Questões de Correspondência (Carta) Comercial (Secretariado)

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Beltrão e Beltrão (2011) definem que o CEP (Código de Endereçamento Postal) é identificado no envelope através de oito dígitos, ou casas, que o compõem. Devem ser colocados no lugar indicado no envelope, quando a correspondência for manuscrita, ou ocupar a última linha do endereçamento na carta. Nesse sentido, assinale a forma correta de digitar o CEP em uma sobrecarta endereçada à Prefeitura Municipal de Criciúma, Rua Domênico Sônego, 542, Santa Barbara, Criciúma.

  • A 88803-000 CEP CRICIÚMA (SC).
  • B CEP 88803-000 CRICIÚMA (SC).
  • C CRICIÚMA (SC) 88803-000.
  • D 88803-000 CRICIÚMA (SC).
  • E 88.803-000 CRICIÚMA (SC).

Ao receber uma correspondência com uma marcação inscrita “pessoal”, deve-se

  • A arquivá-la até que a pessoa interessada procure o documento.
  • B abri-la para avaliar o grau de confidencialidade, registrá-la e encaminhá-la.
  • C abri-la e, como qualquer outro tipo de correspondência, registrá-la e encaminhá-la.
  • D entregá-la diretamente ao destinatário, evitando sua violação durante a tramitação.

A classificação de correspondência refere-se ao processo de organização sistemática de documentos ou comunicações escritas, as quais podem ser categorizadas segundo

  • A distribuição, destinatário, velocidade e sigilo da correspondência.
  • B origem, temporalidade, assunto e sigilo da correspondência.
  • C instituição, destinatário, assunto e tramitação da correspondência.
  • D canal, finalidade, responsabilidade departamental e sigilo da correspondência.
A correspondência comercial é um meio de comunicação formal e escrito, utilizado por empresas. Considerando a elaboração e emissão da carta comercial, pode-se afirmar como INCORRETO:
  • A A correspondência comercial deve ser pautada em princípios de clareza e objetividade.
  • B É muito importante que haja uma nova leitura após a elaboração, pois um possível equívoco pode gerar desentendimento entre as partes e possíveis prejuízos de ordem financeira.
  • C Ao escrever uma correspondência comercial é preciso ter sempre em mente que esse tipo de documento deve ser breve, assim, evita-se rodeios e inversões, mesmo benfeitos, que tanto efeito causam em texto poético, devem ser abolidos.
  • D A correspondência comercial deve ser desorganizada, com linguagem correta e pessoal, em papel com timbre da empresa e com todos os dados necessários.
  • E Não se pode ignorar a formalidade que esse tipo de correspondência requer, mas deve-se evitar a rigidez exagerada, os clichês, a redundância e os termos arcaicos que ainda são utilizados.
Na correspondência comercial, a comunicação se concretiza quando o emitente ajusta a linguagem de sua correspondência à do destinatário. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos fatores que ocasionam as variações extralinguísticas.
  • A Fatores sociológicos: variações originadas por idade, sexo, profissão, nível de estudo, classe social, raça.
  • B Fatores geográficos: lugar em que o diálogo ocorre, relações que unem os interlocutores.
  • C Fatores contextuais: indivíduos de diferentes regiões tendem a apresentar diversidade no uso da língua.
  • D Fatores geográficos: envolvem assunto e tipo de interlocutor.
  • E Fatores sociológicos: compreendem variações regionais.