Questões de Critérios de Seleção e Organização dos Conteúdos da Educação Física (Educação Física)

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Os diferentes significados atribuídos às artes marciais e às lutas têm possibilitado a sua circulação e a apropriação por várias esferas da sociedade. Atualmente, essas práticas são consideradas atividades de lazer, defesa pessoal, prática esportiva, entre outras. No contexto acadêmico, especialmente na Educação Física, são entendidas tanto como uma atividade milenar, atrelada a orientações filosóficas e religiosas, quanto como práticas apropriadas a diferentes ambientes. Com base nas informações apresentadas, analise as assertivas a seguir:

I- As artes marciais e as lutas devem ser reconhecidas como práticas que vão além da atividade física, englobando aspectos culturais, sociais e filosóficos.
II- Os estudos sugerem que essas práticas podem ser nomeadas como artes marciais, lutas e modalidades esportivas de combate.
III- A variedade de significados das artes marciais e lutas evidencia a necessidade de uma reflexão crítica sobre essas práticas, evitando definições rígidas e unidimensionais.

Está CORRETO o que se afirma em

  • A I e III, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Os espaços competitivos (EC) são definidos por regras que orientam as movimentações dos atletas, permitindo que eles troquem posições em busca do objetivo de marcar pontos, seja fazendo a bola entrar no gol, na cesta, seja tocando o solo. Os movimentos que os atletas realizam são frutos de uma interação entre o sistema nervoso e o sistema muscular. Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I- As movimentações nos EC independem da coordenação entre os sistemas nervoso e muscular.
II- Os EC são caracterizados por regras que orientam as ações dos atletas.
III- O principal objetivo dos EC é fazer a bola alcançar o gol, a cesta ou o solo.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E II, apenas.

As atividades rítmicas são importantes formas de expressão corporal que envolvem comunicação e expressão por meio de sons e gestos. Sobre essa temática, leia as afirmativas a seguir:

I- As atividades rítmicas incluem danças, músicas e brincadeiras cantadas, contribuindo para a comunicação não verbal.
II- As atividades rítmicas não têm relação com a formação de códigos corporais, pois são apenas formas de entretenimento.
III- A atividade rítmica é uma forma de expressão corporal que pode ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais e motoras.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E II, apenas.

De acordo com o modelo de desenvolvimento motor de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), na fase motora especializada, as habilidades motoras fundamentais são refinadas e aplicadas de maneira mais complexa em diferentes contextos, como esportes e atividades físicas organizadas. Considerando a fase motora especializada e as suas características, qual das alternativas a seguir melhor exemplifica uma atividade adequada para o desenvolvimento de habilidades motoras nessa fase?

  • A Ensinar a criança a caminhar e correr livremente em um ambiente aberto, sem exigência de padrão, precisão ou coordenação.
  • B Propor jogos simples de arremesso de bola, com diferentes tipos de bola, sem a necessidade de focar em regras ou técnicas específicas.
  • C Focar exclusivamente em atividades lúdicas sem relação com esportes ou jogos organizados, priorizando o entretenimento sem exigência técnica.
  • D Introduzir atividades, como pular corda, realizar danças folclóricas e executar saltos triplos (pular-andar-saltar) do atletismo.
  • E Incentivar a repetição de movimentos simples, como saltar e pular, sem a necessidade de aplicá-los em contextos específicos de prática esportiva.

O jogo é visto como uma produção histórico-cultural fundamental para o desenvolvimento físico, intelectual e psíquico da criança, enquanto a brincadeira é muitas vezes tratada como uma atividade espontânea e livre de regras rígidas. Avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O jogo é uma atividade fundamental no desenvolvimento psíquico da criança, pois, além de promover a interação social, permite que as regras e as normas sejam constantemente recriadas pelos grupos, refletindo o contexto cultural e histórico em que está inserido.

PORQUE

II. O jogo é utilizado de forma espontânea e naturalizada no ambiente escolar, sendo, muitas vezes, tratado como uma ferramenta auxiliar que visa à fixação de conteúdos e à facilitação de interações sociais específicas, sem a devida organização ou sistematização pedagógica.

A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.

  • A I e II são verdadeiras, mas II não é justificativa da I.
  • B I e II são verdadeiras, e II é justificativa da I.
  • C I é verdadeira, e II é falsa.
  • D I é falsa, e II é verdadeira.
  • E I e II são falsas.