“A injeção de erotismo na representação de uma mercadoria não erótica (as publicidades que juntam uma atraente imagem feminina a uma geladeira, uma máquina de lavar ou uma soda) tem por função não apenas (ou tanto) provocar diretamente o consumo masculino, mas de estetizar, aos olhos das mulheres, a mercadoria de que elas se apropriarão; ela põe em jogo junto ao eventual cliente a magia da identificação sedutora; a mercadoria faz o papel de mulher desejável, para ser desejada pelas mulheres, apelando para seu desejo em serem desejadas pelos homens.” (MORIN, 2007, p. 121)
A partir da reflexão acima, a afirmação correta a respeito da estetização das marcas é:
- A A estetização passa a ser um valor, desde que não signifique simplismo ou minimalismo, mas que proponha o essencial ou simplifique, selecionando o melhor para o consumidor. A bandeira parisiense de restaurantes Cojean (www.cojean.fr) é um bom exemplo de simplicidade perceptível nos diversos itens que chamam a atenção nos restaurantes: o espaço, a decoração, a oferta, a forma de exposição dos produtos.
- B A estetização permite estabelecer contato com uma clientela exigente, que deseja encontrar nos espaços comerciais uma atmosfera de bom gosto e uma estimulação sensorial agradável. A Illy Gallery, em Nova York, ou a Nissan Gallery, em Tóquio (www.nissan.co.jp), se inserem nesse quadro. No entanto, é preciso ressaltar que a estetização dos espaços comerciais não se limita aos lugares de prestígio e às marcas de luxo, como prova a novíssima loja Apple, de Manhattan.
- C A estetização permite que a marca Exki (www.exki.be), cuja primeira franquia acaba de ser aberta em Paris, construa seu espaço comercial e seu projeto de marca a partir de um compromisso, ao mesmo tempo, com a qualidade dos produtos e com a gestão de recursos humanos. Todos os produtos são frescos e provenientes da agricultura biológica. O que não é vendido no dia é encaminhado a associações de caridade. A política de emprego prevê um espaço significativo para pessoas com algum tipo de deficiência.
- D A estetização permite destaque para lojas como a Esprit Équo (espritequo.com), em Roma, que adota um procedimento que associa estética e comprometimento, para propor uma vasta escolha de produtos (essencialmente voltados à alimentação e à decoração), cuja origem e ligação com a rede de comércio sustentável é atestada.
- E A estetização é uma arma poderosa num ambiente de consumo entorpecido e diante de clientes entediados. Eles respondem favoravelmente às marcas que ainda conseguem surpreendê-los e diverti-los. A marca Camper abriu, em Barcelona, um Camper Food Ball (www.camper.com), espaço carregado de humor e de irreverência, dedicado à glória do balão (redondo), onde tudo – produtos, decoração, cardápios – é... redondo!