Questões de Critérios de Seleção e Organização dos Conteúdos da Educação Física (Educação Física)

Limpar Busca

No contexto da Educação Física escolar, o ensino deve abranger não apenas o desenvolvimento físico, mas também os aspectos culturais, sociais e emocionais relacionados à cultura corporal do movimento. Os professores de Educação Física precisam adotar metodologias que respeitem a diversidade dos alunos e promovam a inclusão. Qual das seguintes abordagens metodológicas na Educação Física escolar é mais adequada para promover a inclusão e o respeito à diversidade na prática de atividades físicas?

  • A Foco exclusivo no desempenho atlético e nos resultados em competições.
  • B Proposta de aulas que valorizem apenas os esportes de rendimento, como futebol e basquete.
  • C Aplicação de testes físicos padronizados para todos os alunos, sem adaptação às suas necessidades específicas.
  • D Uso de atividades lúdicas e práticas corporais que considerem a individualidade de cada aluno e promovam a cultura corporal do movimento.

Dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a unidade temática Lutas focaliza as disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário.
Em relação às habilidades a serem desenvolvidas ao longo dos anos escolares, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Nos 1º e 2º anos não existe conteúdo de lutas para os alunos.
( ) Do 3º ao 5º ano os alunos devem utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil.
( ) Nos 6º e 7º anos os alunos devem experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.
( ) Nos 8º e 9º anos os alunos devem experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F – V.
  • B F – V – V – F.
  • C V – F – F – V.
  • D V – F – V – F.
  • E V – V – V – V.

O seguinte fragmento de texto foi retirado da coluna “Viva Bem” do site UOL e trata de uma estratégia de treinamento físico específica:

Chamamos de treinamento concorrente quando há combinação de exercícios de força (musculação) e aeróbicos (corrida, ciclismo, remo) em uma mesma sessão de treino [...] O estímulo (características do treino realizado) determina a especificidade das adaptações que ocorrem pós-sessão de treino: Treinamento aeróbico: provoca uma variedade de adaptações morfológicas, incluindo biogênese mitocondrial, transformação do tipo de fibra, mudanças no metabolismo energético[…] Treinamento resistido: estimula a síntese de proteínas miofibrilares e hipertrofia muscular, adaptações neuromusculares, além do aumento da densidade mineral óssea.

(Fonte: https://paolamachado.blogosfera.uol.com.br/2020/01/15/tem-problemafazer-aerobico-e-musculacao-no-mesmo-treino/?cmpid=copiaecola. Acesso em: 01/09/2024).


Em uma escola, com materiais disponíveis, o professor de Educação Física opta por prescrever a seus alunos programas de exercícios se valendo das estratégias do treinamento concorrente.

Nesse contexto, avalie as afirmativas a seguir:

I. O treinamento concorrente pode ser mais eficaz do que o treinamento aeróbico isolado no controle do peso corporal, da porcentagem de gordura corporal e na redução dos riscos de doenças metabólicas em adolescentes.

II. É possível que a ordem da realização dos exercícios aeróbicos e de força dentro do treinamento concorrente afete os resultados de desempenho esportivo de adolescentes e jovens.

III. Realizar o treinamento de força antes do treinamento aeróbico no treinamento concorrente parece ser benéfico para a melhoria de força de membros inferiores, enquanto a melhoria do condicionamento aeróbico tende a não ser afetada pela ordem do treinamento.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) destacam as principais competências e habilidades a serem desenvolvidas pela Educação Física com os alunos do Ensino Médio.
Entre elas pode ser citada a seguinte:

  • A reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
  • B compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
  • C identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.
  • D interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.
  • E compreender o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como recursos para a melhoria de suas aptidões físicas.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a escola deve tratar cuidadosamente de questões com as quais os alunos se confrontam em seu dia a dia: os temas transversais.

Seguindo essa orientação uma professora de Educação Física explora, em sua aula, associações entre o esporte e a qualidade de vida de seus praticantes. Em dado momento, ela levanta discussões sobre a utilização do doping no meio esportivo e sobre a incidência de lesões em atletas de alto rendimento.

O tema transversal, proposto nos PCN para a discussão na escola, que a professora abordou foi

  • A informação e atitude.
  • B legalidade e saúde.
  • C ética e qualidade de vida.
  • D ética e saúde.
  • E legalidade e qualidade de vida.