos demais expedientes também oficiais.
  • B Torna-se necessário colocar o local e a data da mensagem para que o e-mail tenha características de documento oficial.
  • C Para que o e-mail tenha valor documental, faz-se necessário o uso de certificação digital que ateste a identidade do remetente.
  • D Apenas as saudações iniciais devem ser utilizadas, já que o fecho seria uma repetição da identificação do remetente que foi indicado no campo apropriado.
  • E Todo e-mail em que o assunto tratado possui um aspecto formal e implica em ações de considerável relevância para os interlocutores envolvidos é considerado uma correspondência oficial.

Analise as assertivas abaixo:

I. Via de regra, as comunicações administrativas devem ser formais; mas podem adotar um tom informal quando realizadas por meios eletrônicos (e-mail, por exemplo), exigindo-se a formalidade apenas em documentos impressos.

II. Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma.

III. O uso de pronomes de tratamento em comunicações oficiais tradicionalmente adota a segunda pessoa do plural.

IV. Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício.


Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, está correto o que se afirma em:

  • A I, II e III, apenas.
  • B I, II, III e IV.
  • C II, III e IV, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E III e IV, apenas.

A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A O campo “assunto” deve refletir claramente o conteúdo completo da mensagem para que não pareça, ao receptor, que se trata de mensagem não solicitada ou de lixo eletrônico.
  • B O campo “assunto” deve ser preenchido de forma a ocultar o conteúdo da mensagem, forçando o receptor a abrir a mensagem recebida para saber do que se trata.
  • C Os textos das mensagens eletrônicas devem ser redigidos com abreviações como “vc”, “pq”, usuais das conversas na internet, ou neologismos, como “naum”, “eh”, “aki”, conferindo modernidade e inovação às mensagens oficiais.
  • D Antes de escrever uma mensagem no corpo do correio eletrônico, é preciso avaliar se seria possível colocá-la como anexo, pois os anexos são sempre indispensáveis.
  • E O texto dos correios eletrônicos deve ser iniciado de forma direta no assunto da mensagem, dispensando-se a saudação.

A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública.


Assinale a alternativa correta sobre a utilização do e-mail.

  • A Não é possível questionamento sobre o valor documental do e-mail sem certificação digital ou com certificação digital fora da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, caso o seu destinatário o reconheça como válido, não cabendo a repetição do ato.
  • B Um e-mail não pode, em nenhuma circunstância, ser admitido com valor documental.
  • C Para que o e-mail tenha valor documental, é desnecessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente.
  • D Para que o e-mail possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
  • E Somente ao ente público é permitido, em quaisquer circunstâncias, impor a aceitação de documento eletrônico que não atenda aos parâmetros da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.

Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Em relação a esse gênero, qual a recomendação do Manual de Redação da Presidência da República a ser observada por todo servidor público federal?

  • A Se necessário, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não esteja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento.
  • B Embora estejam disponíveis digitalmente, ícones e emoticons não devem ser utilizados, com exceção de imagens no corpo do e-mail, como das Armas da República Federativa do Brasil e de logotipos do ente público.
  • C Apesar da imensa lista de fontes disponíveis nos computadores, mantém-se a recomendação de tipo de fonte, tamanho e cor dos documentos oficiais: Arial ou Times New Roman, tamanho 12, cor preta.
  • D Ainda que relativamente sobrecarreguem o tamanho da mensagem eletrônica, fundo ou papéis de parede eletrônicos podem ser utilizados, pois são apropriados para mensagens profissionais.