Questões de Criação e Direção de Arte (Comunicação Social)

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“A injeção de erotismo na representação de uma mercadoria não erótica (as publicidades que juntam uma atraente imagem feminina a uma geladeira, uma máquina de lavar ou uma soda) tem por função não apenas (ou tanto) provocar diretamente o consumo masculino, mas de estetizar, aos olhos das mulheres, a mercadoria de que elas se apropriarão; ela põe em jogo junto ao eventual cliente a magia da identificação sedutora; a mercadoria faz o papel de mulher desejável, para ser desejada pelas mulheres, apelando para seu desejo em serem desejadas pelos homens.” (MORIN, 2007, p. 121)
A partir da reflexão acima, a afirmação correta a respeito da estetização das marcas é: 

  • A A estetização passa a ser um valor, desde que não signifique simplismo ou minimalismo, mas que proponha o essencial ou simplifique, selecionando o melhor para o consumidor. A bandeira parisiense de restaurantes Cojean (www.cojean.fr) é um bom exemplo de simplicidade perceptível nos diversos itens que chamam a atenção nos restaurantes: o espaço, a decoração, a oferta, a forma de exposição dos produtos.
  • B A estetização permite estabelecer contato com uma clientela exigente, que deseja encontrar nos espaços comerciais uma atmosfera de bom gosto e uma estimulação sensorial agradável. A Illy Gallery, em Nova York, ou a Nissan Gallery, em Tóquio (www.nissan.co.jp), se inserem nesse quadro. No entanto, é preciso ressaltar que a estetização dos espaços comerciais não se limita aos lugares de prestígio e às marcas de luxo, como prova a novíssima loja Apple, de Manhattan.
  • C A estetização permite que a marca Exki (www.exki.be), cuja primeira franquia acaba de ser aberta em Paris, construa seu espaço comercial e seu projeto de marca a partir de um compromisso, ao mesmo tempo, com a qualidade dos produtos e com a gestão de recursos humanos. Todos os produtos são frescos e provenientes da agricultura biológica. O que não é vendido no dia é encaminhado a associações de caridade. A política de emprego prevê um espaço significativo para pessoas com algum tipo de deficiência.
  • D A estetização permite destaque para lojas como a Esprit Équo (espritequo.com), em Roma, que adota um procedimento que associa estética e comprometimento, para propor uma vasta escolha de produtos (essencialmente voltados à alimentação e à decoração), cuja origem e ligação com a rede de comércio sustentável é atestada.
  • E A estetização é uma arma poderosa num ambiente de consumo entorpecido e diante de clientes entediados. Eles respondem favoravelmente às marcas que ainda conseguem surpreendê-los e diverti-los. A marca Camper abriu, em Barcelona, um Camper Food Ball (www.camper.com), espaço carregado de humor e de irreverência, dedicado à glória do balão (redondo), onde tudo – produtos, decoração, cardápios – é... redondo!

A escolha tipográfica correta para uma propaganda diz muito a respeito da comunicação que será realizada.
Sobre tipografia, informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma a seguir.

( ) A escola Bauhaus, com um estilo funcional, influenciou composições tipográficas simétricas com utilização de serifas e hastes uniformes.

( ) A família tipográfica romana proporciona uma boa legibilidade, facilitando o processo de leitura e absorção, devido às suas hastes possuírem um bom contraste.

( ) Desenvolvida pelos italianos no século XVI, a tipografia cursiva possui uma estética mais elaborada, com adornos e liberdade de traços, fato que influencia positivamente a leitura, por causa da proximidade com a escrita manual. 

( ) No final do século XIX, nasceu o estilo Liberty, considerado uma nova leitura do gótico, por causa da ornamentação de elementos naturais como, por exemplo: plantas e flores.

( ) No final do século XIX, surgiu a tipografia elementar, inspirada no cubismo; apresentava uma proposta revolucionária, antiestética, desligada dos parâmetros tradicionais, o que proporcionou à publicidade novas soluções visuais.

De acordo com as afirmações, a sequência correta e:́ 

  • A V, V, F, V, V.
  • B F, V, F, V, V.
  • C V, V, V, F, F.
  • D V, F, V, F, F.
  • E F, V, V, F, F.

O filme Carrousel foi uma campanha inovadora. Um hotsite hipermidiático foi criado e nele o visitante podia realizar diversas interações. O entretenimento foi proposto pela exibição do filme, de clara referência ao cinema, em especial a produções como Matrix e Batman: O cavaleiro das trevas, o que induz o visitante do hotsite a se envolver por interesse em sorver o conteúdo, destituído das ressalvas que, por vezes, o acometem quando se depara com peças publicitárias tradicionais. Podemos supor a existência de uma comunicação multidirecional, que envolve mediações entre emissor e receptor, receptor e emissor e entre receptores. O efeito viral se configura por conta da disseminação do conteúdo – ou do desejo de compartilhar a experiência entretível –, facilitado pelo direcionamento às comunidades virtuais, linkadas no próprio hotsite.
COVALESKI, R. Cinema e Publicidade: intertextos e hibridismos. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2015 (adaptado).
A partir do texto apresentado e considerando as práticas publicitárias, das quais o caso comentado é um exemplo, avalie as afirmações a seguir.
I. A comunicação em meio digital estabeleceu novas condições para a produção audiovisual na publicidade, contribuindo para a superação de formatos convencionais que dominavam no setor televisivo, como o comercial de 30 segundos.
II. A hibridização das linguagens comunicacionais na era digital produziu um isolamento das matrizes externas que fornecem repertório para os publicitários, a exemplo do cinema, que agora é apropriado por meio de referências intertextuais.
III. O atual contexto de conectividade dificulta ações publicitárias voltadas para a viralização de conteúdo, uma vez que a participação e o engajamento dos consumidores fogem ao controle dos emissores e não podem ser previstos.
IV. As interações características da publicidade em meio digital demonstram o esgotamento de modelos clássicos das teorias da comunicação, em que emissores e receptores eram entendidos como posições estanques de um processo de comunicação unidirecional.

É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D I, III e IV.
  • E II, III e IV.

A mídia externa, como o próprio nome indica, é a propaganda veiculada em ambientes externos. Seu principal objetivo é transmitir informações ao público quando ele está realizando alguma atividade na rua. Assinale a alternativa que apresenta o nome das publicidades gigantescas em fachadas de edifícios.

  • A backlight
  • B frontlight
  • C busdoor
  • D painéis interativos
  • E empena

Para se avaliar o poder de um órgão de imprensa, como veículos publicitários, é necessário saber a quantidade de exemplares impressos de cada número do jornal ou da revista. Assinale a alternativa que apresenta o nome dado a essa quantidade

  • A circulação
  • B cobertura
  • C tiragem
  • D audiência
  • E audiência domiciliar